sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ditabranda !?

A expressão "Ditabranda" tão cara à folha de São Paulo (quem acreditaria, heim??) teve sua origem descoberta, por Carlos Morales e propagada hoje na blogosfera.



Imprecindível ler a carta de Ivan seixas no blog do Rodrigo viana e a resposta da Profª Mª Vitória Benevides -achincalhada pelo Jornal FSP-, publicada hoje no site Vi o Mundo, entre outros.

"Anote em letras bem grandes na sua agenda: 7 de março, 10 horas, em frente à Folha de S. Paulo, na rua Barão de Limeira, ato público em repúdio à "ditabranda" e solidariedade aos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato.
O ato público na Folha de S. Paulo está sendo convocado pelo Movimento dos Sem-Mídia, liderado pelo Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com."

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O preço das casas desaba nos EUA.

Clique sobre o gráfico para ampliar

Eu não comprei avestruz, boi gordo e nem casa própria nos USA, três dos maiores contos do vigário de que me lembro e alertei vários amigos sobre essas armadilhas e pelo menos uma amiga ligou para agradecer recentemente (risos!). Vejam só os preços das casas em forte queda como não acontecia há duas décadas segundo a agência Standard & Poor's. Na verdade a insanidade vinha de muito longe tanto que em 2003 se bem me lembro, incautos recém chegados aos USA me ofereciam dinheiro para utilizar meu nome para adquirir casas com promessas de valorização absurda dessas hipotecas. Na época quem não comprava casa era visto como boboca tamanha eram as "facilidades" para entrar no jogo. Como em todo jogo é necessário sorte, alguns que saíram antes de começar a entrar água no barco, se deram bem, mas foi uma pequenina minoria. A grande maioria que ficou com o "mico", agora que a bolha estourou e os preços despencaram e nenhum analista se arrisca a dizer até onde vai esta queda, estão lascados. Pela terceira vez então me senti recompensado por anos de exaustivos esforços -no meu sofá amarelo-, tentando entender o simples funcionamento das coisas. Mesmo tendo demorado um pouco, mais um conto do vigário deu as caras. Para saber um pouco mais sobre esta derrocada sugiro dar uma olhada no ConsumerReport desta semana.
Assim uma vez mais o sistema apresenta a conta. Com algumas variações o enredo é bem parecido; enquanto a turba se esbofa para pagar as contas aqui e acolá, os vendedores de ilusões até contabilizam algum prejuízo depois de ganhar bilhões, mas com uma pequena e irônica diferença; os Madoff’s da vida, poderão até ficar alguns milhares de dólares mais pobres, porém continuarão milionários e a escumalha que trabalha de sol a sol na esperança de chegar lá, continuará com a esperança.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Esquizofrenia Tucana

Achei excelente a análise do Paulo Moreira Leite que a revista Época trás hoje. O artigo dá bem uma idéia da perda de rumo e a contradição em que o partido se enredou. De um lado tenta empunhar a bandeira da intelectualidade mais envernizada ao mesmo tempo em que anda de braços dados com o que há de mais atrasado na política brasileira, o DEM. Eu ainda acrescentaria que o PSDB vive o eterno dilema de um dia subir ao altar com o PT unindo de vez suas agendas "progressista-pragmáticas" que era o caminho idéia subjacente/natural aos dois partidos -em tempos idos-, ou ficar eternamente "se achando" enquanto carrega a tiracolo a noiva feia da qual se envergonha em público, mas da qual depende para seguir seu projeto que ninguém sabe o que é. Para ler o artigo do Paulo Moreira Leite, clique aqui.