sábado, 13 de setembro de 2008

Eleição Municipal de São Paulo


Pesquisa divulgada hoje revela predomí- nio do poder econômico uma vez que Kassab detém a chave do cofre. impressionante também é a velocidade com que a candidatura Alkmin definha vítima de ardilosa traição em seu próprio partido e -boicotado às escondidas- por um dos cardeais do PSDB, o atual governador do Estado de São Paulo, José Serra. Já Marta, oscila três pontos em relação à última medição, mas mantém folgada liderança sobre os demais. A surpresa ficou por conta da "outsider" Soninha que sabe por dever do ofício, se portar diante das câmeras.

O Ciúme

Pesquisa oferece duas sugestões para que uma relação não seja envenenada pelo ciúme... (continua)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Brasil no relatório "Doing Business 2009" do Banco Mundial.

Muitíssimo interessante (para quem tem paciência de escarafunchar), o relatório Doing Business 2009, publicado ontem pelo Banco Mundial analisando 181 economias quanto ao grau de dificuldade para se fazer negócios. O Brasil está em 125º lugar, atrás de nações como Uganda, Mongólia,Nigéria, Bangladesh, Etiópia , Zâmbia.... Mesmo dentro da América do Sul, o Brasil só ganha de Venezuela (174º), Bolívia (150º) e Equador (136º) em dificuldade para se fazer negócios. Só para ter uma idéia, para abrir e fechar uma empresa no Brasil São necessários dezoito documentos, seis meses para abrir e quatro anos para fechar enquanto que, na Dinamarca por exemplo, são necessário apenas três documentos para abrir em quatro dias e menos de um ano para encerrar (veja mais aqui)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O novo album do Metallica pode ser ouvido no site oficial da banda

O Metallica postou hoje em seu Site, as faixas inéditas "Suicide & Redemption", "That Was Just Your Life", "The End of the Line" e "The Unforgiven III". As músicas fazem parte do novo disco deles, "Death Magnetic".

É Golpe

Clovis Rossi
O que está em andamento na Bolívia é uma tentativa de golpe contra o presidente Evo Morales. Segue uma linha ideológica e táticas parecidas às que levaram ao golpe no Chile, em 1973, contra o governo de Salvador Allende, tão constitucional e legítimo quanto o de Evo Morales.
Os bloqueios agora adotados nos Departamentos são a cópia de locautes de caminhoneiros que ajudaram a sitiar o governo Allende.
Outra semelhança: Allende elegeu-se presidente, em 1970, com pouco mais de um terço dos votos (36%). Mas, três anos depois, sua Unidade Popular saltou para 44%, em pleito legislativo, o que destruiu qualquer expectativa da direita de vencê-lo política ou eleitoralmente.
Foi na marra mesmo, o que deu origem a um dos mais brutais regimes políticos de uma América Latina habituada à brutalidade.
Evo Morales também se elegeu com menos votos do que obteve agora no chamado referendo revogatório, o que demonstra um grau de aprovação popular até surpreendente para as dificuldades que o governo enfrentou desde o primeiro dia, em parte por seus erros e em parte pelo cerco dos adversários.
A luta dos Departamentos pela autonomia, eixo da crise, é também legítima e precede Evo Morales.
Mas passou a ser apenas um biombo para encobrir as verdadeiras intenções, cristalinamente reveladas a Flávia Marreiro, desta Folha, por Jorge Chávez, líder "cívico" de Tarija, um dos Departamentos rebelados contra o governo central: "Se precisar, vai ter sangue. É preciso conter o comunismo e derrubar o governo deste índio infeliz".
Cena mais explícita de hidrofobia e racismo, impossível. Nem o governo nem a oposição no Brasil têm direito ao silêncio, escondendo-se um na não-ingerência em assuntos internos e outra em preconceitos similares.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Grande Colisor de Hádrons (LHC)


O LHC,(Large Hadron Collider), é o maior acelerador de partículas do mundo, instalado em um túnel de 27 quilômetros no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), próximo a Genebra, na fronteira entre França e Suíça. Instrumentado com grandes ímãs supercondutores (cuja operação necessita das baixas temperaturas) tem por objetivo desvendar a última estrutura da matéria, as propriedades das forças fundamentais e as leis que governam a evolução do Universo.
Após quase 15 anos está prestes a entrar em operação como mostra o vídeo a seguir e eu estou particularmente ansioso porque já estou quase desanimando de encontrar o "sentido da vida" rs,rs,rs...! Para ver gráfico ilustrativo clique aqui e, para saber mais sobre o funcionamento de um acelerador de partícula, aqui
Temerosos, grupos de cientistas foram duas vezes a tribunais europeus tentar impedir o acionamento do aparelho mas o astrofísico britânico Stephen Hawking, desmentiu rumores sobre os riscos do surgimento de um buraco negro que acabe com o mundo.
Também, duvida que o experimento mostrará a chamada "partícula Deus" que seria a partícula promordial (partícula Higgs). Cientistas acreditam que ela dê massa a tudo o que existe, e encontrá-la seria crucial para a nossa compreensão do
universo...(continua)



terça-feira, 9 de setembro de 2008

O velho e o novo

Somente 3% dos brasileiros afirmam confiar em outras pessoas contra 65% dos escandinavos e segundo o renomado cientista Fábio Wanderlei da UFMG, se nós não detemos a exclusividade sobre corrupção, pelo menos o título de campeão da impunidade disputamos com fervor. Fábio Wanderlei, é cientista político, doutor pela Universidade Harvard (EUA), é professor emérito da UFMG... (Continua)
E mais sobre o mesmo assunto: Segundo a Contas Abertas, as perdas mundiais com a corrupção já representam cerca de 2% do PIB global, 0,7 ponto percentual a mais que o gasto com a educação para crianças e adolescentes.
Eu estava aqui pensando sobre as coisas que estão acontecendo agora no Brasil. De um lado temos toda uma geração de procuradores, delegados e juizes jovens tentando romper com a tradição de impunidade, e de outro o Brasil antigo que resiste com seus vícios na figura de pessoas atrasadas e grupos de interesses que ainda não conseguem vislumbrar os novos tempos. Esquecem-se da internet e ainda acham que controlar revistas, Tv's e jornais lhes garantem sua versão da realidade. Não caiu a ficha da Web2.0 ainda!
Nessa guerra entre o novo e o velho vale tudo. De factóides diários criados por grande parte da mídia gorda, difamações de procuradores e assassinatos de reputações, até a blogosfera que faz trabalho de formiga enfrentando a banda podre da grande imprensa. Quer um exemplo só ?
Tome-se o caso da recente operação da PF que prendeu o Banqueiro Daniel Dantas e seus associados, flagrados em operações financeiras e conversas criminosas. Passados dois meses, temos a seguinte situação:
- O delegado e auxiliares que comandaram a operação foram afastados estranhamente do caso;
- O Juíz foi achincalhado, por ter determinado as prisões;
- Ambos foram e continuam sendo desmoralizados, por diversos órgãos de imprensa, (com destaque para a revista veja), sobre o uso de carros, declarações, etc..;
- Um Presidente do STF melindrado, achando que sua decisão apressada em conceder o habeas corpus ao banqueiro foi descumprida, correu em conceder o 2º, mesmo diante das novas evidências. (Pede-se não esquecer que o trombadinha que tentou assaltar o ministro até hoje não teve seu hábeas corpus julgado;
- Dá-se ao Ministro Gilmar Mendes, o palanque da indignação contra ações ditas policialescas e passa-se a impressão de que todos estamos correndo perigo;
- Ao mesmo tempo, o Sr.Daniel Dantas ganha foro privilegiado, não pode ser preso em nenhuma hipótese, mesmo que apanhado com o dinheiro nas mãos;
- Os desafetos de Dantas, aqueles que o investigaram, denunciaram e esclareceram seus esquemas, foram afastados dos seus cargos. Dentro da PF e da Abin, Dantas não tem mais adversários no comando;
- Esqueceu-se o caso principal: Onde estão as mesmas páginas de jornais e revistas a investigar Dantas, suas empresas e suas ações?
Há uma completa inversão de valores, onde os acusados estão em paz, e os acusadores estão no inferno, acusados agora de fazerem escutas ilegais, usarem algemas indevidamente, etc...
O Foco mudou completamente. Agora o assunto é escuta ilegal, etc e etc para desviar atenção do verdadeiro problema que é a impunidade, a empulhação e a promiscuidade entre setores do poder público e privado na proteção de interesses comuns e que querem impedir e/ou retardar o nascimento do “novo.”
A respeito desses acontecimentos, alguém já disse: “Se este conjunto de fatos não estão ligados, a lógica perde um grande admirador.”

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal... (Continua)

Crise institucional ou luta pelo poder?

Paulo Moreira Leite
Pelo menos um jurista de envergadura nacional disse ao blogue que se sentiu constrangido diante da reação de Gilmar Mendes, presidente do Supremo, diante da descoberta de que sua conversa com um senador foi grampeada.
O caso precisa ser investigado e seus responsáveis precisam ser julgados e punidos. O país não pode conviver com agentes secretos – sejam da categoria 007, sejam da categoria agente 86 – que não respeitam a lei nem os direitos do cidadão.A investigação não irá a lugar nenhum, porém, se for tumultuada por uma luta por espaços de poder.
Parece natural que Gilmar tivesse uma reação indignada.
Mas ele foi além. Cobrou providências do presidente Lula, em público. Exigiu ser recebido em audiência no Planalto. Em tom de desafio, disse que “nesse caso o próprio presidente da República é chamado às falas, ele precisa tomar providências. ”
Mais tarde, enquanto Lula se reunia com a Coordenação política no Planalto, os ministros do Supremo enviaram uma mensagem ao presidente, no mesmo tom.
O sentido da mensagem era claro: o STF queria cabeças.
Embora o governo tivesse iniciado uma sindicância para apurar o caso e punir os responsáveis, o presidente do STF e os ministros mandaram dizer que não bastava.
Será certo? Esta é a pergunta.
Gilmar Mendes é considerado uma das maiores autoridades em Direito Constitucional não só do Brasil nem da América do Sul — do planeta.
Em minha suprema ignorância (tão suprema que escrevo com minúsculas) estamos falando de uma questão terrestre: separação de poderes, base do regime democrático.
Não tenho a menor competência para discutir questões jurídicas. Embora muitas decisões recentes do presidente do STF sejam contestadas entre seus próprios colegas, estamos falando de outra coisa.
A discussão é política.
Se o Judiciário tem suas prerrogativas, o Executivo também tem.
Vamos imaginar o contrário. Por exemplo: de repente, um membro do Judiciário é apanhado cometendo uma falta grave e aceita um favor indevido.
(Não é comum, mas tem acontecido. Basta ler os jornais. Temos até um punhado de juízes na cadeia.)
Seguindo em nossa ficção: o presidente da República, indignado e inconformado, decide interpelar o Supremo. Cobra providências.
Exige o afastamento dos Meretíssimos sob suspeita. Em solidariedade, o Ministro da Justiça dá declarações no mesmo sentido.
Claro que isso não iria acontecer.
Mas se acontecesse, o presidente da República seria acusado de provocar uma crise institucional.
Não é engraçado?

domingo, 7 de setembro de 2008

Eleição Municipal de São Paulo

Vish ! O segundo lugar na eleição de São Paulo já embolou com Kassab e Alkmin enquanto a Marta mantem folgada dianteira segundo pesquisa do datafolha divulgada hoje.