quinta-feira, 30 de abril de 2009

Virada Cultural

Por conta da virada cultural o blog para pra mergulhar nesta "febre-muvuca-catártica" que contamina a cidade, especialmente porque este ano o palco Estação da Luz - 20 anos sem Raul será em frente a janela do meu quarto e prometem bandas se revezando, até totalizar 24 horas de Raul. Pelo jeito quando eu voltar pra casa para descansar, terá que ser na sala ou então enfiar de vez o pé-na-jaca direto ao melhor estilo..."TOCA RAUUULLLLL!!!"
Para ver a programação completa clique aqui ou aqui

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Médicos tratam 'síndrome do coração partido' com sucesso

Médicos tratam coração partido

Alguns dias atrás postei O Amor no Tubo de ensaio que analisa a "quimica" em nossos corpos relativa ao amor e hoje recebí da kenia, um artigo da BBC que trata do pós-amor e suas interações medicamentosas (risos) pois, quando o amor/relacionamento/acasalamento etc e etc termina, as dores decorrentes são terríveis. Não tem mesmo jeito: o peito aperta e o coração dói, como se tivesse prensado, enfim toda aquela historia cantada em verso e prosa e que requer tratamento segundo cientistas para poupar os musculos cardíacos. Então antes que seu melhor amigo(a) desande a discursar, dizendo que todo o sofrimento é apenas psicológico, corte o assunto e diga que até a Ciência já reconhece o problema como um mal físico e tratável. Para ler o artigo completo, clique aqui
Deixo aqui meu pitaco que na verdade é uma frase de Sigmund Freud: "Nós nunca somos tão desamparadamente infelizes como quando perdemos um amor."

terça-feira, 28 de abril de 2009

Paul Krugman

Dinheiro para nada

Paul Krugman,

The New York Times*

No dia 15 de julho de 2007, o jornal The New York Times publicou um artigo com o título "Os mais ricos dos ricos gabam-se de uma nova Idade do Ouro". O mais badalado dos "novos titãs" era Sanford Weill, ex-chairman do Citigroup, segundo o qual ele e seus colegas do setor financeiro haviam ganhado imensas fortunas graças à sua contribuição para a sociedade.
Logo após a publicação do artigo, o edifício financeiro que Weill se vangloriava de ter ajudado a construir, ruiu,provocando imensos danos no caminho. Mesmo que seja possível evitar uma réplica da Grande Depressão, levará anos para a economia mundial se recuperar da crise atual.
Tudo isso explica por que deveríamos nos sentir incomodados por um artigo publicado pela edição do Times de domingo, mostrando que as remunerações nos bancos de investimento, que haviam despencado no ano passado, voltaram a subir vertiginosamente - alcançando os mesmos níveis de 2007.
Por que isso incomodaria? Em primeiro lugar, não há mais razões para se acreditar que os mágicos de Wall Street contribuam realmente com algo positivo para a sociedade e, muito menos, para justificar cheques descomunais ...(continua)

domingo, 26 de abril de 2009

A ameaça da Gripe Suina

Sempre que aparece uma nova ameaça de pandemia seguida de alertas da OMS (Organização Mundial de Saúde), me acode os piores pesadelos e paranóias parecidas com filmes de ficção e eventos históricos...
Não por acaso, começo logo a caça a informações antes que a mídia golpista comece a espalhar que uma monstruosa epidemia está a caminho por culpa do Governo Lula como ocorreu recentemente por conta de meia dúzia de contaminados com a Febre Amarela.
As informações a seguir são do site do Vi o mundo, e foram escritas pela jornalista Conceição Lemes, que há 25 anos atua como jornalista especializada em saúde e já ganhou 22 prêmios por reportagens nessa área. Entre eles, o Esso de Informação Científica e José Reis de Jornalismo Científico, concedido pelo CNPq.

Gripe suína: esclareça as suas dúvidas

Desde sexta-feira, dia 24, a influenza suína, ou gripe suína, está no noticiário do mundo inteiro devido à ocorrência da infecção em humanos no México e nos Estados Unidos. São casos graves de pneumonia possivelmente associados ao surgimento de uma variante do vírus da influenza suína A/H1N1.
O Comitê de Emergência da OMS, reunido nesse sábado, dia 25, em Genebra, analisou os dados clínicos, epidemiológicos e virológicos disponíveis dos casos notificados. Detectou que faltam informações mais precisas para a OMS tomar as medidas adequadas. Apesar disso, concordou que a situação atual constitui uma emergência de ...(continua)

Atualizado em 03/05/09.

Outras recomendações e esclarecimentos aqui.