domingo, 25 de janeiro de 2009

Serra do Roncador


Acabo de voltar da Serra do Roncador que fica em Mato Grosso, próximo de Xavantina. Na verdade esta serra começa a uns 70 km de Barra do Garças e se estende até a Serra do Cachimbo no Pará. Há tempos, eu queria conhecer, mas nunca tinha pintado oportunidade. Foi para lá que o lendário oficial britânico Percy Fawcett em 1919, na companhia de seu filho e de alguns carregadores, comandou uma expedição rumo a nada menos do que o centro da Terra. Aliás, lá mesmo fiquei sabendo que esta intrigante historia, finalmente vai ser filmada aqui mesmo no Brasil com o Brad Pitt.
Chegando lá, de cara conheci pessoas muito bacanas de Jandira-SP, que estavam já acampadas na casa do Guia Maurinho que é um sujeito nota 1000. Morador da Serra, bom mateiro e devoto do lugar, nos proporcionou um passeio incrível que só serviu para atiçar o desejo de conhecer mais. Durante a estadia lá, caminhamos muito, escalamos, vimos paisagens deslumbrantes e as tocamos e cheiramos...
É uma grande diferença poder tocar e sentir o cheiro das coisas porque é um complemento essencial à visão de um lugar. Para ver algumas fotos cedidas pelo Ralph & Sinara, clique aqui.
O nome Roncador é devido ao barulho do vento filtrado pelos enormes totens de arenito, imponentes, belos e, segundo muitos, mágicos.
Para lá vão pessoas de todos os lugares em busca do portal magnético que daria acesso aos avançados mundos intraterrestre e extraterrestre. Certo dia, diante do meu ar cético alguém me perguntou o que me levou ali, e eu disse que era a curiosidade e o desejo de me embriagar da natureza, contemplar, meditar... e, se possível, encontrar alguma pista sobre o sentido da vida... Então ele disse que não tinha a menor importância se eu acreditasse ou não no funcionamento do portal, porque eu já estava na fita, porque ele ja tinha identificado em mim, "muita luz." Agradeci e fiquei pensando como seria isso.
Ainda quero voltar lá com mais preparo, pois é necessário muito tempo para chegar até as cavernas e rios subterrâneos. O próprio guia nascido ali, tem 47 anos e disse que conhece apenas uma ínfima parte. Credito este passeio ao meu irmão caçula Ralph que me apanhou desprevenido e fui assim de última hora.
Ao assinar o livro de visitas, vi que até o Armstrong (primeiro homem a pisar na lua) passou por lá. Na hora de ir embora, nossa comida era nenhuma e fomos convidados por outro grupo a unir as barras de cereal remanescentes, com o macarrão deles que me pareceu o mais gostoso da terra.
Na despedida, mergulhamos todos numa lagoa quente para restaurar as articulações.
Para quem quiser conhecer, o ponto de partida é procurar pelo Mauro na pequenina e simpática, Vila dos Sonhos cortada pela Br158.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ri...o lugar é exuberante..vi as fotos e já me imaginei lá,rs!!!!
Realmente muito lindooooo....saudades de vc....quem sabe nao planejamos uma viagem para essa serra do roncador juntos?? let`s talk about it...beijos Milena

Indra disse...

Ô Ri, só vc não enxerga (ou será com CH?) essa luz! Vc é uma pessoa que todo mundo gosta bem. Disso vc pode ter certeza. As fotos estão DEMAIS. Que lugar! Pena que não dá para sentir o cheiro e ouvir o barulho do vento. Quantos lugares belissimos há nesse mundo, não? Beijo.

Ricardo Reis disse...

Indra,
Bondade sua!

Milena,
Com certeza.

Unknown disse...

Olá Ricardo, meu nome é Regina e eu estava pesquisando na internet sobre a Serra do Roncador, pois tenho uma vontade de ir faz tempo ao MT mas não sabia direito exatamente aonde ir de fato. Achei na Bons Fuídos (revista) uma reportagem da Serra do Roncador e agora quero ir (sou ligada ao miticismo)....mas gostaria de dicas boas de quem já foi....pois quero fazer algo "meio pessoal" nada de excursão ...se possível me envie telefone e endereço correto do guia que vc conheceu lá. Agradeço sua atenção. E.mal para contato ralazara@hotmail.com. Obrigada

LIDIA PALADINO disse...

Oi Ricardo Reis, vou apresentar um fato para sua análise e critica.
Estou pesquisando sobre a Serra do Roncador, lugar este onde pretendo um dia conhecer ainda em vida.
A busca do Google me reportou ao seu blog e achei curioso encontrar um blog sobre um lugar considerado místico pertencente a uma pessoa cujo nome é RICARDO REIS.
Ricardo Reis (1887 - 1936) é um dos três heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa.
É claro que você conhece quem foi e também deve saber que ele é um autor altamente místico.
Portanto quando li em seu blog o comentário :" .... Certo dia, diante do meu ar cético alguém me perguntou o que me levou ali, e eu disse que era a curiosidade e o desejo de me embriagar da natureza, contemplar, meditar... e, se possível, encontrar alguma pista sobre o sentido da vida... Então ele disse que não tinha a menor importância se eu acreditasse ou não no funcionamento do portal, porque eu já estava na fita, porque ele ja tinha identificado em mim, "muita luz." Agradeci e fiquei pensando como seria isso.
Aquele que perguntou, sabia o que estava perguntando, porém você ainda não sabia o que estava buscando.
Reflita sobre isso. A energia existe, se espalha e é invisível.
Quem conduziu vc até lá foi Fernando Pessoa sob o heteronônimo de Ricardo Reis.
O que ele queria que vc enxergasse naquele lugar e para que, não sei. Só vc poderá dizer como aquele lugar refletiu para alguma mudança em sua vida, ou sugeriu algum caminho a ser tomado dali p/ frente para ela.
Assim funciona o raciocínio lógico secreto dado por Deus à todo ser humano,porém poucos sabem utilizá-lo.
Fique em paz e obrigada pela oportunidade que encontrei aqui de mais uma vez provar, que nada acontece por acaso.
Lidia Paladino

Ricardo Reis disse...

Oi Lídia,
Obrigado pelas palavras e a visita
Fiquei pensativo a respeito!