sábado, 19 de março de 2016

Choque de Realidade

Ontem animado com o ato em defesa da legalidade na Paulista segui para um convescote, onde encontrei casualmente com uma pessoa que conheço das altas esferas do Judiciário e falando com ela sobre o futuro da nação, ela me atirou um balde de gelo e demolidora vaticinou: Olha, não quero te desanimar não, mas é o seguinte: Está em curso um movimento muito mais forte do que você pode imaginar e que não será possível deter, pois envolve até interesses internacionais, as reservas naturais do Brasil, etc. É chumbo grosso e nem a massa de manobra que lota a Paulista pedindo a cabeça da presidente faz idéia do quê está realmente em jogo.
Aquilo que o conservador Claudio Lembo num ataque de sincericídio chamou de Elite Branca que perpassa todo o tecido social, partiu para um tudo ou nada depois das eleições. Inconformados e raivosos acionaram seus tentáculos no Judiciário, Mídia e Empresariado para remover os progressistas do poder a qualquer preço e não opinião dela, não vão parar de fabricar factoides e insuflar o ódio popular, amplificando escândalos, mentindo no horário nobre e torcendo a verdade factual, até conseguirem derrubar a presidente e instalar alguém deles no trono.  Acham que já concederam demais ao zé povinho que deve voltar pra casinha. Contudo tem um enorme problema que é o Lula e precisam demolir o mito e encarcerá-lo o mais rapidamente possível e para isso tem feito o possível e o impossível porque já que não podem matá-lo, porque pegaria mal e o transformaria num mártir, precisam urgentemente desconstruí-lo a qualquer preço.
Encarcerar o Lula e exibi-lo de algemas é uma questão de tempo. Só falta dourar a pílula achando o pelo em ovo.  Fácil, fácil... Pode até ser o pedalinho mesmo ou que soar melhor no momento certo.
Quanto a derrubar a Dilma está demorando mais porque precisam de toda maneira, dar um ar de legalidade ao processo, para não ficar com cara de golpe tosco. Ainda vão precisar de mais tempo para caramelizar o Golpe, mas está quase pronto para ir ao forno.
Na opinião dela, a conclusão do golpe com forte apoio de setores do judiciário e a prisão do Lula é só questão de tempo.
Fiquei pasmo, mas achei que ela estava exagerando, mas considerando que ela nem é eleitora da Dilma, nem petista e ocupando o cargo que ocupa, me acendeu uma luz vermelha, mas mantive o ar esperançoso até saber que o Ministro Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula para Casa Civil, pois isso de tão absurdo que é desconsiderando a independência entre poderes e a própria jurisprudência do STF, me fez entender que já estamos agora no vale tudo mesmo e quaisquer escrúpulos de consciência que ainda achava que existia no Brasil não existe mais pois a tal elite branca tem até bancada no STF que o Lula disse ser um tribunal acovardado e que depois disso, falou grosso com ele mas fecha os olhos para os ataques a legalidade perpetrado continuamente, neste vale tudo.
Apesar de tudo lá no fundo a gente ainda guarda  uma pontinha de esperança de que ocorra um ataque de decência aí no senado, na cnj ou mais provavelmente no STF e reponham o bom senso na mesa
Segundo Boaventura Santos, "se a democracia ainda puder ser salva, será pelas mãos do judiciario mas para isso, este poder  precisará ser antes salvo ele mesmo, daqueles que sequestraram a justiça para agir como justiçeiros." Do contrário, será instalada República Judicial das Bananas, regida pelos descendentes daqueles quase vinte mil apaniguados que acompanharam a fuga de Dom João VI, em dezenas de caravelas, mais os dos senhores das casas grandes, que ainda se julgam os donos do país e pensam o pré-sal como o novo pau brasil.