sexta-feira, 6 de março de 2009

A quem serve a mídia do Brasil?

Eis uma matéria para lembrar, Mino Carta; A quem serve a mídia do Brasil? que saiu na última Carta Capital. Essencial para quem se interessa pela história do Brasil sob a perspectiva jornalística. Rápidas e precisas palavras que iluminam...

"Há muitos anos, um ilustre jornalista usou de suavidade ao falar da ditadura nativa. Comparou-a com as outras do Cone Sul e decidiu ter sido bem menos feroz por ter matado um número menor de desafetos. À época, não houve reações. Talvez o profissional em questão tenha menos leitores do que imagina e do que imagina quem lhe dá guarida.
Que lições tirar do confronto? Na Argentina, um quinto da população brasileira, morreram 30 mil pelas mãos dos ditadores. No Chile, atualmente 16 milhões de habitantes, morreram cerca de 10 mil. No Uruguai, que não chega a 4 milhões de habitantes, 3 mil. No Brasil, algo mais que 400. Como disse o juiz de um filme sobre o processo de algozes nazistas, o assassínio de um único cidadão por agentes do Estado já configura ofensa imperdoável à humanidade." Certo gênero de comparação serve apenas a solertes revisionistas. Não cabem dúvidas de que, caso a ditadura verde-amarela julgasse necessário, torturaria e mataria muito mais ...(leia mais)

quinta-feira, 5 de março de 2009

Deputado da Califórnia propõe legalização de maconha para reduzir déficit

Da BBC
Um deputado estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentou um projeto de lei que prevê a legalização da maconha e cobrança de impostos sobre sua venda, em uma tentativa de ajudar a reduzir o alto déficit do estado.
A utilização medicinal da maconha já é legal na Califórnia, mas a nova legislação iria além disto, permitindo o uso da substância para ...(leia mais)

O Big Brother

O apresentador do famigerado “Big Brother Brasil”, atração do "Jornalismo" da Globo, Pedro Bial deu uma entrevista pra lá de longa e explicativa ao Maurício Stycer, do iG, informando coisas como “eles são bons atores, têm momentos de Sarah Bernhardt” e “Ralf e Milena fazem sexo com regularidade”.
De sua parte , questiona, “o que eu sou? Jornalista, apresentador de telejornal? Ou do entretenimento? Eu sou as duas coisas… O Big Brother me libertou” vaticina.
Quem tiver interesse em entender porque o programa é um acachapante fenômeno comercial e como ele (Bial) se vê dentro do projeto, a entrevista compõe-se de cinco partes recheadas de explicações "cabeça" e pode ser lida aqui.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Quando fumar era bom para saúde

Curioso este cartaz dos anos 1950, que é parte de uma série de anúncios americanos daquela época em que se dizia que fumar era bom para a saúde...