sexta-feira, 19 de junho de 2009

Poeta Miró

Do site Ponto de fuga

Por Clayton Melo

Miró da Muribeca é um peregrino das palavras. Poeta pernambucano, anda de um lado a outro do Brasil colecionando histórias e amigos, risos e lágrimas. Joga conversa fora e bisbilhota outras tantas em esquinas e becos com a mesma facilidade com que declama um poema – eis sua especialidade, a isca com que fisga ouvidos e corações. Sua carpintaria poética se faz das agruras e belezas urbanas, dos semáforos, das conspirações de botequim, da urgência da contemporaneidade.
Em janeiro, eu e o Daniel A. Rubio, documentarista chileno que mora no Brasil, nos juntamos para fazer um vídeo sobre Miró. A ideia surgiu por acaso ...(continua)

Troca de arquivos na rede (downloads) não impactam no crescimento da indústria fonográfica

Dois economistas da Harvard Home School acabam de desmascarar o mito de que os downloads inibem o crescimento da industria fonográfica. O estudo conduzido por eles pode ser encontrado aqui (em inglês). Segundo os autores Oberholzer-Gee e Koleman Strumpf, mesmo com o download ilegal, a produção musical mais do que duplicou nos últimos sete anos. Embora a venda de discos tenha caído desde 2000, o número de álbuns criados aumentou bastante. Se em 2000 foram lançados 35,5 mil discos, em 2007 esse número saltou para os 79,6 mil, onde se incluem 25,1 mil álbuns digitais.
Procurando desmistificar os prejuízos económicos causados pela troca de arquivos protegidos por direitos de autor, o estudo, citado pela Arstechnica, sugere por exemplo, que o download de músicas não representa necessariamente uma venda perdida e que os remixes e os mashups podem incentivar à venda dos temas originais. Os autores sugerem ainda que a troca de arquivos "pier to pier" pode representar uma perda de receita de início, mas é compensada por outros fatores como por exemplo o aumento da procura por espetáculos ao vivo, assim como o aumento significativo no preço e na venda de ingressos. Assim, a tal violação dos direitos de autor tornou-se “ambiguamente desejável”.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Manu Maltez convida Miró

Clique para ampliar
Manu Maltez, paulistano, gravurista, músico e compositor, é artista plástico prolífico de grande expressão figurativa. Como desenhista e ilustrador têm participado ativamente em trabalhos coletivos e individuais onde se pode facilmente identificar sua marca melódica espacial que pode ser vista no seu site clicando aqui.
Por conta de um amigo em comum (Miró), nos falamos algumas vezes e assim fui tomando contato com seus trabalhos no myspace, na veja e com o .
Seu próximo CD que está sendo finalizado e deverá ficar pronto no próximo mês, conta com uma participação do Miró em uma das faixas que foi gentilmente cedida antecipadamente por ele. Confira.

Manu Maltez-Rasif

terça-feira, 16 de junho de 2009

Iran

Com tudo que tem acontecido no Irã e exibido nas TV's, terminamos por adquirir uma visão estereotipada do país e este vídeo surpreendente, informa que o país é o terceiro maior em quantidade de blogueiros em parte devido à predominância da população jovem que pôs a boca no trombone nestes dias cinzentos por lá.

IRAN: A Nation Of Bloggers from ayrakus on Vimeo.

Tempo do Brasileiro na Internet

Clique sobre a imágem para ampliar
O tempo de navegação do brasileiro, na residência e no trabalho, medido pela Nielsen-Ibope , foi de 40 horas e 41 minutos em abril. Esse tempo mantém o Brasil na liderança, estando à frente de países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Espanha .
Levando-se em conta os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, o IBOPE projeta a existência de 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros).
Para saber mais, clique aqui para ir direto ao site do Ibope.
Medição interessante mesmo seria uma que identificasse o que os brasileiros fazem e/ou produzem durante tanto tempo na internet.