terça-feira, 1 de maio de 2012

Pirataria

“Atenção: Toda vez que você assiste a um filme pirata você pode estar empurrando para a miséria, dezenas de estrelas de hollywood que vivem em mansões de cinco picinas. Já há relatos de alguns casos em que cineastas tiveram que se mudar para mansões menores com apenas quatro picinas”


O que é Pirataria? 
Para o padre Marcelo e os evangélicos do "diante do trono"  que vendem zilhões de DVDs é pecado horroroso e quase sem possibilidade de remissão. Já para estudiosos do assunto e antropólogos do naipe de Adriana Facina, Roberto Damatta, o tema é um pouquinho mais complexo, pois envolve a cidadania no contexto do universo relacional e seus simbolismos ressignificados e mercantilizados ao sabor das conveniências.
Para bandas como o Metallica e cineastas como Esaad Younis, pirataria é a maior patifaria e para o Radiohead é apenas a democratização de bens culturais apropriados, reciclados e ressignificados pela indústria cultural, não estão nem aí!
Para o Governo americano, o pirata Julian Assange merece a pena de morte, mas para muitos entre os quais eu me incluo, o wikileaks prestou um grande favor a humanidade. E o que dizer do Partido Pirata, que já o terceiro  mais mais popular da Alemanha? Hummm num sei!? E os piratas Anonymous hackers ? Ah, esses são glamurosos diriam aquelas que se descabelam ao descobrir que a empregada também tem uma calçinha victoria secret (pirata). 

O fato é que o tema vai além das babozeiras como, DVD pirata estraga aparelho, estrelas de cinema vão passar fome, a qualidade não é boa etc e etc...
Não está claro o que a Nike, pensa sobre os tênis pirateados no Parí e vendidos por 8% do valor de um original, mas as famílias -que vivem com 3/4 de um salário mínimo- devem se sentir "ressignificadas" com a versão vendida no Brás, do simbólico tênis, que proporciona a eles, aquilo que Damatta trata como sendo o mais atávico dos sentimentos humanos: "O pertencer".

Imagino que a nike não se preocupe muito porque deve intuir que uma família que passa o mês com R$200,00 não vai poder ir ao Pátio Higienópolis comprar um tênis por R$650,00.
E as operadoras de TV a cabo que cobram aqui a 2ª tarifa mais cara do sistema solar? Após anos de guerrilha com as favelas que pirateavam o sinal, elas criaram planos acessíveis para estes diferenciados e por certo estão lucrando, ou não?
Apesar de todo o terrorismo a respeito da pirataria que diz que há criançinhas morrendo sufocadas com peçinhas que se desprendem de brinquedos pirateados, cineastas e estrelas passando necessidades em suas mansões com cinco picinas em Hollywood, bla, bla, bla..., não parece que a questão seja tão ...(continua)