sexta-feira, 17 de abril de 2009

A bolha da soja transgênica

Do site Notícias Agrícolas

Pela primeira vez desde 1996, cai a área plantada com soja transgênica nos EUA, com mais agricultores decidindo plantar soja não transgênica. O cultivo da soja modificada atingiu seu ápice em 2008, alcançando 92% da produção do país
Representantes de associações de produtores de soja, universidades e compradores de grãos relatam que a demanda por sementes de soja convencional está aumentando ...(continua)

Comentário: O Herculano sempre me disse que enquanto a transgenia for sinônimo de “sistema Roundup Ready” não teria muito futuro e que a bolha cedo ou tarde estouraria em parte pela ganância da Monsanto. Quem viver verá! Além disso no caso do brasil temos o alento das variedades constantemente modificadas e melhoradas pela Embrapa voltadas ás especificidades da nossa biodiversidade.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eleições 2010

Maria Inês Nassif com a argúcia de sempre decifra um possível cenário com a candidatura de Ciro Gomes que ao invés de enfraquecer, poderia ajudar Dilma conforme aconteceu em 2002,
quando juntamente com Lula, Ciro concorreu contra serra.


Do Valor Econômico
A hipótese de dois candidatos
Por Maria Inês Nassif

O argumento do PSB para bancar a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2010, de que ela reforçaria, mais do que enfraqueceria, a candidata de Lula e do PT, Dilma Rousseff, é apenas uma aposta, ou um palpite, mas não é despropositado. O partido cita o que aconteceu nas eleições de 2006 em Pernambuco, quando dois candidatos oposicionistas ao governo, Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT), disputaram contra o governista Mendonça Filho (DEM), apoiado pelo popularíssimo governador que deixava o cargo, Jarbas Vasconcelos (PMDB), e fazia dobradinha com ele como candidato ao Senado. Se tivesse apenas um oponente na disputa, Mendonça Filho ganharia no primeiro turno. A soma dos votos dos dois oposicionistas tirou o Palácio das Princesas das mãos do favorito: ele teve que disputar um segundo turno com Campos, e perdeu ...(continua)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Leonardo Boff

Leonardo Boff escreveu ótimo artigo hoje no Jornal do Brasil onde analisa os desdobramentos da reunião do G-20 de um ponto de vista que vai na contramão do que escutamos todos os dias e somente por isso ja valeria a pena.

Nova cartada do sistema?

Leonardo Boff

O encontro do G-20 em Londres levou a uma tensa convergência entre as propostas norte-americana e a europeia. Esta prevê controles e regulações mais rígidas dos mercados, e a norte-americana procura salvar o sistema bancário privado com a injeção estatal de bilhões e bilhões de dólares, tirados dos contribuintes, com o propósito de alavancar os créditos e garantir a continuação do consumo. Há indicações de que Barack Obama se comprometeu a assimilar algo da proposta europeia e desta forma criar um consenso mínimo para enfrentar coletivamente a crise. Cumpre, entretanto, reconhecer que ambas são soluções intrassistêmicas e nada inspiradoras. Pois de maneira alguma, colocam em xeque o modo de ...(continua)