domingo, 27 de fevereiro de 2022

Especialistas em Ucrânia

Desde a semana passada parece que muita gente se converteu em especialista em geopolítica mundial palpitando horrores sobre a guerra da Ucrânia, inclusive parte da esquerda que acha que varrendo os USA da face da terra o mundo vira um paraíso.

Houve uma época que todos os brasileiros eram apenas técnicos de futebol. Depois a coisa evoluiu e foi deixando de ser engraçada, passando a trágica quando proliferaram em grande quantidade..., infectologistas, cientistas políticos, jurisconsultos, cientistas sociais, epidemiologistas e principalmente, virologistas.

Não gosto de pitacar sobre assunto que eu não tenha noção e assim não vou dar pitacos sobre a invasão da Ucrânia, mas também não posso deixar de destacar que está muito ridículo essa enxurrada de comentários e análises maniqueístas sobre Otan/USA/Europa bandida x Russia/Putin/mocinho, mesmo porque ainda que esses atores fossem de fato as principais razões para a invasão, isso não justifica atacar um país soberano sem ter sido agredido, e ver pessoas se congratulando e se alegrando com essa guerra, só porque odeiam os estadunidenses e aliados malvados, é ridículo. Tem sido assombroso ver os tais especialistas -que até ontem eram “virologistas”-, pitacar que os países “imperialistas” que já invadiram outros não podem se contrapor ao Putin agora etc e tal. Pelamordedeus que argumentozinho mais chinfrim. Francamente é broxante!

Muitos estudiosos e especialistas de fato, embora considerem que a pressão da Otan nos Balcãs nos últimos anos, tenha incomodado sim os russos, eles nem listam a Otan entre os principais fatores desencadeadores da invasão em suas análises, pelo contrário, remontam o quebra cabeças desde o século 9º para explicar toda a evolução dos conflitos cíclicos na região, ou seja, não há explicações fáceis e muito menos o maniqueísmo burro e simplista tipo; EUA-Europa-liberais-direita X Rússia-Putin-comunista- desnazificador, vai explicar o que de fato se passa. Não é Curintia x Parmera não. O buraco é bem mais embaixo e basicamente envolve um rearranjo na realpolitik mundial com múltiplas ramificações e consequências incluindo uma mexida na transição da matriz energética global. É briga de cachorro grande. Há que diga que a invasão da Ucrânia pode ser um blefe, o tal “bode da sala” e/ou até mesmo um “sacode geral” na atual ordem mundial num momento de debilidade do ocidente... Seja como for, não é Fla x Flu, nem Biden X Putin simplesmente. Tem muuita coisa encoberta e pode ter também a China, mutipolaridades, moeda padrão extra dolar, ensaio sobre Taiwan, Cyberwar... "Otan" mesmo talvez seja só uma boa justificativa.

Esse maniqueísmo primário e estúpido de achar que tudo na vida se resume a mocinho e bandido e de apoiar e ficar ao lado de tudo aquilo que desafia o ocidente opressor é infantil demais até porque o mundo ocidental não é unificadamente e maciçamente direitista empedernido, imperialista e nem tampouco o Putin é comunista e muito menos bonzinho minha gente. Então menos, né!? Rússia, Europa e USA são todos cachorros grandes e de vez em quando alguns deles mijam fora do penico e aí vira esse pandemônio.

O Ataque da Russia à Ucrânia não é uma guerra anti-imperialista, anti-Otan apenas. A Russia ainda hoje tem uma capacidade bélica mais do que suficiente para protegê-la de qualquer bloco ou país do mundo. Então a Rússia não está somente se defendendo da Otan, mas aproveitando a justificativa para ampliar a sua área de influência e seu quintal e outras coisas que ainda não estão claras.

Apoiar ou tentar justificar qualquer invasão de pais soberano, seja pela Rússia, USA, China, Israel ou quem for, por interesses ocultos, não engrandece ninguém e nem a esquerda, que na minha modesta opinião devia evitar essa armadilha.

Os russos tem o direito sim de se defender, mas os interesses defensivos da Rússia não legitimam arruinar o país vizinho de fronteira.

Não tem ninguém santo nessa briga por ampliação de “quintais” ... e de mais a mais, é sempre bom lembrar que “o inimigo do meu inimigo não é necessariamente meu amigo”.