sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Aumenta o ritmo do desmatamento da Mata Atlântica

Como é que podemos acreditar em qualquer ação ou iniciativa sobre a contenção do brutal desmatamento na Amazônia se aqui, bem aqui, quero dizer a meia hora do palácio do governo, na maior cidade do país, o desmatamento do restinho de mata atlântica continua a todo vapor apesar de toda a falação e a parafernália a disposição para controle, ONG etc. ???
Se aqui nas franjas da cidade a coisa é assim como será então lááá na Amazônia !? Segundo a fundação SOS Mata atlântica, São Paulo foi a campeã de desmatamento em 2008 comparado com todas as demais cidades. Esta notícia chega a ser bizarra para não dizer desanimadora. Este ano andando pela mata me deparei com vários policiais de prontidão para impedir meu passeio e outros querendo gorjeta, mas não vi um único funcionário público tentando impedir a ação dos palmiteiros e outros destruidores da mata. Enquanto a sociedade aceitar as polícias da forma como são atualmente, não haverá nenhuma melhora. Claro que isso não é só assunto de polícia mas é um absurdo que demonstra a falência do estado e da sociedade em geral nesta questão. O Fato é que se na maior cidade do país e que tem as melhores condições materiais para evitar o desmatamento, nada acontece, sonhar com a preservação da amazônia então é um delírio. Uma piada de matar de rir os madeireiros e pecuaristas de motosserra na mão.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Quem conspira contra o Habeas Corpus?


Por Maria Inês Nassif
valor econômico

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao discursar na Câmara por ocasião dos 40 anos do malfadado Ato Institucional nº5, um instrumento de força que deu ao regime militar poder de vida e morte sobre os brasileiros, falou contra uma suposta articulação em favor da limitação do habeas corpus, garantia constitucional que o regime ditatorial jogou no lixo. "É fundamental que neste dia em que lembramos do AI-5, ressaltemos a necessidade de preservação do habeas corpus, não a sua limitação. O habeas corpus é a garantia dos direitos judiciais", disse o ministro. Em algum lugar da internet, é possível ler, junto com a "denúncia" de Mendes, a informação de que "no Congresso, parlamentares defenderam silenciosamente a limitação na concessão de habeas corpus depois que Mendes autorizou por duas vezes a libertação do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, durante a Operação Satiagraha".

Vai saber o que é uma "defesa silenciosa" - mas, no final das contas, a "denúncia" de Mendes sugere que se entenda, como se verdade fosse, que ele se insurge contra setores antidemocráticos do Congresso que querem limitar o habeas corpus. Não existe nenhum movimento para reduzir as prerrogativas do STF ou os direitos individuais. O que existe é um grande desconforto em relação às suas "denúncias", decisões, ataques indiscriminados a outros poderes ou mesmo a instâncias inferiores da Justiça e à forma de confrontar autoridades.

Mendes libertou duas vezes o empresário Daniel Dantas, preso por ordem expedida por um juiz de primeira instância, e não pelo poder discricionário de um... (continua)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O fim dos edifícios São Vito e Mercurio

Muito já foi dito sobre os edifícios São Vito e Mercúrio, irmãos siameses em frente ao mercado Municipal. Sempre que passo por ali fico tentado a conhecer aquela que é a maior favela vertical de São Paulo com 3000 pessoas em 624 apartamentos. Já tinha ouvido falar do projeto de reforma da prefeitura que parecia um lampejo humanitário numa cidade que clama por reforma urbana, pois enquanto a cidade expande avançando sobre mananciais, a região central contabiliza 60000 imóveis fechados. Segundo urbanistas esta situação além de escandalosa é irracional, mas, isso são outros quinhentos. O fato é que nesta manhã me surpreendi com a notícia da implosão dos edifícios para construção de uma praça ao invés da reforma que seria custosa, segundo a prefeitura. Uma pena!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Música & a Poesia de Recife em São Paulo


Começa amanhã o "Música & Poesia de Recife em São Paulo" com apresentações de artistas como Mundo Livre, Lirinha, Miró, Jomard de Britto e muitos outros.
O evento acontecerá na Casa das Rosas (Av Paulista 37) nos dias 17,18 e 20 e Museu da lingua Portuguesa na Estação da Luz, dia 21.


<= Clique sobre a imagem para ver a programação

A pena para a sapatada é...

O jornalista Muntazer al-Zaidi poderá ser condenado a até 15 anos de prisão, segundo juristas, por ter atirado seus sapatos contra o presidente dos EUA, George W. Bush, durante uma entrevista coletiva em Bagdá. O ato foi considerado pelo governo iraquiano como um vergonhoso atentado contra o Estado, mas recebeu notas elogiosas do Parlamento do Egito, de um grupo de intelectuais e cientistas iraquianos, e de dezenas de grupos islâmicos, entre eles o libanês Hezbollah, informa reportagem publicada pelo GLOBO nesta terça-feira.

Mensagem

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Roda Viva

...do site Biscoito fino
Como já sabem a torcida do Corinthians e a blogosfera toda, o Roda Viva, da TV Cultura, vai ao ar nesta segunda com uma entrevista a Gilmar Dantas Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal. Até mesmo para os padrões do horrendo jornalismo que se pratica no Brasil, é vergonhosa a operação realizada pela TV Cultura com o Roda Viva desta segunda. Os escalados para entrevistar Gilmar Mendes são Eliane “vacinem-se contra a febre amarela!” Cantanhêde, Reinaldo Azevedo, cuja ignorância, truculência e hidrofobia dispensam comentários, Carlos Marchi, do Estadão e Márcio Chaer, editor do site Consultor Jurídico, de conhecidas ligações com Gilmar Dantas Mendes.
O Roda Viva escalou quatro levantadores de fazer inveja a Ricardinho. A TV Cultura realizaria algo mais próximo do jornalismo se escalasse como entrevistadores quatro capangas ou funcionários de Mendes. A obviedade da manobra terminou, pelo que parece, saindo pela culatra. Uma enxurrada de protestos chegou ao... (continua)