sábado, 21 de março de 2015

O povo vai bem(?), mas o Brasil vai mal

O Brasil progrediu um pouco nos últimos 10 anos (e chegou até a ser o queridinho da vez da finança mundial por algum tempo), mas agora chega né?!  Hora de andar para trás novamente. Somos um país ciclotímico que avança um passo e retorna dois num ciclo de auto-sabotagem constante comandado pela nossa elite escravagista, reacionária, e extemporanêa.
Nosso Brasilzão católico véio de guerra, um país de matriz conservadora até a medula e escravocrata *distraido /desentendido, está agora cindido ao meio, não mais para disputar título de honestidade ou coisa assim, mas para provar que agora sim todos somos corruptos. Explico: Durante muitas décadas a esquerda combatia a casa grande, os conservadores, acusando-os de corruptos, atrasados, escravocratas, patrimonialistas.  Agora o Jogo se inverteu; Ao chegar ao poder em 2003 a esquerda foi com o tempo perdendo a “castidade” e começou vir á tona, escândalos que antes eram associados às classes dominantes que tradicionalmente, governaram a nação por séculos e este fato, deu a munição conveniente ao argumento nefasto de que políticos e partidos são todos iguais e ninguém presta. Inacreditavelmente esta propaganda colou e hoje estão todos brigando para provar quem é mais ou menos corrupto. Finalmente os conservadores encontraram um discurso (desolador) como que dizendo, tá vendo? Todo mundo é corrupto principalmente vocês que se diziam honestinhos. Agora somos -quase- iguais só que nós temos pedigree, classe, sabemos o nosso lugar e não misturamos as coisas como vocês da senzala. Ato contínuo, tentam também, relativizar  a nomenclatura de esquerda e direita para confundir como se tudo fosse a mesma coisa e assim camuflar comportamentos retrógrados e legitimar a miséria, a concentração de renda, as discriminações, o apartheid social, etc, como acontece com a união supra partidária das bancadas da “bala”, “ruralista” e “evangélica”, mas como ensinou chomsky, não há ainda substitutivo para esquerda e direita para designar -ainda que vagamente-, quem está incondicionalmente alinhado ao lado do capital e a favor da exploração do suor alheio e quem tem um olhar mais humanista sobre ser/estar neste planeta.
Esta tentativa de nivelamento por baixo, serve também para os preguiçosos posarem de inteligentes que dizem que tudo não presta e todos são iguais e com esta tirada esperta, pretendem se destacar e pairar acima dos outros mortais, mas de fato, é apenas um escapismo e uma desculpa pseudo-chique para a alienação e preguiça cívica.
No outro extremos estão os filhos da globo, se matando em manifestações insólitas, para provar quem é menos pior. A senzala ou a Casa grande? Quem rouba mais e melhor? Embora pareça insano, a disputa agora é sobre os desvios alheios. Já nem mais discutimos a possibilidade de retidão. A conversa é só sobre quem são os corruptos mais competentes.
Isto tudo porque as campanhas e a própria manutenção política, nesta democracia de 32 Partidos é movida a caixa dois desde sempre para todos os partidos políticos sem exceção, com a promiscua relação de  orgãos estatais, empreiteiras, etc, sendo que, o que valia sempre, era não deixar nunca aparecer o rabo, que foi que aconteceu nas privatizações, mensalão, carteis do metrô, petrobras etc... e que está agora alimentando o falso discurso da moralidade para objetivos espúrios.
Se quisessem moralizar minimamente esta farra, acabariam com o financiamento privado (doações de campanha) Mas com exceção do PSOL e do PT todos os partidos são contra e os tocadores de panela nem sabem o que é isso. Que moralidade e esta então?  Porque a turma do contra-tudo-isso-que-está-aí, não é minimamente politizada -para além de bater panelas-, e não sabe nada a respeito daquilo que é contra e nem parece interessada em saber. São apenas marionetes arranha-teflon, que enchem as ruas falando do comunismo, da tradição, da família, da propriedade, da roubalheira (dos outros), da venezuela, cuba, bla,bla,bla. rsrs... e assim tudo seguirá do mesmo jeito de sempre. Um passo a frente e dois pra trás!
Surfando nesta onda de que todos são corruptos, turbinada e repisada pela mídia -principalmente o partido que está no poder-,  ressurgiu muito oportunamente o movimento golpista similar ao de 1964, que visa à retomada do poder, sob a desculpa da “moralidade”. Até as faixas são as mesmas, com dizeres da época como, “O Brasil não será uma nova cuba” (risos!), etc... e outras sandices.
O conservadorismo depois de 12 anos engolindo o PT, viu agora a oportunidade de provar que eles (a esquerda), são corruptos também e com a ajuda inestimável do quarto poder (mídia) partiu para o tudo ou nada, aproveitando o momento de debilidade econômica, para virar o jogo a qualquer preço. Então hoje estamos assim: Setores do Judiciário levantam a bola (vazamentos seletivíssimos) o quarto poder amplifica (o mar de lama), jogando no ventilador e a Casa Grande, convoca as manifestações moralistas canalizando a raiva difusa do “povo” do contra-tudo-isso-que-esta-aí, para depor a Presidente eleita como se contra ela pesasse alguma acusação do ministério público.
Desta irracionalidade sinistra, que bem poderia se chamar a guerra de excrementos, claro não poderá vir nada de bom, pois o país está indo à breca e ninguém ganha. Todos perdem. Mesmo que os conservadores consigam efetivar o golpe branco, como vão governar depois? Além disso, as medidas econômicas corretivas possíveis, é o remédio amargo único de tempos neo-liberais e que já está sendo administrado e assim, seja lá quem vencer a guerra do quem é mais corrupto, o remédio será o mesmo.
Rapina á vista;  Empresas transnacionais e outras nações mais bem organizadas mentalmente já estão se assanhando e lambendo os beiços para o pré-sal e outros despojos que virão na esteira desta luta fratricida.
Chega a ser cômico ver as “afinidades”  dos grupos na peleja: de um lado estão o que se poderia chamar genericamente de esquerda mais os movimentos sociais MST, etc, sindicatos, CUT e setores mais intelectualizados, simpatizantes dos direitos humanos e o que sobrou da militância de esquerda.  Do outro lado ficaram os endinheirados, brancos conservadores, a mídia, e uma massa disforme inteligentemente orquestrada anti-tudo-isso-oque-está-aí composta de –pasme- grupos fascistas, simpatizantes da volta do militarismo, anticomunismo, anti-gays, anti-qualquer progressismo como implantação de ciclovias (coisa de petista), proteção dos trabalhadores domésticos, adoção de cotas, bolsa família (que chamam de esmola) etc, e etc.
A âncora do movimento é a criminalização da  esquerda como sendo a mais corrupta da galáxia e todo tipo de maledicência delirante como, querer o fim da família, através da cartilha gay nas escolas, transformar o Brasil numa cuba e/ou venezuela, tomar as propriedades, impedir o agronegócio, comer criancinhas, blábláblá...  
Inacreditável como esta salada vencida, mas bem reembalada está sendo vendida/consumida, como novidade resgatadora na forma de indignação e “Manifestação pelo fim da Corrução”. Incrível o poder da mídia sobre os corações e mentes, sobretudo em nosso país que apesar de continental tem uma única TV que é ao mesmo tempo os olhos e ouvidos da nação e um poderoso tentáculo do conservadorismo.
Depois que a Globo se animou e encampou a batalha, já não se duvida de mais nada e parece nem mais haver ilusões de que um dia veremos um país mais bacana e menos desigual.
Devíamos estar lutando por um país melhor, mais fraterno e menos injusto, mas estamos desperdiçando tempo e energia com esta  “peleja”.  Tudo porque o conservadorismo está com muito medo de que Lula se candidate em 2018. Pensam que a chance de o derrotarem, é agora ou nunca, instituindo um 3º turno disfarçado de "guerra á corrupção" (dos outros)!
Assim, de uma só vez uniram-se todas as forças do atraso, para inviabilizar este governo (e o pais?) direcionando este fluxo caudaloso, para a retomada do poder e se possível derrubá-lo e manter o Michel Temer como uma espécie de Sarney-Provisório até 2018 quando então poderiam colocar a outra mão na Taça com ares de legalidade. Porém há o risco real de que se a presidente cair, o vice Michel Temer também caia por impugnação de chapa e nesse caso o presidente da câmara Eduardo Cunha (investigado na lava jato) assumiria com risco de também ser cassado juntamente com o presidente do senado que também está na lista do MP e aí seria o samba do criolo-doido-sucessório...  Diante deste imponderável, -e sabendo que os militares não estariam interessados em intervir-,  alguns estrategistas da direita defendem a tática de manter o governo continuamente sangrando até 2018 (e o país também?), através do esquema atual e 
que está dando muitíssimo certo com setores do judiciário e PF que continuariam escamoteando o que não favorece o golpe e vazando seletivamente “suspeitas” a conta-gotas contra o governo. Na outra frente, as bancadas conservadoras e “temáticas” no congresso prosseguiriam defendendo os valores da família contra os progressismos dos costumes, dos comunistas, etc, associados ao PT, e finalmente, a mídia com papel de destaque nesta cruzada, seguiria amplificando e turbinando tudo isso, negativando expectativas e jogando no ventilador e nos lares após o jantar. Servido este coquetel,  os endinheirados mais a turma intermediaria com varanda-gourmet, organizam a indignação  da turba/milk-shake dos “contra-tudo-isso-que-está-aí ” na esperança de retomar -no grito- logo o poder que sempre foi deles, com exceção de alguns breves soluços/momentos na historia (Getúlio, Juscelino, Jango, Lula...)   Que foram duramente combatidos quando não defenestrados.
Resta agora saber se a internet fará a diferença desta vez, embora o que interessa mesmo é a economia. Se a economia estivesse indo bem, ninguém iria ás ruas por nenhum motivo, mesmo insuflados pela mídia, como aconteceu com Lula em 2006, mas com a economia cambaleando, ninguém suporta ouvir que milhões estão sendo desviados aqui e acolá.
A esquerda e o PT precisam encontrar tempo e espaço para auto-crítica, reconhecimento dos erros e mudança de rumo, no lugar de usar todo o tempo e energia se defendendo, porque a grande massa do contra-tudo-isso-que-está-aí já está cansada da polarização ricos x pobres e quer mesmo é novidade. E de novo até agora só teve mesmo, a manifestação frankenstein, alcunhada de  "Manifestação contra a corrupção" e contra-tudo-isso-que-está-aí, seja lá o que isso signifique.

domingo, 15 de março de 2015

Trocando o bolo ao invés de eliminar as moscas.

Nunca vi o Brasil tão baixo astral assim desde 1982. Estamos paralisados por um movimento de falso moralismo da direita retrograda que aposta no quanto pior melhor para retomar o poder.
Parece que houve uma despolitização e deseducação muito grande em relação à época da redemocratização do país, o que fica claro nas manifestações com –pasme- pessoas e grupos clamando pela volta da ditadura militar e outras pérolas como vi agora a pouco numa faixa: “pelo fim do Supremo e do Governo Só queremos Ministério publico e Policia federal” (rir ou chorar!?), mas o mais desalentador é ver em curso o processo de auto-sabotagem da nação, através da canalização da raiva para lugar nenhum, ou para todo lado..., paralisando a economia e o país, como se isso fosse levar a algum lugar, porque embora todos sejamos contra a corrupção e baixa politicagem, não será pela autofagia e irracionalidade, que vamos mudar as coisas, mas as pessoas parem ter preguiça de pensar e acham mais fácil eleger um bode expiatório, o que é bem explorado/capitalizado pela mídia e os inconformados com o resultado das últimas eleições e saem por aí replicando palavras, frases, ideias sem nenhuma reflexão.
Causa espanto, ver que as pessoas estão indo à Rua para derrubar a presidente eleita, ao invés de exigirem do congresso uma mudança de postura e as reformas que o país precisa.  Preferem ser manipulados contra a presidente, como se houvesse uma única acusação do ministério público contra ela, ou como se a corrupção fosse algo novo e exclusivo de um partido, esquecendo-se que a matriz dos nossos problemas são desde sempre, o não enfrentamento da reforma política, para desencorajar a corrupção, extinguir privilégios, como foro especial para políticos, etc.
Em outras palavras, preferem trocar o bolo a eliminar as moscas, donde se conclui que a "moralidade" é só um pretexto para um 3º turno. Pobre país!
Chega a ser risível o presidente do congresso e da câmara, sendo investigados por corrupção, e a indignação e a raiva serem capciosa e desonestamente desviados e direcionados a depor a presidente, sem sequer raciocinarem que eles estão na linha sucessória!? Ainda por cima, não percebem que agindo assim estão transformando o Brasil num Paraguai, onde o presidente é deposto toda hora sem mais nem menos e nenhum respeito às regras institucionais.
A raiva da baixa politicagem e corrupção que deveriam ser canalizadas para mudanças estruturais, como a reforma política, fim do fórum privilegiado, fim do financiamento privado de campanhas, que é a raiz da corrupção, estão sendo direcionadas para derrubar a Presidente e desmoralizar o país, nivelando-o ao nível de uma Guiné Equatorial, Paraguai, etc, por puro ressentimento, sexismo, misoginia, machismo, discurso de ódio e burrice.
Pobre nação, onde as pessoas estão indo a rua se indignar e bater panelas sem saber pra quê?  Querem derrubar a presidente, sem nem sequer saberem o que vem depois, o custo e as consequências da quebra das regras eleitorais instituindo o "terceiro turno" a fórceps !?   É inacreditável a burrice. 
Não conseguem ver que não há nenhum valor prático em bater panelas, derrubar uma presidente e manter as mesmas regras e corruptores nos seus devidos lugares. Além do quê, há uma quase total ignorância sobre o que é “república” e as regras constitucionais, federação, divisão de poderes, etc.  Hoje a presidente é crucificada por coisas como buraco na calçada, até a falta de médicos em hospitais estaduais e a seca no sudeste. Tudo ficou tão patético de repente... É o vale tudo para depor a presidente, mulher que ganhou do playboy ungido pelas elites. (Haja misoginia incrustada no inconsciente coletivo deste nosso Brasil!)  Bem poderiam acatar as regras do jogo e tentar novamente em 2018 ao invés de incendiarem o país para desfechar o golpe branco com o auxilio do quarto poder.
Perdeu-se a noção completamente e isso tem sido amplificado pelos bem nascidos e a mídia gorda que em tese, deveriam conduzir o país por caminhos melhores. Para piorar, os ressentidos que perderam as eleições resolveram se vingar, e juntamente com a irmã siamesa mídia, espalham mentiras, incentivando desonestamente a irracionalidade e indignação, para cima da presidente, mesmo sabendo que ela não é culpada, mas não importa. O que importa é dar o golpe, é destituir o partido vencedor das últimas eleições e depois, foda-se!
O ódio ao PT, aos pobres, nordestinos e às mudanças ocorridas nos últimos anos, não foram digeridas pelos conservadores e os reacionários que agora estão aproveitando o “momento”  para se vingarem,  direcionando contra a presidente, a indignação difusa da população contra a corrupção, “criminalizando” o partido, para feri-lo de morte, apenas por raiva, ressentimento e inveja, mas e depois? O que virá? O PMDB assume de vez. É isso? Justamente o partido, cujos caciques são os maiores suspeitos no escândalo da Petrobrás ? Sério isso? Então onde está a preocupação com a corrupção? Qual a lógica dessa indignação, panelaço então ?
Que país é esse ?
Esta manipulação e o ódio incentivado da mídia/direita cegou as pessoas comuns ao ponto de acreditarem que o maior problema do país é o PT. Passaram a acreditar em bobagens comunistas, entre outras coisas fora da realidade.
Está claro que, o maior problema do Brasil não são os pobres, são os ricos. A elite com poder econômico e político é quem poderia tornar o Brasil um país mais justo e menos desigual, mas não quer, nunca quis. São pessoas narcisistas, pouco cultas, que se acham superiores, que se sentem especiais num país tão selvagem e ignorante, tão desigual. Preferem manter essa distância "do povo" para manter esse sentimento de que são "diferenciadas", privilegiadas... gostam do olhar de admiração, inveja, até de 'endeusamento'... Que as novelas globais e cultura de celebridades, sempre souberam explorar tão bem. Quem realmente pode mudar o país, não quer que ele mude, ou quer “mudar” para ficar tudo igual.
Nunca pensei em jogar a toalha antes, mas confesso que desanimei. Não acho que o Brasil vá ser nada diferente do que tem sido durante a minha estadia aqui na terra.

MANISFESTAÇÃO DE 15/03/15  a favor do Impeachment, da ditadura, do emplastro sabiá e da volta do Nokia com o jogo das cobrinhas