terça-feira, 9 de junho de 2009

Idelber Avelar

O blog da Petrobras e o desespero da mídia

Não há dúvidas: o blog da Petrobras é a grande novidade da semana. A ideia em si é bastante banal. Uma empresa faz uso de uma plataforma gratuita de publicação online – o Wordpress – para abrir um blog e se comunicar diretamente com o público. Não há nessa ideia, tomada isoladamente, nada que justifique maior festa ou grandes reações de repúdio. Mas chegou a tal ponto a revolta com a manipulação da mídia brasileira e sua visível campanha de ataques à Petrobras que a inauguração do blog tem sido tratada, pela grande maioria, como uma verdadeira revolução e, por uma minoria ligada à mídia, como uma espécie de trapaça, de alteração das regras do jogo. Se a Petrobras agora publica a íntegra das perguntas que recebe, junto com suas respostas, os jornalões vão fazer o quê? Como vão esconder a ...(continua)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Segundo a revista Economist "ensino lastimável" do Brasil trava o desenvolvimento do país


Após rasgar elogios ao Brasil no primeiro parágrafo abrindo artigo da mais recente edição, o semanário inglês the economist desanca o país ao discorrer sobre a baixa qualidade do ensino, a partir dos resultados do Brasil no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Depois de afirmar categoricamente que a má qualidade das escolas é o que mais trava o desenvolvimento do Brasil, aponta as mazelas já conhecidas: professores mal preparados, mal pagos, com muitos empregos, greves, corporativismo etc.
Diz que houve discreta melhora nos últimos governos, mas ressalta que o grosso do investimento vai para universidades e pouco se investe em educação básica que deveria ser o foco.
Há também ainda um comparativo com a Coréia do Sul que trinta anos atrás estava no mesmo patamar que o Brasil e hoje apresenta renda per capita consideravelmente superior decorrente de forte investimento nem educação.
Eu estudei em uma escola pública que era ótima e fico pensando em como se deu esta derrocada e em que momento foi decidido o arruinamento do ensino público? Foi planejado ou foi apenas efeito colateral da implacável lógica do lucro?
Alguém se habilita a esclarecer ?

Fonte: The Economist

domingo, 7 de junho de 2009

Blog da Petrobrás

A Petrobrás numa atitude inteligente criou um blog e surpreendeu a mídia gorda ao tornar publicas as respostas dadas aos emails desses órgãos que antes do blog, podiam editar ou diluir as respostas nas matérias a seu bel-prazer e agora pelo menos em tese, terão que se ater mais aos fatos. A ofensiva midiática da Petrobrás tem causado irritação e visa conter os nebulosos interesses e apetites de grupos variados em enfraquecer a empresa que assim ficaria mais vulnerável às grandes mordidas na exploração do pré-sal. O endereço do blog é: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/