segunda-feira, 8 de junho de 2009
Segundo a revista Economist "ensino lastimável" do Brasil trava o desenvolvimento do país
Após rasgar elogios ao Brasil no primeiro parágrafo abrindo artigo da mais recente edição, o semanário inglês the economist desanca o país ao discorrer sobre a baixa qualidade do ensino, a partir dos resultados do Brasil no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Depois de afirmar categoricamente que a má qualidade das escolas é o que mais trava o desenvolvimento do Brasil, aponta as mazelas já conhecidas: professores mal preparados, mal pagos, com muitos empregos, greves, corporativismo etc.
Diz que houve discreta melhora nos últimos governos, mas ressalta que o grosso do investimento vai para universidades e pouco se investe em educação básica que deveria ser o foco.
Há também ainda um comparativo com a Coréia do Sul que trinta anos atrás estava no mesmo patamar que o Brasil e hoje apresenta renda per capita consideravelmente superior decorrente de forte investimento nem educação.
Eu estudei em uma escola pública que era ótima e fico pensando em como se deu esta derrocada e em que momento foi decidido o arruinamento do ensino público? Foi planejado ou foi apenas efeito colateral da implacável lógica do lucro?
Alguém se habilita a esclarecer ?
Fonte: The Economist
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Um comentário:
Richard, querido, a derrocada da educação no nosso país tem não só uma, como várias causas combinadas: entre elas, posso citar algumas tais como o efeito cascata de professores que não foram bem formados formando outros, o pensamento modernoso de que poderíamos importar métodos educacionais que nada têm a ver com a realidade do nosso país, a falta de investimento em material físico e humano, a realidade econômica e social do alunado... tenho visto na escola em que trabalho alunos que convivem com o crime em seu dia-a-diae que não acreditam an educação como base de seu futuro. Estão ali como se estivessem em um clube e para manter a renda do Bolsa-Família. Ano passado lecionei para o 3º ano do nível médio e, incentivando os alunos a fazerem o ENEM, perguntei o que queriam do futuro. Um aluno disse que queria montar um "puteiro" pois ganharia mais dinheiro, não pagaria impostos e ainda poderia se divertir muito... :/
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