sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O sentido...!??


Buscando Sentido

“O sentido, acho, é a entidade mais misteriosa do universo.
Relação, não coisa, entre a consciência, a vivência e as coisas e os eventos.
O sentido dos gestos. O sentido dos produtos. O sentido do ato de existir.
Me recuso a viver num mundo sem sentido.
Estes anseios/ensaios são incursões conceptuais em busca do sentido.
Pois isso é próprio da natureza do sentido:
ele não existe nas coisas, tem que ser buscado,
numa busca que é a sua própria fundação.
Só buscar o sentido faz, realmente, sentido.
Tirando isso, não tem sentido."
Paulo Leminski

Moby - Why does my heart feel so bad

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Bom Ladrão

O ladrão tinha a voz assim jovial e demonstrava-se comovido e indignado ao dizer "cara, roubei um carro e vi que havia uma criança dentro," indicando o local onde ele (ladrão) abandonou o carro. O que mais me chamou atenção foi o sentido de responsabilidade dele. São pessoas assim que impedem que a gente perca a fé na humanidade! Veja o vídeo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Lourenço Diaféria

Quando eu cheguei em São Paulo (era final de 1980 eu acho) assustado e maravilhado com a cidade, me lembro que andando pelas ruas da cidade, acabei tendo por referência o teatro municipal. Bem ali em frente ficava a loja de departamentos Mappin com seus oito ou dez andares onde eu gostava de perambular. Além da garoa, do frio, e do ritmo da cidade o que mais me chamava atenção era o hábito das pessoas andarem com jornais nas mãos, pois eu vinha do interior onde o hábito inexiste. Logo comecei a notar que a maior parte das conversas eram pautadas pelos jornais, cronistas, etc, e por acaso começei a ler jornal e adquiri o hábito que viria a me ajudar no primeiro emprego onde eu “clipava” as noticias mais importantes dos principais jornais do país para o patrão. Virou um vício e me afeiçoei aos grandes jornalistas e cronistas da época como Cláudio Abramo, Lourenço Diaféria, Oto Lara Rezende e tantos outros. Bem Hoje, morreu o Lourenço Diaféria que era um craque e favorito do meu amigo Uzzi. Como homenagem, garimpei duas crônicas sendo uma delas –a de 1977- que lhe rendeu perseguição e prisão pela ditadura. São elas Heroi morto. Nós. e Nunca deixe seu filho mais confuso que você.

...O melhor site do mundo

O site City of David recebeu o prêmio de melhor site da web no "Terceiro Encontro de Webs no Mundo", realizado em Veneza. Participaram da eleição especialistas de 169 países. O site tem versões em hebraico, francês, espanhol, russo e inglês.
"City of David" impressiona com uma belíssima diagramação, estética, imagens e tecnologia. Também apresenta inúmeras informações sobre a cidade de Jerusalém, além de oferecer uma visão panorâmica da cidade -retrocede na história e mostra a cidade nos tempos bíblicos-, fazendo o visitante mergulhar no "túnel do tempo". Também é possível viajar por entre os "subterrâneos" das mais recentes descobertas arqueológicas da cidade.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Inadmissível

Por Janio de Freitas

O INADMISSÍVEL

NO PAÍS onde três jovens são torturados até confessarem os crimes de estupro e morte que não cometeram, confissão que os retém por dois anos na cadeia à espera de processo, dez presos de alta periculosidade são soltos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por estarem ainda à espera, presos, de que os seus processos dêem no Judiciário o primeiro passo.
Os dois casos se passaram no Estado mais rico e "desenvolvido" do país, não nos cafundós amazônicos. O crime de tortura recebeu do governo estadual o tratamento burocrático equivalente ao aplicável a policiais que fizessem alguma desordem, depois das cervejas de praxe; no Congresso, nenhuma iniciativa na Câmara e no Senado, nem mesmo das bancadas paulistas; do Conselho Nacional de Justiça, à falta de "grampo" nos dois casos, nenhum som; de imprensa, TV, rádio, não mais do que o interesse desinteressado que dão aos fatos vulgares, com tratamento idem; dos segmentos sociais que têm voz, nem uma palavra que interrompesse o palavrório eufórico sobre o crescimento do "país bombando", com suas variantes lucrativas.
E o "inadmissível estado policialesco" está no "grampo" do telefone de um ministro do STF.
Nas brasas
A juíza Tatiane Moreira Lima Wickhalder decretou a prisão preventiva de nove dos dez integrantes do PCC que o STF libertou por habeas corpus. Quando o juiz Fausto Martin De Sanctis restabeleceu a prisão de Daniel Dantas, o ministro Gilmar Mendes qualificou a medida como desafio ao Supremo. E concedeu segundo e imediato habeas corpus, no mínimo discutível por ter entrado diretamente para as mãos do ministro, à margem do que seria o rito legal para um cidadão comum como Daniel Dantas.
O artifício adotado pela juíza, de modificar o fundamento da prisão (de flagrante, vigente por quatro anos, para preventivo), foi também adotado pelo juiz, que primeiro considerou crimes financeiros e, para a segunda ordem de prisão, tentativa de subornar delegados.
Se a conduta da juíza não for considerada no Supremo como desafio a ser repelido, o ato do juiz também não foi. O que deixaria ou deixará o segundo habeas corpus para Daniel Dantas, seja qual for a consideração sobre o rito, como arbitrariedade ou uso indevido de poder.
As brasas do incêndio de Satiagraha, grampos & cia. só não tostaram ainda a seleção do Dunga. Estão em atraso.

Viúva de Paulo Freire escreve carta de repúdio ao jornalismo de esgoto da revista veja

Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem O que estão ensinando a ele? De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, ela foi baseada em pesquisa sobre qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:

"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa, que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado".

Curiosamente, entre os especialistas consultados está o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp. Ele é o autor de um artigo publicado na Folha, em 1990, cujo título é Ceausescu no Ibirapuera. Sem citar o Paulo Freire, ele fala do Paulo Freire. É uma tática de agredir sem assumir. Na época Paulo, era secretário de Educação da prefeita Luiza Erundina.

Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:

"Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade --, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo, que, a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.

Esta vem sendo a constante desta revista desde longa data: enodoar pessoas as quais todos nós brasileiros deveríamos nos orgulhar. Paulo, que dedicou seus 75 anos de vida lutando por um Brasil melhor, mais bonito e mais justo, não é o único alvo deles. Nem esta é a primeira vez que o atacam. Quando da morte de meu marido, em 1997, o obituário da revista em questão não lamentou a sua morte, como fizeram todos os outros órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva do mundo, apenas reproduziu parte de críticas anteriores a ele feitas.

A matéria publicada no n. 2074, de 20/08/08, conta, lamentavelmente com o apoio do filósofo Roberto Romano que escreve sobre ética, certamente em favor da ética do mercado, contra a ética da vida criada por Paulo. Esta não é, aliás, sua primeira investida sobre alguém que é conhecido no mundo por sua conduta ética verdadeiramente humanista.

Inadmissivelmente, a matéria é elaborada por duas mulheres, que, certamente para se sentirem e serem parceiras do “filósofo” e aceitas pelos neoliberais desvirtuam o papel do feminino na sociedade brasileira atual. Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas se filiam à mesma linha de opção política do primeiro, falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos do mundo, embora para desgosto deles, estamos conseguindo, no Brasil, superar esse sonho macabro reacionário.

Superação realizada não só pela política federal de extinção da pobreza, mas , sobretudo pelo trabalho de meu marido – na qual esta política de distribuição da renda se baseou - que demonstrou ao mundo que todos e todas somos sujeitos da história e não apenas objeto dela. Nas 12 páginas, nas quais proliferam um civismo às avessas e a má apreensão da realidade, os participantes e as autoras da matéria dão continuidade às práticas autoritárias, fascistas, retrógradas da cata às bruxas dos anos 50 e da ótica de subversão encontrada em todo ato humanista no nefasto período da Ditadura Militar.

Para satisfazer parte da elite inescrupulosa e de uma classe média brasileira medíocre que tem a Veja como seu “Norte” e “Bíblia”, esta matéria revela quase tão somente temerem as idéias de um homem humilde, que conheceu a fome dos nordestinos, e que na sua altivez e dignidade restaurou a esperança no Brasil. Apavorada com o que Paulo plantou, com sacrifício e inteligência, a Veja quer torná-lo insignificante e os e as que a fazem vendendo a sua força de trabalho, pensam que podem a qualquer custo, eliminar do espaço escolar o que há de mais importante na educação das crianças, jovens e adultos: o pensar e a formação da cidadania de todas as pessoas de nosso país, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, idade ou religião.

Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de concluir que os pais, alunos e educadores escutaram a voz de Paulo, a validando e praticando. Portanto, a sociedade brasileira está no caminho certo para a construção da autêntica democracia. Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de proclamar que Paulo Freire Vive!
Fonte: vi o mundo

Mercado global desaba


A quebra do quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos, o Lehman Brothers, atolado em dívidas de US$ 613 bilhões, é o prenúncio de maiores dificuldades para a economia mundial e do teste mais duro para a economia brasileira desde a crise cambial de janeiro de 1999. A instabilidade financeira iniciada há pouco mais de um ano, em agosto de 2007, já ultrapassou o setor imobiliário e começou a afetar o consumo, o investimento e a produção nas demais áreas de atividades nos Estados Unidos e, principalmente, na Europa e no Japão. Mas seus piores efeitos ainda vão ocorrer, segundo avaliavam economistas de vários paises... (continua)

Inflaçãofobia

A Moody’s divulgou recentemente um relatório que explica que a inflaçãofobia dos BC’s freia o crescimento. O recado foi direto para Brasil e México, que aumentaram as taxas de juros. O relatório teve pouco ou nenhum destaque na grande imprensa. O economista autor do documento contraria o FMI, cujos diversos estudos pedindo agressividade dos BCs sempre ganham destaque. A Moody's diz que o nosso BC não tinha motivo algum para aumentar a taxa de juros. E que, assim, combate o pânico e não as causas da alta de preço. clique aqui.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lula evita falar sobre ajuda do Exército na Satiagraha

Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou hoje comentar as notícias de que além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), também o Centro de Inteligência do Exército, tenha ajudado o delegado federal Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha, que investigava supostos crimes do banqueiro e sócio-fundador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas. "Tudo o que vier de informação, sem confirmação, me desculpem, eu, no papel de presidente não posso comentar", afirmou o presidente. "Disseram isso (que o Exército participou da Satiagraha,) e o Comandante do Exército desmentiu. Eu prefiro acreditar no comandante do Exército."
Lula queixou-se ainda com a quantidade de tempo que está sendo gasto pelo governo na apuração das investigações sobre a existência de um grampo que flagrou a conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-TO) e voltou a pedir ao jornalista que revele a fonte que informou quem fez o grampo. "Essa história de grampo seria tão fácil de resolver se vocês, ao invés de perguntar pra mim, fossem perguntar para quem fez a matéria da revista que publicou", repetiu Lula.
"O cidadão que escreveu a matéria disse que uma fonte disse para ele. Ele sabe quem é. Eu, a única coisa que posso fazer, é investigar. Se ele contasse para vocês o nome da pessoa que fez o grampo, seria mais fácil", desabafou ele, acrescentando que "em nome de uma suposta fonte, o governo está tendo um trabalhão imenso pra fazer uma investigação".
Em seguida, ironizou: "No dia que a gente tiver uma solução, a gente conta. Mas, vocês poderiam, com a mesma vontade que têm de perguntar para mim, perguntar para o jornalista que escreveu a matéria quem é a fonte que diz que fez o grampo e aí estaria tudo resolvido."

Comentario: luiz Nassif dia desses levantou hipótese que faz bastante sentido: "Há uma probabilidade alta de que o suposto grampo em Gilmar Mendes e Demóstenes Torres tenha sido encomendada pela revista Veja a um araponga; ou tenha sido fornecida a ela por algum araponga financiado por alguém com objetivos criminosos: comprometer uma investigação sobre formação de quadrilha. E por que probabilidade alta? Porque a revista tem histórico de ligações com arapongas e anunciou dispor de documentos comprovando a autoria da ABIN - e nunca mostrou.
A Época já cobrou posição da Veja. Quando Folha, Estadão e Globo vão exigir que Veja apresente as provas que ela mesmo diz dispor? Não significará comprometer fontes, se as provas (na hipótese de existirem) forem documentais.
Todos os jornais que repercutiram o grampo tornaram-se responsáveis pela notícia e estão pagando caro pela perda de credibilidade da mídia como um todo. Chegou a hora de cair a ficha: o mau jornalismo está afetando a mídia como um todo. Se a mídia não demonstrar capacidade de auto-regulação, fazendo o mínimo - exigindo que Veja mostre o que diz ter - a legitimidade da liberdade de imprensa estará ameaçada. O desgaste é nítido. E os reflexos também, na proliferação de leis que restringem a publicidade na mídia, por exemplo."

Morreu hoje Richard Wright, um dos fundadores do Pink Floyd