sexta-feira, 13 de junho de 2008

Em busca dos ETs

Quem faz aniversário hoje é a sonda Pioneer 10 que foi lançada em 13 de junho de 1983, época em que eu vi pela primeira vez um computador (num banco francês que parecia um guarda roupas de casal) e eu ainda não gastava tempo e energia com sondas e perguntas sobre a imensidão...
A Pionner partiu em busca de seres de outros mundos para entregar a eles uma mensagem do homem que habita a terra e levou, uma placa de ouro que descreve o Homem, nossa aparência, a localização da terra e a data em que a missão começou.
Por ter sido idealizada para viajar “eternamente” para fora do sistema solar, a Pioneer 10 não é movida por energia solar e sim por calor decorrente da desintegração de radioisótopo, sistema que foi decaindo até cessar as transmissões de dados para a terra. O último contato foi em 2003 quando ela já estava a mais de 12000 bilhões de quilômetros da Terra, além do cinturão de asteróides, de Júpiter e de Plutão. Algo como 85 vezes a distância entre o sol e a terra.
De acordo com os engenheiros da NASA, a Pioneer vai continuar silenciosamente a sua jornada como um navio fantasma rumo ao desconhecido e daqui a dois milhões de anos ela chegará ao centro da constelação de touro que fica a 68 anos-luz, daqui. Talvez até lá a saudação aos povos extraterrestres idealizada por Carl Sagan seja encontrada por alguém, heim ?
Mas não é só isso. Esta que foi uma das mais bem sucedidas missões exploratórias da NASA. Foi a primeira nave espacial que fez observações e transmitiu imagens em primeiro plano de Júpiter e informações sobre seus campos magnéticos e constatou que Júpiter era gasoso.
Feliz Aniversário e boa viagem, Phoenix !
Fonte: http://search.nasa.gov/search/search.jsp?nasaInclude=pioneer+10

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A "Nova Luz" - Afogando em lixo


Em meados do ano passado a prefeitura de São Paulo anunciou o projeto Nova luz (clique aqui e veja que interessante) que ressuscitaria o degradado bairro da Luz. Seria "uma das maiores intervenções urbanas já realizadas em São Paulo, numa área que envolve aproximadamente 225 hectares de um bairro estigmatizado". Prenunciando o fim da cracolândia, foi dado o pontapé inicial com o fechamento de alguns "hotéis" e fiscalização de funcionamento de vários estabelecimentos com apreensões de mercadoria etc. Passado aquele momento inicial de publicidade, TV's, etc..., a impressão foi de que o rítmo arrefeceu pelo menos para os moradores do bairro que conhecem bem a realidade.
Por outro lado também não é justo esperar que o poder público resolva todos os problemas. A situação do lixo nas ruas e no entorno da belíssima estação da luz -por exemplo- não é um problema exclusivo das autoridades que, claro, não vivem na luz e nem lançam dejetos na via pública. (basta ir ao Jardim Paulistano onde a grande maioria deles vivem, para ver que beleza de bairro).
Alguém já disse que o Brasileiro mediano, típico mesmo é um sujeito engraçado: joga lixo nas ruas durante o dia entupindo bueiros e quando chega a chuva da tarde que inunda tudo, dirige-se ao boteco mais próximo para entre um gole e outro falar que o governo, prefeito, presidente, etc, não fazem nada contra os mosquitos, as enchentes, bla,bla,bla.. Não estou aqui a dizer que as autoridades não tem sua contribuição nas mazelas, mas não são os únicos e nem podem sozinhos resolver todos os problemas causados por milhares de pessoas sem a mínima noção de cidadania.
Durante alguns dias dediquei-me a coletar cenas/ fotos da absurda situação do entorno da Estação da Luz, recentemente restaurada. São 82 fotos que ilustram a inacreditável precariedade sanitária que faz a Av. Casper Líbero parecer um LIXÃO em pleno dia. Houvessem urubús no local, o quadro seria completo. Nessa avenida, nos últimos 300 metros (único bloco) que antecede a estação, converteu-se há muitos anos em local de desova: Móveis, roupas, vasos, pias, tijolos, cachorro morto, restos de construção, toneladas de lixo orgânico dos bares e restaurantes, edifícios etc... Para ver mais fotos , clique aqui
Tudo isso começa a ser depositado na pobre avenida às 7 horas da manhã sem cerimônia e continua por todo o dia, sem que nenhum fiscal ou agente do serviço público compareça para coibir. Assim, por volta de meio dia as montanhas de lixo muitas vezes, atingem mais de um metro de altura. Para piorar vêm os catadores de latinhas e outras pessoas que vivem do lixo e começam a rasgar os sacos e a revirar tudo de tal maneira que por volta de 1:00 hora da tarde a rua fica tomada pelo lixo, chorume, moscas e às vezes ratos, até à meia noite quando vem a força tarefa da prefeitura desobstruir e lavar a rua.
Em volta da estação durante todo o dia são encontrados sacos e montanhas de lixo (conforme se pode observar em todas as fotos) que se acumulam em volta da estação dando a sensação de que se está num lixão, porque não se respeita o horário para colocar o lixo na rua. É notório também que os passantes "se livram" do lixo no último quarteirão antes de adentrarem a estação, jogando na rua, porque varias razões como: falta de educação, ausencia de lixeiras que são destruídas pelos vândalos no mesmo dia que são instaladas e quando tem, são diminutas para as toneladas de lixo.
A impressão geral é que a prefeitura desistiu daquele quarteirão, porque não se nota nenhuma ação para resolver isso. Não acho que a prefeitura seja responsável direta pela situação. Não é isso, mas de alguma maneira, por essa área ter sido abandonada por anos seguidos e compreendida como “desova”, aterro sanitário ou depósito de lixo 24 horas, haveria de ser pensada como um caso à parte e estudadas soluções adequadas dado a especificidade daquele bloco pois, desconheçe-se um quarteirão que produza toneladas de lixo diariamente. São milhares de pessoas rumo à estação que vêem nesse quarteirão sua última chance de jogar o lixo fora, porque sentem que já estão num chiqueiro então um lixinho a mais... Há entidades como o Viva o Centro que desenvolve ações locais porém uma única vez que tentei conversar com pessoas e comerciantes da região sobre nos organizarmos para isso não obtive nenhum retorno ou entusiasmo pela idéia. Todos disseram que "que não tem jeito."
Nesse processo de revitalização da Luz existem problemas vários de resolução demorada e nesse caso a prefeitura e demais entidades e a população podem se justificar, mas montanhas de lixo largadas durante o dia a céu aberto, no coração da cidade e ainda por cima antes do horário previsto em lei é um problema de saúde pública que pode ser solucionado em poucas semanas se houver vontade e envolvimento de todos. Afinal de que adiantou a restauração da estação centenária e a inauguração do Museu da língua portuguesa se estão adornados por lixo o dia todo?
O Pior é que de tanto conviver com a situação, ninguém mais nota a anormalidade. Vira uma coisa "normal" sair pulando e desviando do lixo pra se chegar ao Museu High tech.
Tempos atrás, a praça Roosevelt estava tão degradada quanto e se reergueu totalmente a partir da ação local das pessoas que se organizaram. Um bom exemplo. Que tal ?
Também, se o poder público comparecer com um sistema de coleta adequado às necessidades singulares e principalmente medidas inibidoras contra aqueles que insistem em depositar o lixo na via pública antes das do horário previsto, seria de grande ajuda. Diria que, se o poder público comparecesse com medidas coercitivas na mesma intensidade, freqüência e energia usada na apreensão de mercadorias dos ambulantes, na mesma quadra, as coisas estariam infinitamente melhores, com toda certeza.
Então, a insistência em expor o problema e tentar despertar as pessoas para o fato de que isso não pode ser aceito como normal. Não podemos nos acostumar com calçadas úmidas o dia todo e montes de lixo por todo o lado porque não estamos mais na idade média. É necessário criar uma associação de moradores e solicitar a fiscalização da prefeitura, etc, mas como está, não pode ficar.

Clique sobre as fotos para ampliar

Esse é um ano de eleições e oportuno para conseguir atenção dos político ávidos por votos. Vamos valorizar nosso voto. Passe essa idéia à frente, vamos fazer isso chegar às TVs, jornais, subprefeitura, etc.
PS: Contribuições e/ou atualizações sobre esse assunto serão bem vindas !
Se você chegou até aqui passe essa idéia adiante e vamos nos indignar contra essa sujeira.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Por que ler é fundamental


"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."
Paulo Freire
Fonte: Uol educação
Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliado do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.
Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.
Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.

Um desfile de palavras vazias?

É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se torna apenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante de olhos tão passivos, quanto sonolentos.
O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência.
Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção.
* Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação de professores no Estado de São Paulo.




domingo, 8 de junho de 2008

A tática dos BRIC

Ótimo texto do Celso Amorim, na Folha de hoje, explicando o papel diplomático dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) no cenário diplomático internacional (clique aqui).

...Há consenso entre os Brics de que é fundamental levar a bom termo um processo abrangente de reforma da ONU, de modo a mantê-la no centro da ordem mundial que desejamos. Postergar indefinidamente a reforma, inclusive a do Conselho de Segurança, agravará o risco de erosão de sua autoridade.

...OS BRICS estão na moda. A sigla, criada por analistas financeiros, estava associada sobretudo ao impacto que o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China tem -e terá cada vez mais- na economia global. Com quase metade da população mundial, 20% da superfície terrestre, recursos naturais abundantes e economias diversificadas em ritmo sustentado de crescimento, era natural que fossem considerados grupo de indiscutível peso econômico, equivalente hoje a 15% do PIB mundial.

...As Nações Unidas são o único espaço político que incorpora todos os diferentes sistemas de valores. Há consenso entre os Brics de que é fundamental levar a bom termo um processo abrangente de reforma da ONU, de modo a mantê-la no centro da ordem mundial que desejamos. Postergar indefinidamente a reforma, inclusive a do Conselho de Segurança, agravará o risco de erosão de sua autoridade.

Novos tempos

Essa me surpreendeu. Olhem só que Interessante: Saiu na PC World -quem diria!-, que o canditado democrata à presidência dos Estados Unidos Barak Obama, disse que se eleito vai adotar o software livre "Open Office," como ferramenta oficial do serviço púlico federal americano e cita o Brasil como uma país previdente e líder na utilização de software livre nas escolas. Para ver a materia completa (em inglês) clique aqui.