quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O preço das casas desaba nos EUA.

Clique sobre o gráfico para ampliar

Eu não comprei avestruz, boi gordo e nem casa própria nos USA, três dos maiores contos do vigário de que me lembro e alertei vários amigos sobre essas armadilhas e pelo menos uma amiga ligou para agradecer recentemente (risos!). Vejam só os preços das casas em forte queda como não acontecia há duas décadas segundo a agência Standard & Poor's. Na verdade a insanidade vinha de muito longe tanto que em 2003 se bem me lembro, incautos recém chegados aos USA me ofereciam dinheiro para utilizar meu nome para adquirir casas com promessas de valorização absurda dessas hipotecas. Na época quem não comprava casa era visto como boboca tamanha eram as "facilidades" para entrar no jogo. Como em todo jogo é necessário sorte, alguns que saíram antes de começar a entrar água no barco, se deram bem, mas foi uma pequenina minoria. A grande maioria que ficou com o "mico", agora que a bolha estourou e os preços despencaram e nenhum analista se arrisca a dizer até onde vai esta queda, estão lascados. Pela terceira vez então me senti recompensado por anos de exaustivos esforços -no meu sofá amarelo-, tentando entender o simples funcionamento das coisas. Mesmo tendo demorado um pouco, mais um conto do vigário deu as caras. Para saber um pouco mais sobre esta derrocada sugiro dar uma olhada no ConsumerReport desta semana.
Assim uma vez mais o sistema apresenta a conta. Com algumas variações o enredo é bem parecido; enquanto a turba se esbofa para pagar as contas aqui e acolá, os vendedores de ilusões até contabilizam algum prejuízo depois de ganhar bilhões, mas com uma pequena e irônica diferença; os Madoff’s da vida, poderão até ficar alguns milhares de dólares mais pobres, porém continuarão milionários e a escumalha que trabalha de sol a sol na esperança de chegar lá, continuará com a esperança.

Nenhum comentário: