sábado, 21 de fevereiro de 2009

U2

O U2 começou a transmitir “Get on your boots", primeiro single de “No line on the horizon”, nesta segunda-feira (19) – primeiro na rádio estatal irlandesa RTE e agora gratuitamente em seu site oficial.
Inicialmente planejado para vir a público no início do próximo mês o album completo vazou na rede ...(leia mais)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Islâmico “lite” degolou a mulher

Aconteceu ontem na cidade de Buffalo, Estado de Nova York, uma historia macabra; Por volta de 2002 um árabe chamado Muzzammil Hassan juntamente com sua mulher Aasiya Hassan fundaram uma TV nos EUA, voltada ao público islâmico, a “Bridges TV.” Entrou no ar em 2004 e tinha como objetivo combater todas as, formas de violência, melhorar a imagem negativa dos islâmicos na sociedade norte-americana, depois dos ataques a Nova York em 2001. Aasiya, uma paquistanesa, segundo testemunhas foi a primeira a incentivar o marido Muzzamil a levar adiante o projeto da Bridges TV e ela mesma era sempre vista em trabalhos nos estúdios da empresa televisiva, próximos à cidade de Búfallo. Na vida real, porém, Aasiya, era vítima de violência doméstica. O discurso de seu marido não valia dentro da própria casa onde reinava o machismo que coloca a mulher em condição servil, sem respeito à sua dignidade de ser humano. Valia sim a postura de religiosos que justificam a violência contra a mulher no credo religioso, como se maltratar um ser mais frágil fosse(?) conduta normal aos seguidores de Alá.
Aasiya cansada dos maus tratos, pediu o divorcio e inconformado, Muzzammil Hassan achou melhor decapitar a mulher, cujo corpo foi encontrado ontem separado da cabeça nos estúdios da TV. Em uma declaração na página do canal na internet, a direção da Bridges TV afirma estar "profundamente chocada e entristecida pela morte de Aasiya (Zubair) Hassan e a subseqüente prisão de Muzzammil Hassan" que já confessou o crime á polícia tornado-se o mais novo candidato à pena capital. Amigas de Aasiya, disseram que ela previa reações violentas de Muzzamil, mas ainda assim, queria levar o divórcio adiante e manter a guarda dos dois filhos, de 4 e 6 anos de idade e por esta atitude pagou com a vida.
Dois messes atrás um cara que morava no meu prédio espancou a mulher numa madrugada molhada e eu já cansado de chamar a polícia para dar em nada como tantas vezes anteriores, não o fiz e justamente naquele dia ela morreu pelos ferimentos. Restou-me o “consolo” de testemunhar contra o assassino que disse a polícia que não estava em casa. Ao ler esta noticia, lembrei do caso em que sou testemunha e mais tantos outros parecidos e fiquei pensando no discurso corrente por aí da igualdade entre os sexos, mas o fato é que muitas mulheres em todos os lugares ainda são vitimadas todos os dias pelo machismo. Quando não são mortas, sofrem chantagens emocionais e/ou ameaças silenciosas (ou não) quando não se submetem. Esta é a grande verdade, milhares de mulheres ainda são assassinadas ou vivem infelizes e subjugadas bem do nosso lado, enquanto a TV nos diz que isto é coisa que acontece lá no Afeganistão.
Com informações do New York Times e Timesonline

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Gilberto Dupas

Acabei de saber da Morte de Gilberto Dupas. Adorava seus artigos e se não me engano um dos primeiros posts deste blog foi sobre um escrito dele. Sempre fui grande fã, leitor e admirador. Apesar de toda erudição tinha o dom de escrever simples. Ele foi presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), coordenador Geral do Grupo de Conjuntura Internacional (Gacint) - IRI/USP, professor visitante da Universidade Paris II e da Universidade Nacional de Córdoba, co-editor da revista Política Externa e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP). Foi membro do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior CONAES (Ministério da Educação e Cultura), do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Conselho do CEBRAP, do Conselho Diretor da FGV e de seu Comitê de Planejamento Estratégico. No governo Montoro foi Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento e presidente da Caixa Econômica do Estado. É autor de vários livros dentre eles Economia Global e Exclusão Social Ed. Paz e Terra , Ética e Poder na Sociedade da Informação Ed. Unesp , Hegemonia, Estado e Governabilidade Ed. Senac , Tensões Contemporâneas entre o Público e o Privado Ed. Paz & Terra , Renda, Consumo e Crescimento PubliFolha, Atores e poderes na nova ordem global Ed. Unesp e O mito do progresso Ed. Unesp. Tem publicado cerca de seis centenas de artigos e ensaios nos principais jornais e revistas especializadas no Brasil e no exterior. Realizou cerca de 250 conferências e palestras em Universidades, Institutos de Pesquisas e Fundações no Brasil e no exterior. O Estadão publicou na edição de hoje boa materia sobre

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fred Beckey e o "procedimento simples"

Comecei a me movimentar devagarzinho depois de mais um (*)procedimento simples e liguei o computador para ver como vai indo este mundo... e então desisti de ficar sentado devido ao desconforto causado pelo "procedimento" e voltei para a modorrenta cama e comecei a ler uma "Outside" antiga que falava do Fred Beckey que apesar dos 85 anos continua escalando. Impressionante. Pulei da cama novamente entusiasmado (Freud explica?) e voltei aqui para procurar alguma coisa sobre ele para compartilhar e achei o vídeo abaixo.
(*)procedimento simples é o eufemismo utilizado pelos médicos para descrever qualquer excurção e/ou desmonte que fazem pelo corpo alheio deixando-o em estado de miséria por uma semana