Sempre digo que me sinto mais seguro em São Paulo do que em muitas pacatas cidades do interior, para os amigos que frequentemente reclamam de São Paulo e disparam a falar das delícias da vida do interior que eles idealizam e que claro, não conhecem tão bem assim.
Se "imágem é tudo" o ponto é sempre a espetacularização da noticia pelas TV's que apenas pinçam e martelam episódios que vão alavancar a audiência criando no imaginário da população uma cidade desfigurada e longe da realidade, tanto que mesmo depois de 28 anos em São Paulo, até hoje recebo telefonemas da minha mãe querendo saber se estou bem ou fui atingido por esse ou aquele cataclisma que ela acabou de ver na TV e invariavelmente, eu não sei nem do que ela está falando apesar de me considerar razoavelmente informado.
Agora saiu os resultados da pesquisa SEADE e Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção ao Delito e divulgada nesta terça-feira pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra entre outras coisas, que São Paulo é a capital menos perigosa entre todas. Achei esse estudo muito interessante porque ofereçe um raio-x, ou melhor, traça o perfil sociodemográfico da violência no país. Vale muito a pena dar uma sapeada para entender o fenômeno e até para vitaminar os argumentos para aquele papo no boteco sexta feira. O estudo completo pode ser encontrado aqui e quem quiser apenas ver o ranking, é só ir direto ao sumário no finalzinho. E para a turma do "não tenho tempo" o blog informa que existem 191 municípios mais violentos que São Paulo entre os 266 analisados. São Paulo ocupa a modesta 192º posição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lega, Ricardo. Também não tenho o que me queixar da Paulicéia. É claro que como as grandes emissoras estão por aqui, qualquer faisca de violêcia chega na midia com a velocidade da luz. Mesmo assim, bom saber do ranking pra escolher melhor a próxima parada! abraço! Walter.
Postar um comentário