quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Contradições

Dia desses li que apesar de morrerem quase um milhão de pessoas todos os anos de malária, quase não há investimento em pesquisas médicas  na áreas seja para encontrar a vacina ou medicamentos para tratar a moléstia evitando as mortes, porque é uma doença tropical que é onde concentra-se a pobreza do planeta e assim os laboratórios não teriam como lucrar ou vender remédios. A lógica então aponta no sentido de pesquisar e produzir para quem pode pagar pelos produtos. 
Vi também um cientista britânico dizer que entre as 50 medidas mais eficazes para frear o desastre ambiental em curso no planeta, nenhuma depende de iniciativas individuais, como usar  bicicleta de bambu, não usar sacolinha de supermercado, tomar banhos rápidos, não comer carne, etc... (o que segundo ele tem impacto zero.) O Buraco seria mais embaixo e medidas de impacto mesmo, estão todas associados  á políticas públicas e mudanças de paradígmas como substituir plantações alagadas por sequeiros, conter vazamentos de gaz das minas de carvão, tratar o esgoto evitando o escape de metano, evitar uso de petróleo, etc...
Agora a OMS diz que o fogão a lenha é o fator ambiental responsável pelo maior número de mortes no mundo, ou seja, a hipocrisia de plantão prega que devemos fazer várias coisas para ajudar o planeta tais como, comprar as sacolinhas ecológicamente corretas (fabricadas com mão de obra escrava na china e vietnan) a venda em todos os supermercados para substituir as gratuitas de polietileno, enquanto os verdadeiros problemas são deixados de lado,  porém essas atitudes verdes, tem impacto positivo para quem as pratica, pois trás sensação de alívio e dever cumprido, ainda que o planeta continue indo à breca por conta da falta de disposição das nações de pactuarem sobre o que interessa.
"Cerca de 3 bilhões das pessoas mais pobres do mundo ainda cozinham e se defendem do frio por meio da queima de biomassa: madeira, carvão e até esterco de gado. A mesma fumaça que encarde as paredes e escurece o teto de suas casas, infelizmente, invade o aparelho respiratório dos moradores causando 2 milhões de óbitos por ano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o fogão a lenha o fator ambiental responsável pelo maior número de mortes, no mundo inteiro. Morre mais gente como consequência desse tipo de poluição doméstica do que de ...(leia mais)