sábado, 24 de maio de 2008

Rumo a Marte

Se tudo correr bem, a sonda espacial Phoenix que iniciou sua viagem em 04 de agosto de 2007, pousará amanhã dia 25 no pólo norte do planeta marte, (depois de percorrer 679 milhões de kilômetros) numa manobra arriscada para a qual a NASA pediu pela primeira vez apoio da ESA (agência espacial européia). É bom lembrar que mais da metade das missões à marte fracassaram. Portanto, agora é cruzar os dedos faltando 22 horas e 31 segundos para o pouso, pois a dita cuja viaja a 20.000 Km por hora e ao entrar em contato com a atmosfera de marte se aquecerá a 1.400cº. Correndo tudo bem até esse ponto, um para-quedas vai abrir e desacelerar a sonda até uns 400km/h e a uma altura de 975 metros do solo marciano, o para-quedas será liberado e o pouso ocorrerá com leves ajustes na trajetória.
Essa missão, representa mais um passo na tentativa de se estabelecer se existiram nessa região do planeta vermelho, condições favoráveis ao desenvolvimento de algum tipo de vida microbiana. A sonda que funcionará com energia solar, utilizará um braço robótico de 2,5 metros para recolher amostras de gelo e material, que serão analisados por um laboratório a bordo que buscará também compostos de carbono, um elemento básico para a formação de vida. Embora para muitos isso não pareça crível ou não desperte tanto interesse o fato é que, é fascinante acompanhar esses “pequenos passos” que são como novos tijolos acrescentados na pavimentação do caminho para saber mais sobre nossa espécie, nossa existência e significância no universo, ...o sentido davida etc. Para acompanhar passo a passo os instantes finais da aproximação e manobras de aterrissagem clique aqui. Eu vou espiar durante o dia e torcer para que tudo dê certo. Por volta de 19h50min (horário local) a NASA (agência espacial americana) emitirá um boletim informando sobre o pouso. O video abaixo (não tem som) é uma animação excelente que demonstra desde a decolagem até o pouso como tudo supostamente ocorrerá.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Miró: preto, pobre, poeta e periférico

"Miró: preto, pobre, poeta e periférico" é o nome do curta metragem de Wilson Freire que ganhou o premio de melhor filme no Festival do Audiovisual de Recife no dia 04 de maio último. O filme foi produzido pela Cabra Quente Filmes: “O Projeto Cultural "Miró: Preto, pobre, poeta e periférico", é um documentário captado em formato digital, mostrando a trajetória de vida e artística do poeta recifense João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva conhecido como “Miró”, que teve como alternativa de vida a poesia.
O filme mostra o forte conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde foram captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida.
Miró, desde 1985, vem publicando seus poemas de forma alternativa e recitando-os em praças, bares, eventos culturais, escolas e universidades de todo o Brasil. Tem participação em várias coletâneas poéticas do país, sendo atualmente um dos mais representativos e atuantes poetas de Pernambuco, um dos coordenadores do projeto “Marginal Recife”, da Prefeitura da Cidade que, nos últimos três anos, lançou 30 “poetas marginais”.
Ainda não sei como será a divulgação e comercialização mas já entrei em contato com o Miró e estou aguardando essa informação. Quem quiser dar uma sapeada no site para ver fotos, making off é só ir ao site da Cabra Cega Filmes.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ataques xenófobos na África do Sul

Estava pesquisando sobre essa carnificina quando me lembrei que tenho primos vivendo lá na cidade de Cape Town e encontrei no blog deles, noticias e uma visão do que está acontecendo por lá. Triste observar que depois de sofrerem tanto sob o regime apartheid os sul africanos agora reproduzem a mesma crueldade com os zimbabuanos.
Para ir direto a fonte, clique aqui.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Domo de Araguainha - A maior cratera do Brasil

A bióloga Sinara Morais de Barra do Garças me escreveu sobre o domo de araguainha que está sendo devastado e finalmente o Ibama parece que vai propor que a região torne-se área de proteção ambiental. Neste lugar, a aproximadamente 250 milhões de anos um meteoro de quatro kilômetros de diâmetro se chocou com a terra abrindo 17ª maior cratera do mundo na região que atualmente fica na fronteira de Goiás e Mato Grosso. Seu impacto teve a potência equivalente à de 28 milhões de bombas nucleares semelhantes à de Hiroshima.
O choque teria ocorrido no limite entre os Períodos Permiano e Triássico -quando houve a maior extinção em massa da história, com 70% das espécies terrestres extintas- e pode ajudar a entendê-la. Segundo Yára Marangoni, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP e estudiosa do domo, esse meteorito não tinha tamanho suficiente para ser o único causador da extinção, mas pode ter contribuído para que ela ocorresse e certamente ele teve potência para afetar grande parte da vida na América do Sul", afirma Marangoni.
Nesse momento o Domo do Araguainha - patrimônio natural - está ameaçado pela exploração inadequada e predatória da região e o Ibama está tentando proteger a área que abrange três municípios; Mineiros, Ponte Branca e Araguainha pois é uma área muito relevante para a preservação do cerrado e com grande potencial para o ecoturismo e o turismo científico, além de um campo de pesquisas para ciência. Apesar disso, a idéia não conta com muita simpatia da população que se beneficia da venda de carvão oriunda do desmatamento e outras atividades predatórias nas áreas da cratera. Para se ter uma idéia a cratera mede 40 kilômetros de diâmetro e só pode ser percebida de avião e em seu interior estão 2 municípios.
Moradores temem a “perda econômica” com a possível decretação de áreas de conservação. Curioso ainda é verificar que a grande maioria da população não crê que tenha de fato caído um meteoro ali. O assunto foi abordado pela Folha Ciência (só para assinantes) recentemente e pode ser consultado no Google Docs onde tem uma ilustração clique aqui mostrando como tudo aconteceu

A espiritualização do judiciário

Assustadora a notícia da recém-criada Associação Jurídico-Espírita de SP defende, entre outros pontos, o uso de cartas psicografadas nos tribunais. Mais do que temeridade ou deturpação essa possibilidade é apavorante. Penso que pode ser um precedente perigoso porque outras religiões também poderiam pretender contaminar a justiça com seus variados instrumentais para se chegar à "verdade". A separação entre estado e religião é fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Não podemos voltar à idade das trevas. O que é isso? Saudade da idade média? Nada a opor que a policia lance mão da metafísica mas, magistrados religiosamente associados era só o que faltava no surreal universo do nosso judiciário.

domingo, 18 de maio de 2008

Típico domingo paulistano

Tarde de outono na paulicéia. Estação da transição entre verão e inverno, fica meio frio com aquele sol amarelo e bate aquela malemolência domingueira. Chô, inhaca. Pulei do meu sofá amarelo e aí fui praláááá... pra zona sul no planalto paulista no Pina Bar. Lugar simpático de uns 15 metros quadrados, suficientes apenas para estocagem do álcool nas suas mais variadas apresentações (risos) e um banheiro que parece o da casa da minha avó. Tudo muito familiar e um atendimento bacana do Franco.
Na ampla calçada estava o pessoal da banda Dzara na função de montar os instrumentos acertar o som etc... e falei com meu camarada Telo que acertava os últimos detalhes da bateria e fui refrescar meus dutos com uma itaipava, quando de repente, já começou a rolar aquele som swingado MPB e meio soul que logo já se parece com jazz, reggae pop, funk... Enfim os caras tocam um estilo próprio que une o melhor da MPB com pitadas de outros ritmos, e uns arranjos diferenciados soando leve/alegre, ritimado mesmo. Tanto as composições como rearranjos para canções consagradas mantém a platéia ligada. Enquanto isso pessoas iam chegando e se acomodando nas mesinhas na calçada; crianças, senhoras jovens, amigos, filhos adolescentes, transeuntes dançando no fim de tarde de domingo embalados pelos cabras: Beleleu Possidonio - Voz, Violão / Didi Possidonio - Voz, Guitarra, Violão / Renato Bonfim - Voz, Trumpete, Fluguehorn / Claudio Cural – Trombone / Tigo - Baixo e Telo - Bateria.
Foi assim que driblei a “preguí” nossa de cada domingo.
Postei algumas fotos dessa cálida tarde, Aqui

A distância entre o ser humano e os animais...

Há um teste simples e engraçado que ajuda a descobrir se uma criança tem consciência de si ou não: simplesmente coloque uma bola vermelha em seu nariz na frente do espelho e veja se a criança tenta tirá-la. Os primatas têm consciência de si?
A Resposta:- O reconhecimento de si próprio no espelho é testado dessa forma. Crianças fazem esse teste entre 18 e 24 meses, e os únicos animais que até agora passaram no teste foram as quatro grandes espécies de primatas antropóides (incluindo chimpanzés), golfinhos e elefantes.

Essa pergunta foi feita pelos leitores do “freakconômics” ao holandês Frans de Waal, de 59 anos, que é a maior autoridade mundial no estudo dos primatas – a ordem do reino animal à qual pertencem o homem e os macacos. Estudioso do assunto há mais de 30 anos, ele se dedica à observação da psicologia e das relações sociais de espécies variadas. Com suas pesquisas, De Waal demonstra que a distância entre o ser humano e os animais é
(clique aqui) infinitamente menor do que muitos cientistas e filósofos sempre supuseram. Sempre me intrigou esse tipo de analogia que remete à nossa “ancestralidade” digamos.