quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aniversário do Che Guevara

Em 14 de junho de 1928 nasceu Che Guevara, ainda hoje admirado pela sua determinação e ideais de justiça pelos quais morreu covardemente assassinado, depois de capturado em 8 de outubro de 1967, após passar a noite numa escola de La Higuera, a cinquenta quilômetros de Vallegrande. No dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos. Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolução Cubana à América Latina, mas não impediu que seus ideais continuassem a gozar de imensa popularidade. Na verdade o Che, é hoje em dia quase um ícone pop eternizado em camisetas, posters, etc, pela célebre foto com sua boina de guerrilheiro e o cabelo alvoroçado, uma das imagens mais reproduzidas, veneradas e comercializadas em todos os tempos.
O que será que o Che pensaria sobre ser um produto lucrativo e estampa de camiseta usada por quem nem sabe direito quem ele era!?


"Se eu tivesse a juventude e a coragem necessárias para empunhar a arma que meu filho deixou, este livro jamais teria sido escrito"

(Ernesto Guevara Lynch, autor do livro Meu filho "Che")