sábado, 30 de agosto de 2008

A Radiografia da Cana

Para aqueles que como eu deixaram passar o excelente trabalho sobre a atividade sucroalcooleira, mostrando entre outras coisas a cruel realidade dos trabalhadores nos canaviais, eu anotei aqui.
Publicada na folha dias atrás, dá uma boa visão do que se passa com essa atividade tão falada atualmente

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Navios militares americanos se aproximam da Geórgia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush condenou hoje, a "decisão irresponsável" da Rússia de reconhecer e encorajar a independência das regiões separatistas da Geórgia e pediu que Moscou reavalie essa decisão
Atualmente, já há dois navios americanos na região a pedido do governo da Geórgia distribuindo ajuda humanitária aos georgianos que ficaram desabrigados pela guerra na Ossétia do Sul.
Mas a presença de militares americanos dentro de território naval da Geórgia é um sinal para os russos de que os Estados Unidos apoiarão seus aliados com mais do que palavras.
O Financial Times de hoje em excelente artigo,
evidencia que a Rússia endureceu o jogo. Embora o porta voz da casa Branca tenha dito que não há chance dos USA se envolverem no conflito, nunca se sabe.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Egito volta atrás na polêmica dos transplantes

Através de comunicado publicado no site do sindicato de médicos egípcio, doações de órgão e distribuição entre doentes serão feitas, a partir de agora, "independentemente de tendências religiosas ou de níveis sociais". Na declaração, o sindicato classifica as acusações de aprofundar tensões sectárias no Egito como algo "sem fundamento”
A decisão anterior que proibia médicos de realizar transplantes entre cristãos e muçulmanos fica então anulada após muito barulho.

domingo, 24 de agosto de 2008

Eleição Municipal de São Paulo



A candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, atinge 41% das intenções de voto, e abre uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Geraldo Alckmin, do PSDB, que obtém 24% das preferências, a 44 dias do primeiro turno da eleição.
Segundo a pesquisa do Datafolha publicada na edição deste domingo, no segundo turno, Marta teria 49% das intenções de voto contra 44% de Alckmin, se as eleições fossem hoje. Na pesquisa anterior, de 23 e 24 de julho, Alckmin tinha 51%. Marta, 43%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ainda segundo o Datafolha, Marta herdaria 20% dos eleitores do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Alckmin, 73%.
Num segundo turno, Marta derrotaria Kassab por 55% a 35%. Alckmin venceria Kassab por 57% a 28%.
O índice de rejeição a Marta oscilou negativamente desde julho, passando de 34% para 31%. Essa taxa chega a 64% entre os eleitores com renda mensal superior a dez mínimos.
A rejeição a Marta é quase o dobro da de Alckmin: 18%. Kassab enfrenta 32% de rejeição. Já o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) amarga um índice de rejeição de 61%, cinco pontos a mais do que na pesquisa anterior.