sábado, 13 de dezembro de 2008

Santa Ignorância

Na semana em que se comemorou os 60 anos da declaração dos direitos humanos, pelo menos 43% dos brasileiros a ignoram.
Pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo mostra que para 43% dos entrevistados, “bandido bom é bandido morto” e 34% acham que “direitos humanos, devem ser só para pessoas direitas". Apenas 1/3 da população é a favor de que os presos tenham seus direitos humanos respeitados... Afff !? Para ler mais clique aqui.
Conclusão inescapável: A noção de direitos humanos é sofrível e o conhecimento da declaração universal dos direitos humanos é nenhuma ou engatinha numa visão digamos, otimista.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Capitu

Assisti um único capítulo da minissérie Capitu da rede globo e me pareceu bom demais pra ser verdade. A novidade que me chamou atenção foi a utilização de um "narrador off" -que remete ao "Memórias Póstumas de Brás Cubas"-, teatralizado pela maquiagem circense e o figurino estilizado. Este "off" intervêm nas cenas numa espécie de suporte/partícipe. Tudo muito colorido e meticulosamente iluminado e fotografado dá a impressão de que estamos no teatro. Gostei muito dos atores e o resultado é que me senti relendo o Dom Casmurro mesmo. Curiosamente a trilha sonora estupenda mistura pop, clássico, rock...
Como ia dizendo no início, bom demais pra ser verdade na árida programação da TV aberta. Uma amiga que não é brasileira, perguntou se o povo agora vai se interessar mais por Machado de Assis com a minissérie e eu não soube o que dizer. Como saber??? A seguir está a música tema -eu acho- de Capitu. Belíssimo clipe, aliás, como a música da banda Beirut (Elephant Gun) do Zach Condon que faz essas misturebas incríveis.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Viagem pelo corpo humano


Hoje pela terceira vez senti uma fisgada assim no fígado ou seria no estômago? Sei lá, mas como repicou nas costas pensei no pulmão e comentei com um amigo que disse que sentiu uma coisa dessas e era a vesícula... Putz ! Onde será fica cada um exatamente, pensei!? Foi quando eu percebi minha ignorância total. Fui então perguntar ao Dr.Google que me ofereceu 62100 opções, mas por sorte, encontrei um programa incrivel que é o Visible Body. É um completo atlas do corpo humano em 3D.
Destinado a profissionais de saude, pode perfeitamente ser manuseado por curiosos também. Para acessar é necessário apenas se cadastrar (sem pagar nada). É muito legal e vale à pena. Uma viagem! Recomendo. Clique aqui para acessar.

60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Hoje se comemora os 60 anos da Declaração universal dos direitos humanos e ainda não foi compreendida por muitos. Alguns de nossos semelhantes que sequer a leram uma única vez na vida, continuam criticando e muitos governos desobedecendo.
Sintetizando: A declaração dos direitos humanos equivalem a direitos naturais, ou seja, aqueles que são inerentes a TODO ser humano. Um conjunto de normas para proteger os direitos fundamentais de TODO ser humano e sua aplicação é INDEPENDENTE de qualquer outro fator. Em nenhum lugar ela fala exceto neste ou aquele caso. Simplesmente é válida para TODO ser humano. Para ler a declaração, clique aqui.
Indignado com a situação, José Saramago, 86 anos, prêmio Nobel de Literatura em 1998, decidiu distribuir neste dia, o texto aos leitores de dois jornais portugueses e disparou: "Esta declaração não está sendo respeitada. Ela existe, mas ninguém quer aplicá-la, nem os governos, nem as populações, que são difíceis de mobilizar pela defesa dos direitos humanos", lamentou o escritor durante um encontro com jornalistas.
A declaração foi composta no pós guerra. Em 1947, num mundo, dividido pelo colonialismo e destruído por desigualdades, em que coube à ONU compor um documento que servisse de base para a proteção das liberdades individuais fundamentais de todo ser humano. O trabalho foi desempenhado pelo Comitê de Redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, composto por 18 membros de diversas formações políticas, culturais e religiosas.
O primeiro rascunho da Declaração foi apresentado em setembro de 1948. Mais de 50 países participaram de sua redação final. Pela resolução 217 A, de 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral, reunida em Paris, adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem nenhuma discordância.
Das seis línguas oficiais da ONU – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - faladas por bilhões de pessoas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido no mundo.
Aqui, uma versão resumida (apenas 30 linhas), da belíssima declaração.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

O maestro John Nieshling da OSESP deu uma longa entrevista ao Estadão de hoje. Como quase todo maestro, é um sujeito temperamental, mas o trabalho feito por ele foi grandioso. Não por acaso, a OSESP acaba ser considerada pela Gramophone uma das três do mundo que deve ser observada. Apesar disso, ele foi detonado e está de saida ...(leia mais).

Estudo de Harvard mostra que felicidade é contagiosa.

A Harvard Medical School acaba de publicar o resultado de um estudo sobre o comportamento humano em rede que diz: Nas redes sociais reais (de pessoas em carne e osso), “Quanto mais conexões uma pessoa tem, maior a chance dela ser feliz; e quanto mais gente feliz você conhece, mais chance de ser feliz." Ainda de acordo com a pesquisa, um amigo feliz aumenta suas chances de felicidade em 15%. Então neste sentido particular, a felicidade é uma coisa contagiosa.
Este estudo usou dados de milhares de voluntários sobre um longo período de tempo e assim está sendo considerado seriamente pela comunidade científica, ao contrário de tantos outros que caem sobre nós como uma avalanche de informações que serão contraditas por outro "estudo" elaborado "às pressas" no mês seguinte.
Segundo o coordenador do estudo, Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Harvard Medical School, que desde a década de setenta estuda o comportamento humano em rede, esta forma de "contágio" parece valer também para fumo, obesidade e depressão, mas os estudos neste caso ainda não estão concluídos. O certo mesmo até agora é que: Um amigo feliz aumenta suas chances de ser feliz em 15%; um amigo de um amigo vale 10% e, mesmo de terceira ordem [amigo de amigo de amigo...], a felicidade dos outros aumenta suas possibilidades em 6%. Por outro lado, cada amigo infeliz aumenta suas próprias chances de ser infeliz em 7%. Isto me fez lembrar do meu pai que martelava na minha cabeça com, "diz-me com quem andas e direi quem tu és" (risos). Seja como for, o estudo é um alerta para as pessoas com tendência ao isolamento e sobre o desejável equilíbrio nas redes sociais. Há ainda outros aspectos impactantes como religião, laços familiares, vizinhança... mas estes já são conhecidos, pois todos sabem como é ter vizinhos infelizes por exemplo.
Atenção: Não confundir este estudo com a arenga do tal pensamento positivo, lei da atração e outras bagaceiras pseudociêntíficas caça-níqueis, porque o estudo não trata disso.
A conclusão deste estudo em particular é: Quanto mais conexões uma pessoa tem, maior a chance dela ser feliz; e quanto mais gente feliz você conhece, mais chance de ser, você mesmo, feliz. Só isso.

Fontes: Inside Medicine e Reuters

domingo, 7 de dezembro de 2008

Time de chegada, São Paulo ganha o hexacampeonato brasileiro


O tricolor do morumbi, São Paulo até figurou na zona de rebaixamento no início do Campeonato Brasileiro e, em determinado momento da competição, quando ficou 11 pontos longe da liderança, esboçou abdicar do direito de brigar pelo título. Mas, como os próprios são-paulinos disseram nas últimas semanas, “deixaram chegar...”. E o Tricolor chegou! Depois de assumir a ponta da tabela só nas cinco rodadas derradeiras, a vitória deste domingo – 1 a 0 sobre o Goiás – no estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama (DF), confirmou o hexacampeonato brasileiro – o terceiro título consecutivo – do clube do Morumbi. Fiquei feliz com o resultado. Parabens! ! ! A decepção foi o Flamengo ter ficado de fora da libertadores.

Probidade do STF sob suspeita

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, voltou a atacar o juiz federal Fausto Martin De Sanctis, responsável pelo inquérito da Operação Satiagraha, em representação enviada ao Ministério Público Federal. Mendes afirma, ao pedir investigação de suposta tentativa do grupo do banqueiro Daniel Dantas de infiltrar um espião no Supremo, que, por mais de uma vez, o magistrado paulista divulgou "informações oblíquas" com o objetivo de "sugerir comprometimento da probidade" do STF ...(leia mais)
Comentário: Será que já não é hora do loquaz presidente do STF dar algumas explicações? Para alguns analistas, há indícios fortes de que o suposto grampo da conversa de Gilmar Mendes e do Senador Demóstenes Torres foi uma farsa com sua participação ativa ou indireta emprestando credibilidade à trama."
Como pode o banqueiro Daniel Dantas ter um homem infiltrado/atuando dentro da mais alta côrte do país? Se isso não for um escândalo esta palavra perdeu o sentido, ainda mais depois de tudo que foi feito para desmoralizar o delegado, o juiz e a própria operação satiagraha!?

Antonio Caetano

No site Café Impresso, Antonio caetano publicou uma cronica irretocável sobre a Bienal, movimento de vanguarda e a prisão de caroline. "Em 1917, Marcel Duchamp resolveu testar o presumido vanguardismo da Sociedade dos Artistas Independentes, de que ele mesmo fazia parte. Fundada um ano antes em Nova York, a sociedade preparava sua segunda exposição de "arte moderna" e se proclamava aberta a todas as tendências" ...(continua)