domingo, 2 de agosto de 2020

A Vacina da Rússia


Segundo agências de notícias russas, o país poderá ser o primeiro a iniciar uma campanha de imunização da população. Ainda há poucas informações divulgadas sobre a vacina e sua eficácia. O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, declarou que o Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei terminou os testes clínicos e está se preparando para começar a campanha de vacinação em outubro

Organizações científicas internacionais criticam a rapidez com que a Rússia está anunciando resultados. Há o temor de que influências políticas estejam sendo colocadas à frente da saúde da população, ponderou o jornal norte-americano "The New York Times". Na Rússia, a notícia foi anunciada como vitória política. O chefe do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev, associou o desenvolvimento da vacina, que usa adenovírus como base, ao lançamento do Sputinik 1 pela União Soviética, que foi o primeiro satélite a ser colocado em órbita, em 1957, e surpreendeu o mundo que subestimava as capacidades dos russos e esse acontecimento da ciência russa, além de marco histórico, iniciou a corrida espacial.

Para os críticos da vacina é bom lembrar as palavras de um russólogo citado por Fernando Morais: “A Rússia herdou da União Soviética o maior centro de pesquisas de guerra biológica do mundo, o Instituto Vector. Eles temiam ataques biológicos desde os anos 1920, ao final da Revolução, e começaram a pesquisar antídotos. No tempo da Guerra Fria isso cresceu, perdeu um pouco a importância depois do fim da URSS, mas a Rússia não descartou suas pesquisas e cepas biológicas. Eles têm culturas preservadas até de doenças erradicadas. Ao chegar ao poder, Putin voltou a investir no centro de pesquisas Vector, que hoje é o maior do mundo. Se há um lugar capaz de descobrir uma vacina rapidamente, é lá, pois esta é a função dos cientistas especializados que trabalham no Instituto Vector. Como se trata de uma instalação militar, dificilmente irão divulgar dados da pesquisa, mas pela experiência deles, jogo minhas fichas lá.”