sábado, 24 de maio de 2008

Rumo a Marte

Se tudo correr bem, a sonda espacial Phoenix que iniciou sua viagem em 04 de agosto de 2007, pousará amanhã dia 25 no pólo norte do planeta marte, (depois de percorrer 679 milhões de kilômetros) numa manobra arriscada para a qual a NASA pediu pela primeira vez apoio da ESA (agência espacial européia). É bom lembrar que mais da metade das missões à marte fracassaram. Portanto, agora é cruzar os dedos faltando 22 horas e 31 segundos para o pouso, pois a dita cuja viaja a 20.000 Km por hora e ao entrar em contato com a atmosfera de marte se aquecerá a 1.400cº. Correndo tudo bem até esse ponto, um para-quedas vai abrir e desacelerar a sonda até uns 400km/h e a uma altura de 975 metros do solo marciano, o para-quedas será liberado e o pouso ocorrerá com leves ajustes na trajetória.
Essa missão, representa mais um passo na tentativa de se estabelecer se existiram nessa região do planeta vermelho, condições favoráveis ao desenvolvimento de algum tipo de vida microbiana. A sonda que funcionará com energia solar, utilizará um braço robótico de 2,5 metros para recolher amostras de gelo e material, que serão analisados por um laboratório a bordo que buscará também compostos de carbono, um elemento básico para a formação de vida. Embora para muitos isso não pareça crível ou não desperte tanto interesse o fato é que, é fascinante acompanhar esses “pequenos passos” que são como novos tijolos acrescentados na pavimentação do caminho para saber mais sobre nossa espécie, nossa existência e significância no universo, ...o sentido davida etc. Para acompanhar passo a passo os instantes finais da aproximação e manobras de aterrissagem clique aqui. Eu vou espiar durante o dia e torcer para que tudo dê certo. Por volta de 19h50min (horário local) a NASA (agência espacial americana) emitirá um boletim informando sobre o pouso. O video abaixo (não tem som) é uma animação excelente que demonstra desde a decolagem até o pouso como tudo supostamente ocorrerá.

Um comentário:

Indra disse...

em entrevista ontem após o landing, o manager da missão estava visivelmente emocionado e disse que nunca imaginou que iria dar tão certo. parabéns para equipe da Nasa.