quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Grande Colisor de Hádrons (LHC)


O LHC,(Large Hadron Collider), é o maior acelerador de partículas do mundo, instalado em um túnel de 27 quilômetros no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), próximo a Genebra, na fronteira entre França e Suíça. Instrumentado com grandes ímãs supercondutores (cuja operação necessita das baixas temperaturas) tem por objetivo desvendar a última estrutura da matéria, as propriedades das forças fundamentais e as leis que governam a evolução do Universo.
Após quase 15 anos está prestes a entrar em operação como mostra o vídeo a seguir e eu estou particularmente ansioso porque já estou quase desanimando de encontrar o "sentido da vida" rs,rs,rs...! Para ver gráfico ilustrativo clique aqui e, para saber mais sobre o funcionamento de um acelerador de partícula, aqui
Temerosos, grupos de cientistas foram duas vezes a tribunais europeus tentar impedir o acionamento do aparelho mas o astrofísico britânico Stephen Hawking, desmentiu rumores sobre os riscos do surgimento de um buraco negro que acabe com o mundo.
Também, duvida que o experimento mostrará a chamada "partícula Deus" que seria a partícula promordial (partícula Higgs). Cientistas acreditam que ela dê massa a tudo o que existe, e encontrá-la seria crucial para a nossa compreensão do
universo...(continua)



5 comentários:

Anônimo disse...

Puxa! Será que deu certo? pelo menos o mundo não acabou, hehehe.
Hoje não vi nenhuma informação sobre o acontecimento...
Gostaria de saber o que o Marcelo Gleiser pensa sobre?!

Bjos

Anônimo disse...

Acabo de ler que o "Big Bang" não aconteceu, eles não conseguiram ainda, isso quer dizer que o mundo ainda pode acabar, urh! rsrsrsrs
Mesmo assim, devido ao seu funcionamento, já foi considerado um dia histórico, ual!

Anônimo disse...

Ricardo, pra que vc quer tanto saber o sentido???!!! O que vai ser de vc depois??!! O que fara da sua existencia? Vai procurar o que???!!!
Bjx

Judith disse...

Ri, minha mãe tem um ditado que me ocorre: pra quê desinquietar quem está quieto... Pois é, o sentido da vida ainda pode estar longe de ser encontrado mas, até lá, fui pra Curitiba ontem, tava 10 graus de temperatura. Voltei, 34 graus aqui. Fui pra zona norte, trânsito parado na marginal e a mesa cheia de trabalho acumulado. Como diz o Uzzi, "vamos em frente". Rs.

Indra disse...

Só isso para nos trazer a luz que tanto buscamos para solucionar os problemas do ser humano. Mas como não aconteceu o esperado, então continuamos aqui, vivendo. Sinceramente, eu duvido que esse acelerador de partículas vá resolver o problema do ser humano. Acho que somos nós mesmos os responsáveis por isso.