sábado, 31 de maio de 2008

Warren Buffett

O "Valor Econômico" de quarta feira passada -se não me engano- que tinha separado, mas a minha “ajudante” (eufemismo da moda para diarista), utilizou para obsorção do xixí da Zarha, tinha um artigo muito interessante com o Warren Buffett, o homem mais rico do mundo, aquele que mais sabe ganhar dinheiro neste planeta. Esse senhor apostou na apreciação do real muito tempo atrás e agora realizou um lucro considerável vendendo seus reais no pico. Deve ser o único “maluco” que fez isso. Bom ele agora botou um anúncio nos jornais e na net que está procurando parceiros para investir no Brasil, e deixa até um número de telefone para quem quiser entrar em contato, desde que o negócio apresente um faturamento mínimo anual de 75 milhões de dolares. E foi por aí a fora , dando pitacos, conselhos etc..
Disse ele que “...a regra de ouro para o sucesso é investir na comunicação escrita e oral”. Fiquei surpreso pois pensei que o homem fosse dar uma dicas do mercado financeiro e ele me aparece com essa! Segundo Buffett, "essa competência tem um enorme retorno, pois aquele que se comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir". O investidor bilionário alerta: "A importância da comunicação não está sendo devidamente enfatizada nas escolas de negócios". Há um enorme carência de profissionais habilitados em comunicação no mundo corporativo. Taí um grande estímulo para lermos e escrevermos mais, heim?

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A esperança derrotou o obscurantismo hoje.

Em Julgamento hitórico e controvertido o STF decidiu liberar a utilização de células-tronco embrionárias para aplicação em pesquisas científicas e terapias, por seis a cinco.

Foi uma vitória do bom senso sobre o obscurantismo religioso, que ameaçava com a escuridão da ignorância, apagar a luz da ciência em favor dos portadores de doenças atualmente incuráveis. Uma vitória da esperança que andava meio cabisbaixa nesses tempos bicudos.

O ministro da Saúde José Gomes Temporão divulgou nota à imprensa comemorando a declaração de constitucionalidade da lei que permite a pesquisa de células-tronco embrionárias no país: “A decisão do STF é uma vitória da vida, pois atende à expectativa de milhares de pacientes que têm esperança de cura para as suas doenças. As pesquisas de células-tronco abrem inúmeras possibilidades para encontramos respostas para doenças que não têm tratamento hoje. O resultado permite à ciência brasileira assumir uma nova posição no cenário internacional", afirmou Temporão, no comunicado.

O Brasil é agora o primeiro país da América Latina a permitir as pesquisas de células-tronco e, no mundo, o 26º. Entra no rol de países como Finlândia, Grécia, Suíça, Holanda, Japão, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Israel.

DVD pra os marcianos


A sonda especial Phoenix, que pousou no solo de Marte no último domingo, deixará um mini-DVD, feito pela Sociedade Planetária, para deixar no Planeta Vermelho. O DVD tem mensagens gravadas, contendo diversas informações sobre a Terra, histórias de ficção científica e trabalhos artísticos inspirados no planeta para futuros exploradores de Marte e também para o caso de se descobrir que o planeta vermelho é capaz de abrigar formas de vida, informou a Nasa, a agência especial americana.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mau design

Sempre fui grilado com o aspecto horroroso da digamos assim "urna funerária" o popular caixão. Um desenho horrível e a cor mais ainda, os entalhes religiosos, aquelas cruzes, os relevos tudo, tudo um horror. Cruz credo! Nunca entendi a ausência de cores e formatos mais transados...
Isso isso diminuiria consideravelmente o pavor que tais situações nos suscitam. Penso isso desde pequeno talvez pelos traumas e visões não muito agradáveis na meninice. Mas como sempre riam dessa minha estranha idéia eu acabei por mantê-la só para mim. Até que essa semana, descobri que alguem mais que pensou assim também muito tempo atrás. Trata-se de Francis Picabia, pintor e poeta vanguardista do início do século XX que disse assim: "Após nossa morte, deveriam nos meter numa bola; essa bola seria de madeira e de várias cores. Rolariam a bola para nos conduzir ao cemitério e os papa-defuntos encarregados dessa tarefa usariam luvas transparentes para despertar nos amantes a lembrança das carícias"

terça-feira, 27 de maio de 2008

Conversas no boteco que toca Cocteau Twins

Dia desses num simpático boteco na Peixoto Gomide eu e uma amiga ex-redatora criativa da McCann Erickson que assim como eu, largou o cargo numa mega empresa, para aderir ao “viver simples” * (mas isso já é uma outra história), estávamos conversando sobre como estamos mais felizes esnobando o mundo corporativo e o consumo a qualquer preço, quando começamos a falar sobre a propaganda, essa “mão oculta” e seu o intuito nas campanhas publicitárias. Principalmente porque tínhamos acabado de sair do shopping Frei Caneca e resistido à todas as tentações. Não me lembro porque mas, começamos a analisar propagandas de cerveja e cigarro (talvez porque estivéssemos tomando uma original) que são casos emblemáticos, pois estão sempre se mostrando inofensivos subliminarmente ou não. Em ambos os casos, tentam mostrar através dos esportes radicais, mulheres inacreditáveis, aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que um alcoólatra e/ou fumante gostaria imensamente de praticar, possuir, mas não pode, porque ou é uma ou mais dessas coisas; sedentário, fumante, alcoólatra, pobre, etc. A esse cruzamento de sensações; associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão, deu-se o pomposo nome de sinestesia. Palavra bastante badalada no mundo corporativo, consultorias, publicidade, etc. Bem esse engodo, ooops, melhor dizendo essa sinestesia, visa em última instância, preencher um vazio psicológico, do consumidor ou vítima -dependendo do ponto de vista-, que, nem Freud explica. Falávamos sobre isso em razão da cara de pau dos fabricantes de bebidas agora se apresentarem na TV, em horário nobre e demais mídias atacando a tentativa de se restringir esse tipo de propaganda e proteger as crianças e adolescentes como já acontece na maioria dos países ditos desenvolvidos. Bem daí foi chegando outros amigos e a conversa tomou outros rumos, mas fiquei com aquilo na cabeça e hoje pesquisando o assunto encontrei uma dissertação espetacular do mestre Gilberto Dupas que é leitura indispensável. Curta, mas definitiva. clique aqui.

Dilma no Jô

A "Nova Luz" - Afogando em lixo.


Em meados do ano passado a prefeitura de São Paulo anunciou o projeto Nova luz (clique aqui e veja que interessante) que ressuscitaria o degradado bairro da Luz. Seria "uma das maiores intervenções urbanas já realizadas em São Paulo, numa área que envolve aproximadamente 225 hectares de um bairro estigmatizado". Prenunciando o fim da cracolândia, foi dado o pontapé inicial com o fechamento de alguns "hotéis" e fiscalização de funcionamento de vários estabelecimentos com apreensões de mercadoria etc. Passado aquele momento inicial de publicidade, TV's, etc..., a impressão foi de que o rítmo arrefeceu pelo menos para os moradores do bairro que conhecem bem a realidade.
Por outro lado também não é justo esperar que o poder público resolva todos os problemas. A situação do lixo nas ruas e no entorno da belíssima estação da luz -por exemplo- não é um problema exclusivo das autoridades que, claro, não vivem na luz e nem lançam dejetos na via pública. (basta ir ao Jardim Paulistano onde a grande maioria deles vivem, para ver que beleza de bairro).
Alguém já disse que o Brasileiro mediano, típico mesmo é um sujeito engraçado: joga lixo nas ruas durante o dia entupindo bueiros e quando chega a chuva da tarde que inunda tudo, dirige-se ao boteco mais próximo para entre um gole e outro falar que o governo, prefeito, presidente, etc, não fazem nada contra os mosquitos, as enchentes, bla,bla,bla.. Não estou aqui a dizer que as autoridades não tem sua contribuição nas mazelas, mas não são os únicos e nem podem sozinhos resolver todos os problemas causados por milhares de pessoas sem a mínima noção de cidadania.
Durante alguns dias dediquei-me a coletar cenas/ fotos da absurda situação do entorno da Estação da Luz, recentemente restaurada. São 82 fotos que ilustram a inacreditável precariedade sanitária que faz a Av. Casper Líbero parecer um LIXÃO em pleno dia. Houvessem urubús no local, o quadro seria completo. Nessa avenida, nos últimos 300 metros (único bloco) que antecede a estação, converteu-se há muitos anos em local de desova: Móveis, roupas, vasos, pias, tijolos, cachorro morto, restos de construção, toneladas de lixo orgânico dos bares e restaurantes, edifícios etc... Para ver mais fotos , clique aqui
Tudo isso começa a ser depositado na pobre avenida às 7 horas da manhã sem cerimônia e continua por todo o dia, sem que nenhum fiscal ou agente do serviço público compareça para coibir. Assim, por volta de meio dia as montanhas de lixo muitas vezes, atingem mais de um metro de altura. Para piorar vêm os catadores de latinhas e outras pessoas que vivem do lixo e começam a rasgar os sacos e a revirar tudo de tal maneira que por volta de 1:00 hora da tarde a rua fica tomada pelo lixo, chorume, moscas e às vezes ratos, até à meia noite quando vem a força tarefa da prefeitura desobstruir e lavar a rua.
Em volta da estação durante todo o dia são encontrados sacos e montanhas de lixo (conforme se pode observar em todas as fotos) que se acumulam em volta da estação dando a sensação de que se está num lixão, porque não se respeita o horário para colocar o lixo na rua. É notório também que os passantes "se livram" do lixo no último quarteirão antes de adentrarem a estação, jogando na rua, porque varias razões como: falta de educação, ausencia de lixeiras que são destruídas pelos vândalos no mesmo dia que são instaladas e quando tem, são diminutas para as toneladas de lixo.
A impressão geral é que a prefeitura desistiu daquele quarteirão, porque não se nota nenhuma ação para resolver isso. Não acho que a prefeitura seja responsável direta pela situação. Não é isso, mas de alguma maneira, por essa área ter sido abandonada por anos seguidos e compreendida como “desova”, aterro sanitário ou depósito de lixo 24 horas, haveria de ser pensada como um caso à parte e estudadas soluções adequadas dado a especificidade daquele bloco pois, desconheçe-se um quarteirão que produza toneladas de lixo diariamente. São milhares de pessoas rumo à estação que vêem nesse quarteirão sua última chance de jogar o lixo fora, porque sentem que já estão num chiqueiro então um lixinho a mais... Há entidades como o Viva o Centro que desenvolve ações locais porém uma única vez que tentei conversar com pessoas e comerciantes da região sobre nos organizarmos para isso não obtive nenhum retorno ou entusiasmo pela idéia. Todos disseram que "que não tem jeito."
Nesse processo de revitalização da Luz existem problemas vários de resolução demorada e nesse caso a prefeitura e demais entidades e a população podem se justificar, mas montanhas de lixo largadas durante o dia a céu aberto, no coração da cidade e ainda por cima antes do horário previsto em lei é um problema de saúde pública que pode ser solucionado em poucas semanas se houver vontade e envolvimento de todos. Afinal de que adiantou a restauração da estação centenária e a inauguração do Museu da língua portuguesa se estão adornados por lixo o dia todo?
O Pior é que de tanto conviver com a situação, ninguém mais nota a anormalidade. Vira uma coisa "normal" sair pulando e desviando do lixo pra se chegar ao Museu High tech.
Tempos atrás, a praça Roosevelt estava tão degradada quanto e se reergueu totalmente a partir da ação local das pessoas que se organizaram. Um bom exemplo. Que tal ?
Também, se o poder público comparecer com um sistema de coleta adequado às necessidades singulares e principalmente medidas inibidoras contra aqueles que insistem em depositar o lixo na via pública antes das do horário previsto, seria de grande ajuda. Diria que, se o poder público comparecesse com medidas coercitivas na mesma intensidade, freqüência e energia usada na apreensão de mercadorias dos ambulantes, na mesma quadra, as coisas estariam infinitamente melhores, com toda certeza.
Então, a insistência em expor o problema e tentar despertar as pessoas para o fato de que isso não pode ser aceito como normal. Não podemos nos acostumar com calçadas úmidas o dia todo e montes de lixo por todo o lado porque não estamos mais na idade média. É necessário criar uma associação de moradores e solicitar a fiscalização da prefeitura, etc, mas como está, não pode ficar.
Esse é um ano de eleições e oportuno para conseguir atenção dos político ávidos por votos. Vamos valorizar nosso voto. Passe essa idéia à frente, vamos fazer isso chegar às TVs, jornais, subprefeitura, etc.
PS: Contribuições e/ou atualizações sobre esse assunto serão bem vindas !
Se você chegou até aqui passe essa idéia adiante e vamos nos indignar contra essa sujeira.

domingo, 25 de maio de 2008

A sonda espacial, meu pai, o futebol e a parada gay...

Transcorridos 27 minutos após o pouso bem sucedido da sonda Phoenix em solo marciano, ainda não há uma única frase sobre o assunto nos maiores portais de lingua portuguesa (UOL/IG/Terra/Globo) que destacam apenas notícias sobre os empates e a rodada do Brasileirão, a parada gay em todas as suas variantes com destaque para o transexual do jogador Ronaldo que foi a sensação do dia etc e etc. Sendo assim, temos de recorrer à BBC na versão em português que já publicou um artigo (porque provavelmente pensam que nós nos interessamos por outros assuntos também).
Foi muito legal acompanhar ao vivo os últimos 40 minutos (pela TV Nasa) direto do centro de controle da missão. Isso me fez lembrar que um dia quando pequenino ví meu pai mudar o enorme rádio de lugar e mexer com a antena enorme e esquisita e, percebendo que alguma coisa muito importante estava para acontecer, perguntei porque ele estava bolindo o rádio, e ele disse que ia começar a copa do mundo (a de 1970) e o Brasil ia jogar com a Tchecoeslováquia e eu devia prestar atenção e ficar mudo.(risos)
Aquele rádio que devia pesar uns 15 kilos -infelizmente-, não existe mais, mas eu me lembro que ele era "valvulado" demorava uns 10 minutos para esquentar e a transmissão em ondas curtas era uma tortura (risos) e não dava para entender nada. Apenas 28 anos se passaram e hoje deu pra acompanhar sem problemas a chegada da sonda phoenix ao planeta marte pela internet em tempo real, ao vivo e em cores. Uma pena que meu velho pai já não se interessa por esse tipo de transmissão ou manchete. Bem, ele também não dá a mínima para os empates do Brasileirão ou a parada Gay. Tá tudo certo então.