terça-feira, 4 de outubro de 2022

...não é Corinthians x Palmeiras. É sobre o futuro!

Com a eleição de 27 senadores bolsonaristas, abre-se a possibilidade do país virar uma republica retrógrada e hipócrito-religiosa caso Boçalnaro se reeleja, porque depois de comprar a câmara com o orçamento secreto, o senado é que segurava um pouco ainda os desvarios boçais, mas se por acaso o Boçal se reeleger, o que espero que não aconteça, aí ele teria maioria total nas duas casas que sempre foi o sonho dele: Se tornar o “ditador eleito” que sejamos honestos, sonho que ele nunca escondeu.

Com maioria nas duas casas ele muito provavelmente conseguiria aprovar o impeachment de ministros do STF e também alterar a constituição para aumentar o número de ministros no STF para 15 e dominar o judiciário também, como aconteceu na Hungria, Rússia, Filipinas, Turquia, Polônia e Venezuela, cujo modelo que aliás, ele insiste em colar na esquerda quando na verdade é o seu modelo. Desse modo, assim, que conseguir maioria absoluta no STF e se livrar de vez do último freio constitucional, estaria com o caminho aberto para se entronizar como imperador do país.

Passo seguinte virá por gravidade que é se tornar ditador disfarçado de presidente como o Erdogan na Turquia que está presidente há quase 20 anos, só para ficar em um exemplo de país em que a câmara/senado e judiciário são controlados pelo executivo que sufoca a oposição e o contraditório. Aliás, não é à toa que Boçalnaro tem como ídolo os mandatários de Hungria, Polônia etc...

Uma vez esmagado todo o sistema de pesos e contrapesos que equilibram o sistema democrático, começam os desaparecimentos/assassinatos envenenamento de opositores e o completo silenciamento do contraditório e a instauração da ditadura disfarçada de democracia como acontece atualmente nesses países que o Boçal admira, já que nenhum presidente de pais avançado, civilizado e democrático lhe dá moral ou conversa.

Assim morrem as democracias nos tempos atuais segundo o estudioso Steven Levitsky; corroídas por dentro. Este é o plano macabro em curso no Brasil e o Boçal nunca escondeu isso inclusive dizendo que a ditadura militar de 1964 devia ter matado uns 30 mil e não apenas 600.

Ainda há tempo de salvar o Brasil desta catástrofe, derrotando este plano e elegendo Lula, que também não vai conseguir fazer grandes coisas com um congresso dominado por boçais e extremistas auto-proclamados evangélicos, mas poderia como contrapeso salvar a democracia e o Brasil, porque repentinamente muitas pessoas estão sem noção do que realmente está acontecendo e agem como se estivessem fanatizadas e se divertindo em um jogo de futebol tipo Corinthians x Palmeiras quando o que realmente está em jogo é a democracia e o futuro do Brasil.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

divagações

“Eu adoraria acreditar que quando eu morrer, eu vou viver outra vez. Que alguma parte pensante, sensível e memorável de mim continuará. Mas por mais que eu queira acreditar nisso, e apesar de antigas tradições culturais mundiais falarem sobre vida após a morte eu não sei de nada que possa sugerir que isso é mais do que simplesmente pensamento positivo. O mundo é tão primoroso, com tanto amor e profundidade moral que não há razão para nos enganarmos com histórias bonitas para as quais existem poucas evidências boas. Parece muito melhor para mim, em nossa vulnerabilidade olhar a morte nos olhos. E ser grato todos os dias pela breve, mas magnífica oportunidade que a vida nos dá.”

(Carl Sagan na Revista Parade, em março de 1996).