quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal !

Bernard Shaw, o brilhante dramaturgo e frasista irlandês, disse certa vez que o melhor lugar para passar o Natal era um longínquo país oriental no qual a data não fosse comemorada. Concordo com ele e vou além porque fico raivoso em ver o povo bovinamente movendo-se nas ruas e shoppings estupidamente sem nem ao menos saber porque e transformando tarefas simples como ato de entrar num supermercado para apanhar nossa cerveja de cada dia num verdadeiro inferno. O Trânsito então nem se fala. E o que dizer das luzinhas chinesas, o chato do papai noel e a famigerada árvore de natal. Uma coisa sem sentido algum para mim e a histeria comercial? Afff!
Segundo um estudo ("Scroogenomics - Why You Shouldn't Buy Presents for the Holidays") da famosa escola de administração da Universidade da Pensilvânia, Para quem os recebe, nossos presentes valem apenas 53% ou seja 47% gasto com presentes são dinheiro jogado no lixo. O Psicalista Contardo Calligaris analisando o estudo, levanta questões interessantes:

... Por que oferecemos presentes de natal? Resposta óbvia: para produzir a maior satisfação possível no presenteado, para fazê-lo feliz. Talvez, mas vamos devagar. Por exemplo, é bem possível que a troca natalina de presentes seja sobre tudo um gigantesco "potlatch", como dizem os antropólogos, ou seja, uma maneira de torrarmos festivamente nossos recursos (dinheiro, bens e tempo) só para manifestar nossa riqueza (grande ou pequena) aos outros, ao céu e a nós mesmos. Além disso, cada um presenteia amigos e inimigos por razões que pouco têm a ver com a intenção de fazer o outro feliz. Há presentes pedagógicos e paternalistas (ofereço um vale-livros ao primo que não gosta de ler e uma camiseta P ao maridão que virou um boto), assim como há presentes que servem só para cumprir o protocolo ou para intimidar os presenteados (no estilo: "Este, meu caro, você nunca vai poder retribuir".)

... Quando alguém que amo (e que me ama) me oferece um presente, não espero receber aquele objeto que quero e procuro há tempo -claro, vou gostar de receber isso, e vai ser uma festa, mas, cá entre nós, esse tipo de coisa posso encontrar e comprar sozinho. De quem me ama, espero muito mais: espero receber algo que, até então, literalmente, eu não sabia que eu queria.
O verdadeiro presente é aquele que me revela meu próprio desejo.
 ...(continua)

Publicado originalmente em 24/12/2009 e de lá pra cá só piorou

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

2015 o ano Zika !

2015 é um ano para não esquecer mesmo !
1-Eduardo cunha é eleito presidente da Câmera com os votos do PSDB, PMDB, PPS e nanicos e decidiu afundar o país com pautas bombas e sabotando qualquer medida que venha do Governo.
2-Temos o pior congresso da história política brasileira em ação.
3-A Samarco, Vale e BHP, destruiu toda a bacia hidrográfica do rio doce e ninguém foi punido.
4-Presidente da CBF José Maria Marin é preso na suíça, mas aqui é gente boa que organiza o futebol.
5-Terroristas islâmicos decepam cabeças ao vivo no oriente médio.
6-Aqui, pessoas sem cabeça vão as ruas pedir golpe civil ou militar para depor Dilma.
7-Aedes aegypti ataca novamente, desta vez trazendo também a chicungunha (que rima com cunha).
8-Inexplicavelmente Dilma resolve adotar receituário neoliberal do PSDB com Joaquim Levy, que tira dos pobres e dá aos rentistas.
9-Aécio é citado pela 2ª vez na lava jato, mas fica por isso mesmo.
10-Wesley Safadão é a revelação “musical” do ano (Deus tenha misericórdia!)
11-Governador do Paraná Beto Richa mandou espancar os professores e a imprensa não viu nada.
12-Governador Alckmin de São Paulo, ordena o fechamento de escolas, alunos resistem e ele manda a policia militar espancá-los e a mídia sabuja não vê nada (na agressão a crianças) além do correto trabalho da puliça.
13-Auge da crise hídrica em São Paulo e Minas, mas o governador Alckmin ganha prémio de melhor gestor hídrico. (é sério!)
14-Dilma cede a chantagem e entrega vários ministérios aos chantagistas do PMDB, para evitar apoio o golpe via impeachment.
15-Incêndio devasta a Chapada Diamantina.
16- Incêndio destrói o Museu da Língua Portuguesa e parte da bela estação da Luz.
17-Em 37 rodadas nenhum pênalti é marcado contra o Corinthians.
18-Policiais executaram 19 pessoas na periferia de São Paulo.
19- Policia Militar do Rio de janeiro extermina Jovens, negros e pobres “por engano” e segue...
20- Corregedoria da Policia Militar de São Paulo recebe propina para acobertar policiais corruptos.
21- Morre o ex-vocalista do Stone Temple Pilots, Scott Weiland.
22- Presidente da Câmara envolvido em vários episódios de corrupção, tem a cabeça pedida pela PGR, mas ainda assim, desatou o impeachment de Dilma, apoiado pelos aliados PSDB e DEM que não aceitaram o resultado das eleições até hoje e seguem empurrando o país para o abismo.
23-Taxistas espancam motoristas do Uber.
24-Zika vírus chega trazendo surto de microcefalia já beirando os 3 mil casos.
25-Morre o genial cantor e compositor Júpiter Maçã.
... e olha que o ano não acabou ainda, heim?

Atualização em 12/02/2016 : Morreu o grande Lemmy no dia 28 de Dezembro e 12 dias depois David Bowie