quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

São Paulo é nº1 do mundo no ranking Hub Culture 2010 Zeitgeist

As dez primeiras cidades do ranking são:


1- São Paulo
2 - Berlim
3 - São Franciso
4 - Los Angeles
5 - Xangai
6 - Zurique
7 - Sydnei
8 - Nova Iorque
9 - Londres
10 - Hong Kong

Para ver a lista completa no site Hub Culture clique aqui.

Nota: Se alguém se aventurar a traduzir o porquê São Paulo foi eleita a cidade nº1 do mundo o blog agradece. Até lá, basicamente é o seguinte: Aconteceu de o Brasil ser a bola da vez em energia, esportes, ter moeda estável, otimismo etc., Enfim tornou-se um global player de peso e São Paulo é uma cidade vibrante e catalisadora onde tudo isso se concentra; Tem enorme população jovem, consumidora que, que vem provocando um boom no consumo e na vida noturna etc e etc... além da gastronomia...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Serra do Roncador

Escrevi uma vez sobre a serra do roncador onde meu irmão Ralph iniciou com o amigo Ricardo, um negócio de ecoturismo, a Roncador Expedições baseado em dois Jipes, muito entusiasmo e conhecimenro da região. Agora o esforço rendeu uma matéria no Jornal Hoje que reproduzo a seguir:



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar

Fiquei fora do ar nos últimos trinta dias e nem bem cheguei de um périplo por cidades medias, pequenas e lugarejos diversos e já me deparei com um destaque em um portal dizendo que 57% da população de São Paulo abandonaria a cidade se pudesse. Pasmado fiquei porque como sempre digo, São Paulo é a cidade mais "cool" do país e esse sonho idílico de viver em lugares pequenos me parece que é coisa de quem não aproveita o que de melhor a cidade oferece e nesse caso tanto faz viver aqui ou em cafundó que dá na mesma.
Apesar dos resultados devastadores para os gestores atuais, antigos e nós habitantes, ainda faço parte dos 43% que querem permanecer em Sampa.
Isso me lembrou que certa vez fui para uma casa de veraneio belíssima em Maramduba e tinha lá em uma parte da casa uma geladeira dos anos cinqüenta em bom estado e eu maravilhado derramei elogios quando então o meu amigo dono da casa disse assim: Sabe por que você gosta tanto da minha geladeira? PORQUE VOCÊ NÃO TEM UMA! e desatamos a rir... Acho que a maior parte das pessoas que sonham com o interior é porque nunca viveram lá.
Bem, então fui atrás da pesquisa completa e encontrei uma vastidão de ricos detalhes que mostram também outros aspectos (todos omitidos no artigo). A pesquisa é um trabalho inédito, no Brasil e no mundo, sobre algo que muitos consideram ser subjetivo: O bem-estar. Realizado pelo ONG Nossa São Paulo e lançado hoje; o IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município é muito interessante e vale à pena dar uma espiada.
Com base em itens referentes à qualidade de vida sugerida por quase 40 mil pessoas, os entrevistados fizeram um diagnóstico da relação que estabelecem com São Paulo. No geral, em uma escala de 1 a 10, os paulistanos deram, em média, a nota 4,8 para avaliar o grau de satisfação com a capital. Dos 174 temas sondados, apenas 39 tiveram "nota azul".
Para Oded Grajew, membro da secretaria executiva da entidade e um dos responsáveis pelo trabalho, o quadro é alarmante - e totalmente previsível. "A maioria dos nossos governantes é representante de seus financiadores de campanha, que normalmente são grupos ligados à especulação imobiliária, que fazem a cidade crescer sem organização...". Para ver a pesquisa sumarizada, clique aqui e completa, aqui.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mapa Energético

Muito se fala em energias alternativas, bicombustíveis, carros elétricos etc., mas parece que pelos constantes rearranjos na matriz energética mundial, os combustíveis fósseis continuarão a reinar por muitos anos, pelo menos é o que dá para concluir a partir dos investimentos e estratégias das nações consumidoras e produtoras incluindo aí o Brasil. Abaixo reproduzo matéria interessante do Asia Times traduzida e publicada pela agência Carta Maior.

Rússia, China e Irã redesenham o mapa energético

M. K. Bhadrakumar - Asia Times

Gasoduto conectando norte do Irã e Turcomenistão assinala a constituição de um novo padrão de cooperação energética em plano regional que dispensa negócios com "as grandes do petróleo". A Rússia tradicionalmente dá o primeiro passo; China e Irã seguem a trilha já aberta. Rússia, Irã e Turcomenistão são donos, respectivamente, da primeira, segunda e terceira maiores reservas mundiais de gás. E a China, nesse século, será consumidora por excelência. Todo esse arranjo regional terá profundas consequências sobre a estratégia global dos EUA ...(continua)