segunda-feira, 4 de julho de 2011

A "cura" do envelhecimento

A primeira pessoa a viver até os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer.
Se as previsões do Biomédico gerontologista Dr.Aubrey de Grey, cientista-chefe de uma fundação dedicada a pesquisas da longevidade estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu.
Em poucos anos, os médicos poderão ter à mão todas as ferramentas necessárias para "curar" o envelhecimento - extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente.
Ele descreve o envelhecimento como o acúmulo de vários danos moleculares e celulares no organismo. "A ideia é adotar o que se poderia chamar de geriatria preventiva, em que você vai regularmente reparar o danos molecular e celular antes que ele chegue ao nível de abundância que é patogênico", explicou o cientista, cofundador da Fundação Sens (sigla de "Estratégias para a Senilitude Programada Desprezível"), com sede na Califórnia.
"Eu diria que temos uma chance de 50 por cento de colocar o envelhecimento sob aquilo que eu chamaria de nível decisivo de controle médico dentro de mais ou menos 25 anos", disse De Grey numa entrevista antes de proferir uma palestra no Britain's Royal Institution, uma academia britânica de ciências. ...(leia mais)

Acabei me lembrando de um documentário do History Channel sobre o assunto.