domingo, 27 de março de 2022

As corujas do massaguaçu.

 
Aqui quase em frente onde moro, tem uma praia linda que é massaguaçu onde
costumo fazer caminhadas. No pequenino e estrito trecho de natureza que sobrou entre a via e a praia, as “Corujas Buraqueiras” resistem em suas tocas a beira mar. O poder público que na época do regime militar nunca pensou em natureza durante a construção da rodovia, nos últimos anos resolveu fazer um isolamentozinho pífio com uma cerquinha de 4 m2 em volta de suas tocas e com uma placa “Toca das Corujas - Respeite!” para evitar aproximação e que claro, é melhor do que nada e nunca vi em muitos anos ninguém se aproximando demais do lugar delas e muito menos violando o cercado das simpática corujas diurnas.


Bem eu estava caminhando agora e quando escutei o grito delas quando se sentem ameaçadas, olhei e vi num desses refúgios delas, três mulheres aparentando 45 anos, no cercadinho/santuário das corujas e ainda por cima com os braços esticados querendo fotografar as bichinhas há uns 70cm de distância e as corujinhas estressadas, piando e gritando aquela advertência típica e desesperada delas, e as três fotografando, rindo e comentando; Aí que lindas, que fofas...!!!  Como se fossem seu animal doméstico.

Tive um impulso de intervir, mas desisti ao lembrar que essas pessoas sem noção, são as mesmas que batem continência para a caixa de cloroquina, acreditam na mamadeira de piroca e outras sandices e que ficam agressivas quando confrontadas em sua imensa ignorância...

E pensar que essas pessoas tem título de leitor...