terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz 2009

O Blog sai de férias por uns dias. Presumivelmente por 10 dias ou até mais a depender da direção dos ventos e outros imponderáveis quaisquer. Desejo a todos um baita 2009 ! ! !

Ricardo Silveira - Terra Azul


Metallica & Sinfônica de São Francisco - No Leaf Clover


Marco Antonio Araujo - Fantasia nº3


Korn - Freak on a Leash


Tantra - Tropicália2

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Universo

Já faz um tempo que venho acompanhando no The History Channel a série “O Universo” que é uma das coisas mais interessantes que já vi na TV. Exibida às quartas e domingos, recomendo muito assistir duas vezes se quiser ruminar. Este é um tema que muito me interessa desde sempre e por isso é tentador compartilhar porque é o "ponto" que consorciado com as questões existênciais é o que mais me fascina e consome.
Então, o que acho mais bacana nesta série é que é muito simples e de facil compreensão, uma incrível viagem -com ajuda de recursos gráficos, animações/representações computadorizadas- por nosso universo de 14 bilhões de anos luz, onde há 500 milhões de galáxias, 2000 bilhões de bilhões de estrelas e 270 mil aglomerados só no espectro visível. Assim sendo, qual seria o significado e a grandeza do sistema solar que é apenas um minúsculo ponto na nossa galáxia, e  quem somos nós nisso tudo???
Para se ter uma idéia do tamanho da Via Láctea, o sol leva 200 milhões de anos para completar sua orbita circular em torno dela.
Todos sabemos que a lua leva em média 28 dias para completar uma volta em torno da terra e ambas executam o movimento de translação ao redor do sol em 365 dias lembrando que não só a terra/lua, mas todos os planetas, luas, asteróides e satélites executam esse movimento de translação.
O que eu não sabia é que nosso sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro da Via Láctea que contem, um maciço buraco negro, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.
Toda a Via Láctea descreve um movimento de rotação ao redor de um ponto central, mas seus constituintes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão mais distantes do centro movem-se a velocidades mais baixas do que aquelas que estão mais próximas.
Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 km por segundo. Para dar uma volta completa ao redor do centro da Galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos. Como sua idade é de 4.5 bilhões de anos, pode-se afirmar que desde que existe, o Sol já deu 22 voltas ao redor da Galáxia que é espiralada com 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus.
Clique sobre a imagem para ampliar
O nosso sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico. Até os anos cinqüenta, os astrônomos não tinham conhecimento da existência dos braços da Via Láctea. A observação da estrutura espiralada era obstruída pela poeira estelar, além de ser dificultada por ser feita de dentro da própria Galáxia. Até este ano (2008) os cientistas acreditavam que a Via Láctea possuía os 4 braços mencionados, mas dados fornecidos pelo telescópio Spitzer estão mudando essa concepção.
Segundo o modelo proposto pelo astrofísico Robert Benjamin, da Universidade de Wisconsin, a Via Láctea possui apenas dois braços principais: Perseus e Scutum-Centaurus, sendo os demais braços reclassificados como braços menores ou ramificações. Centaurus e Perseus contêm uma enorme concentração de estrelas jovens e brilhantes.
Assim, a Via Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços giram em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento, onde está um feroz buraco negro, relembrando que a Via láctea é apenas uma de 500 milhões, heim? Na nossa galáxia, nosso sistema solar não passa de um minúsculo grão de poeira vagueando pelo universo, que pode ser inclusive maior do que sabemos e pode até ser apenas um de muitos multiversos...
Qual é o sentido...!?

domingo, 21 de dezembro de 2008

Para Sarkozy, ninguém resolve problemas hoje sem o Brasil...

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que chega na segunda-feira ao País, afirmou que ninguém resolve problemas hoje sem o Brasil. Isto é reflexo da maneira pela qual as lideranças européias vêm ocupando espaço político no enfrentamento da crise que consideram muito mais ampla do que uma crise econômica apenas. Para a maioria dos analistas a crise seria apenas financeira enquanto que na visão européia a crise seria de valores, hábitos e modo de pensar o mundo com a qual, concordo plenamente. Espero que o novo presidente americano compreenda a questão e ajude a impor um mínimo de civilidade ao sistema onde atualmente impera o especulador sobre o empreendedor numa perversão do sistema capitalista tido e havido como o menos pior inventado até agora. Para ler a entrevista de Sarkozy a Clovis Rossi, clique aqui.