quinta-feira, 22 de abril de 2010

Astro Rei

Nestes dias em que um simpático vulcãozinho expele cinzas na Islândia o que mais se ouve da boca das celebridades e formadores de opinião são platitudes referindo-se à supremacia da natureza. Ontem mesmo num programa de TV alguns seres exclamaram várias vezes: "É incrível como somos pequeninos e impotentes frente à natureza não é verdade!? Bingo! E eu ainda pago uma assinatura pra ouvir isso.
Só porque nos -desenvolvemos?- um pouquinho a mais que os outros animais, já perdemos a noção de grandeza, proporção, senso etc... Bastou um pouco de cinzas, sílica e enxofre e nosso mundinho entrou em pane, colapsou. Somos mesmo risíveis!
Para ajudar a restabelecer a noção de importância e proporção no universo ou multiversos vi não por acaso agora a pouco nos portais, que a Nasa divulgou imagens do sol feitas pelo recém lançado SDO- Solar Dinamycs Observatory que mostra uma eminente explosão solar e me lembrei que tinha guardado em 2003 um flagra de uma erupção solar cujo jato de hélio ionizado desprendido do Sol chegava a 60 mil graus celsius e com uma comparação da chama com o diâmetro da terra que ajuda muito na apreciação das imagens e podem ser vistas aqui e no incrível vídeo abaixo das recentes observações solares da NASA.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ouvir música traz benefício cardiovascular

Pesquisa da Universidade de Maryland nos EUA , comprova que ouvir nossas músicas prediletas tem efeito benéfico para o coração. Ao ouvir essas músicas, além da sensação de felicidade relaxamento, nosso organismo libera determinadas substâncias que estimulam a dilatação dos vasos, reduz a formação de coágulos no sangue e o endurecimento das artérias, fazendo com que o sangue circule melhor levando mais oxigênio para todo o corpo. Esse processo também limita a liberação de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
Alguns minutos diários ouvindo nossas músicas preferidas faz muito bem tanto para a alma como para o coração, literalmente pois a música pode evocar emoções positivas para se contraporem ao estresse negativo do cotidiano, e tem uma influência muito importante sobre a parte vascular. Assim, a música deveria ser incorporada à um estilo saudável de vida, tal como nós incorporamos outros hábitos saudáveis ao nosso dia a dia. Esse estudo foi apresentado pela Associação Americana de Cardiologia, em sessão científica a algum tempo e pode ser acessado aqui.