quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pulp Fiction

Quando o canadense Roger Avary, vencedor do Oscar de roteiro original de 1995 por Pulp Fiction, foi sentenciado nos EUA a passar um ano atrás das grades por seu envolvimento em um acidente de carro fatal, parecia que sua carreira havia acabado. Mas uma série de posts no Twitter mostrou que ele ainda está fazendo a crônica das entranhas da cultura americana.
Em pequenos textos de até 140 caracteres –o máximo permitido no microblog–, Avary pintou um quadro vívido da rotina na prisão do condado de Ventura, na Califórnia, onde está preso ...(leia mais no the Guardian)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

São Paulo é a capital menos violenta segundo pesquisa

Sempre digo que me sinto mais seguro em São Paulo do que em muitas pacatas cidades do interior, para os amigos que frequentemente reclamam de São Paulo e disparam a falar das delícias da vida do interior que eles idealizam e que claro, não conhecem tão bem assim.
Se "imágem é tudo" o ponto é sempre a espetacularização da noticia pelas TV's que apenas pinçam e martelam episódios que vão alavancar a audiência criando no imaginário da população uma cidade desfigurada e longe da realidade, tanto que mesmo depois de 28 anos em São Paulo, até hoje recebo telefonemas da minha mãe querendo saber se estou bem ou fui atingido por esse ou aquele cataclisma que ela acabou de ver na TV e invariavelmente, eu não sei nem do que ela está falando apesar de me considerar razoavelmente informado.
Agora saiu os resultados da pesquisa SEADE e Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção ao Delito e divulgada nesta terça-feira pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra entre outras coisas, que São Paulo é a capital menos perigosa entre todas. Achei esse estudo muito interessante porque ofereçe um raio-x, ou melhor, traça o perfil sociodemográfico da violência no país. Vale muito a pena dar uma sapeada para entender o fenômeno e até para vitaminar os argumentos para aquele papo no boteco sexta feira. O estudo completo pode ser encontrado aqui e quem quiser apenas ver o ranking, é só ir direto ao sumário no finalzinho. E para a turma do "não tenho tempo" o blog informa que existem 191 municípios mais violentos que São Paulo entre os 266 analisados. São Paulo ocupa a modesta 192º posição.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cientista escocês inventa álcool sintético que não faz mal a saúde nem causa ressaca

Deu no The Sun de hoje notícia alvissareira como diria meu amigo Pedrão. Pois é, o sonho de todo cachaceiro está chegando mais perto da realidade! O professor escocês David Nutt criou um tipo de álcool "sintético" que não causa ressaca nem problemas de saúde e agora quer testar o experimento nos conterrâneos.
A Escócia sofre de um dos mais altos índices de doenças hepáticas relacionadas ao consumo de álcool.
O protótipo vem como uma injeção ou em forma de comprimido, mas no futuro poderá ser um líquido a ser misturado com alguma bebida (no melhor estilo Cuba Libre). O professor diz que com apoio político a invenção poderá ser vendida em três anos - se empresários estiverem dispostos a investir 10 milhões de libras.
"Você nunca vai parar de ter pessoas que gostem de um drinque. Mas se beberem, que o façam sem riscos. Espero que, no futuro, as pessoas brindem no meu túmulo com um copo de álcool sintético", disse o professor Nutt.
Sei não, mas esse Dr Nutt periga entrar para galeria dos grandes cientistas que prestaram enormes serviços á humanidade.

Fonte: The Scottish Sun