sábado, 31 de janeiro de 2009

Juristas e Bailarinas

Ridículo é um partidario do -vejam só!- primeiro ministro da Italia Don Berlusconi, sentar sobre o rabo e pretender posar de modelo de retidão... Afff!
Ironizando o trabalho de juristas brasileiros, ao comentar o refúgio político concedido ao ex-militante de esquerda Cesare Battisti, o deputado facistoide Ettore Pirovano, do partido conservador Liga Norte disparou: "Não me parece que o Brasil seja conhecido por seus juristas, mas sim por suas dançarinas." ...(continua)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Serra do Roncador


Acabo de voltar da Serra do Roncador que fica em Mato Grosso, próximo de Xavantina. Na verdade esta serra começa a uns 70 km de Barra do Garças e se estende até a Serra do Cachimbo no Pará. Há tempos, eu queria conhecer, mas nunca tinha pintado oportunidade. Foi para lá que o lendário oficial britânico Percy Fawcett em 1919, na companhia de seu filho e de alguns carregadores, comandou uma expedição rumo a nada menos do que o centro da Terra. Aliás, lá mesmo fiquei sabendo que esta intrigante historia, finalmente vai ser filmada aqui mesmo no Brasil com o Brad Pitt.
Chegando lá, de cara conheci pessoas muito bacanas de Jandira-SP, que estavam já acampadas na casa do Guia Maurinho que é um sujeito nota 1000. Morador da Serra, bom mateiro e devoto do lugar, nos proporcionou um passeio incrível que só serviu para atiçar o desejo de conhecer mais. Durante a estadia lá, caminhamos muito, escalamos, vimos paisagens deslumbrantes e as tocamos e cheiramos...
É uma grande diferença poder tocar e sentir o cheiro das coisas porque é um complemento essencial à visão de um lugar. Para ver algumas fotos cedidas pelo Ralph & Sinara, clique aqui.
O nome Roncador é devido ao barulho do vento filtrado pelos enormes totens de arenito, imponentes, belos e, segundo muitos, mágicos.
Para lá vão pessoas de todos os lugares em busca do portal magnético que daria acesso aos avançados mundos intraterrestre e extraterrestre. Certo dia, diante do meu ar cético alguém me perguntou o que me levou ali, e eu disse que era a curiosidade e o desejo de me embriagar da natureza, contemplar, meditar... e, se possível, encontrar alguma pista sobre o sentido da vida... Então ele disse que não tinha a menor importância se eu acreditasse ou não no funcionamento do portal, porque eu já estava na fita, porque ele ja tinha identificado em mim, "muita luz." Agradeci e fiquei pensando como seria isso.
Ainda quero voltar lá com mais preparo, pois é necessário muito tempo para chegar até as cavernas e rios subterrâneos. O próprio guia nascido ali, tem 47 anos e disse que conhece apenas uma ínfima parte. Credito este passeio ao meu irmão caçula Ralph que me apanhou desprevenido e fui assim de última hora.
Ao assinar o livro de visitas, vi que até o Armstrong (primeiro homem a pisar na lua) passou por lá. Na hora de ir embora, nossa comida era nenhuma e fomos convidados por outro grupo a unir as barras de cereal remanescentes, com o macarrão deles que me pareceu o mais gostoso da terra.
Na despedida, mergulhamos todos numa lagoa quente para restaurar as articulações.
Para quem quiser conhecer, o ponto de partida é procurar pelo Mauro na pequenina e simpática, Vila dos Sonhos cortada pela Br158.