terça-feira, 28 de abril de 2009

Paul Krugman

Dinheiro para nada

Paul Krugman,

The New York Times*

No dia 15 de julho de 2007, o jornal The New York Times publicou um artigo com o título "Os mais ricos dos ricos gabam-se de uma nova Idade do Ouro". O mais badalado dos "novos titãs" era Sanford Weill, ex-chairman do Citigroup, segundo o qual ele e seus colegas do setor financeiro haviam ganhado imensas fortunas graças à sua contribuição para a sociedade.
Logo após a publicação do artigo, o edifício financeiro que Weill se vangloriava de ter ajudado a construir, ruiu,provocando imensos danos no caminho. Mesmo que seja possível evitar uma réplica da Grande Depressão, levará anos para a economia mundial se recuperar da crise atual.
Tudo isso explica por que deveríamos nos sentir incomodados por um artigo publicado pela edição do Times de domingo, mostrando que as remunerações nos bancos de investimento, que haviam despencado no ano passado, voltaram a subir vertiginosamente - alcançando os mesmos níveis de 2007.
Por que isso incomodaria? Em primeiro lugar, não há mais razões para se acreditar que os mágicos de Wall Street contribuam realmente com algo positivo para a sociedade e, muito menos, para justificar cheques descomunais ...(continua)

Nenhum comentário: