segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sobre o fim da terra plana e do pesadelo mundial.

 

Apesar do amor ter vencido o ódio, não deixa de ser assustador que quase metade da população tenha apoiado uma plataforma fascista, odienta, hipócrita acima de tudo e cultora da morte (eu não sou coveiro!), e da destruição de tudo: Instituições democráticas, povos nativos, meio ambiente, saúde, educação, lgbtqia+, pobres, pretos, e segue a lista...

Agora sem espírito revanchista, temos que reinstitucionalizar o país, recuperar a imagem e respeito internacionais, reinserir o Brasil de volta ao seu patamar no pacto das nações civilizadas e que respeitam a ciência, mas sem esquecer quem são os apoiadores e representantes do atraso e que circulam entre nós no dia a dia e permanecermos vigilantes porque eles sempre estarão prontos a emergir dos esgotos, toda vez que algum repulsivo ignorante lhes der voz.

Segundo alguns estudos 27% dos eleitores boçais se identificam com o próprio e esses são irrecuperáveis, não tem salvação porque são perversos em sua própria natureza e o restante dos apoiadores dessa plataforma- dos “meninos vestem azul e usam granada e as meninas vestem rosa e usam pistola”-, se dividem entre; interesseiros-oportunistas, obtusos empedernidos, ingênuos, alienados, ignóbeis e idiotas.

Seja como for, daqui para a frente não poderemos esquecer esta triste realidade e trabalhar duro para reduzir este contingente que quase atira o país de vez no abismo diante da incredulidade do mundo civilizado que assistiu os últimos quatro anos pasmados com a escatologia e vulgaridade dessa gente perversa e atrasada.

Desta vez deus/universo salvaram o Brasil da perversidade, mas foi por muito pouco. O Mundo acordou aliviado com a derrota do atraso, masagora nós sabemos que estamos rodeados de gente ruim.

Agora resta esperar que o Jair e seus comparsas que tem as mãos sujas de sangue, respondam na justiça pelas mortes de milhares de compatriotas que feneceram devido ao negacionismo científico e à Damarização/danação das políticas públicas de estado que deveriam pairar acima das ideologias, mas que foram debilitadas propositadamente.


terça-feira, 4 de outubro de 2022

...não é Corinthians x Palmeiras. É sobre o futuro!

Com a eleição de 27 senadores bolsonaristas, abre-se a possibilidade do país virar uma republica retrógrada e hipócrito-religiosa caso Boçalnaro se reeleja, porque depois de comprar a câmara com o orçamento secreto, o senado é que segurava um pouco ainda os desvarios boçais, mas se por acaso o Boçal se reeleger, o que espero que não aconteça, aí ele teria maioria total nas duas casas que sempre foi o sonho dele: Se tornar o “ditador eleito” que sejamos honestos, sonho que ele nunca escondeu.

Com maioria nas duas casas ele muito provavelmente conseguiria aprovar o impeachment de ministros do STF e também alterar a constituição para aumentar o número de ministros no STF para 15 e dominar o judiciário também, como aconteceu na Hungria, Rússia, Filipinas, Turquia, Polônia e Venezuela, cujo modelo que aliás, ele insiste em colar na esquerda quando na verdade é o seu modelo. Desse modo, assim, que conseguir maioria absoluta no STF e se livrar de vez do último freio constitucional, estaria com o caminho aberto para se entronizar como imperador do país.

Passo seguinte virá por gravidade que é se tornar ditador disfarçado de presidente como o Erdogan na Turquia que está presidente há quase 20 anos, só para ficar em um exemplo de país em que a câmara/senado e judiciário são controlados pelo executivo que sufoca a oposição e o contraditório. Aliás, não é à toa que Boçalnaro tem como ídolo os mandatários de Hungria, Polônia etc...

Uma vez esmagado todo o sistema de pesos e contrapesos que equilibram o sistema democrático, começam os desaparecimentos/assassinatos envenenamento de opositores e o completo silenciamento do contraditório e a instauração da ditadura disfarçada de democracia como acontece atualmente nesses países que o Boçal admira, já que nenhum presidente de pais avançado, civilizado e democrático lhe dá moral ou conversa.

Assim morrem as democracias nos tempos atuais segundo o estudioso Steven Levitsky; corroídas por dentro. Este é o plano macabro em curso no Brasil e o Boçal nunca escondeu isso inclusive dizendo que a ditadura militar de 1964 devia ter matado uns 30 mil e não apenas 600.

Ainda há tempo de salvar o Brasil desta catástrofe, derrotando este plano e elegendo Lula, que também não vai conseguir fazer grandes coisas com um congresso dominado por boçais e extremistas auto-proclamados evangélicos, mas poderia como contrapeso salvar a democracia e o Brasil, porque repentinamente muitas pessoas estão sem noção do que realmente está acontecendo e agem como se estivessem fanatizadas e se divertindo em um jogo de futebol tipo Corinthians x Palmeiras quando o que realmente está em jogo é a democracia e o futuro do Brasil.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

divagações

“Eu adoraria acreditar que quando eu morrer, eu vou viver outra vez. Que alguma parte pensante, sensível e memorável de mim continuará. Mas por mais que eu queira acreditar nisso, e apesar de antigas tradições culturais mundiais falarem sobre vida após a morte eu não sei de nada que possa sugerir que isso é mais do que simplesmente pensamento positivo. O mundo é tão primoroso, com tanto amor e profundidade moral que não há razão para nos enganarmos com histórias bonitas para as quais existem poucas evidências boas. Parece muito melhor para mim, em nossa vulnerabilidade olhar a morte nos olhos. E ser grato todos os dias pela breve, mas magnífica oportunidade que a vida nos dá.”

(Carl Sagan na Revista Parade, em março de 1996).

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Os astros e a sorte no amor

Agora a pouco depois do café, liguei o PC e já dei de cara com um artigo de um “especialista em astrologia” explicando que a fase de mercúrio retrógrado -seja lá o que isso signifique-, está chegando ao fim e acabará de vez neste domingo de eleição e isso deve encerrar o período de beligerância, ânimos exaltados, contendas e começará uma fase (retrogradação mercurial) diferente que favorecerá o amor e a mudança de comportamento geral incluindo entre outras coisas neste período de virada, mudanças no corte de cabelo, no emprego e por aí vai..., e eu fiquei pensando... Caraca mano!  Que louco isso porque mal comparando, em números redondos, em Marte cabem 3 mercúrios, na terra cabem 7 Martes, em Netuno cabem 60 terras, em júpiter cabem 1300 terras, no sol cabem 1000 Júpiteres e dez bilhões de sóis cabem na estrela Stephenson 2-18... que não é nada dentro da via láctea nossa galáxia e ainda tem mais 500 milhões de galáxias, buracos negros, quasares, aglomerados etc,etc... infinitamente só neste universo que tem aproximadamente 14 bilhões de anos luz, e que segue expandindo... e  tem gente por aí achando que tudo isso existe para nos ajudar a escolher um novo corte de cabelo, um novo presidente, mudar de emprego ou ter sorte no amor!? PQP, né!?

domingo, 31 de julho de 2022

Adeus, Miró da Muribeca!

Meu grande amigo Miró, com quem dividi muitos dos melhores momentos da minha vida, faleceu hoje em Recife onde nasceu e viveu a maior parte da sua vida. Ele já não estava bem de saúde há muito tempo e finalizou seu ciclo.

Espirituoso e genial, costurava com as palavras como ninguém, deixa uma literatura singular, muito rica, profunda, crítica, "marginal", espontânea e originalíssima registrada também em alguns documentários e filmes, realizados por Wilson Freire, que era também um quase pai que Miró nunca teve, mais peças encenadas em São Paulo e momentos memoráveis que iluminou a todos que puderam conviver com ele o/ou conhecer seu trabalho.
A biografia que estava bem adiantada pelo escritor e prof. de Literatura Wellington de Melo da Universidade Federal de Pernambuco, -que também era uma espécie de "tutor" do Miró no últimos anos-, não ficou pronta a tempo dele conhecer, mas creio que está quase no prelo.
Última vez que estivemos juntos foi em setembro de 2019 em sua apresentação na Biblioteca Mario de Andrade.
Miró se intitulava como “Alegrista” e é assim que ele gostaria de ser lembrado.

Em breve pretendo organizar com a colaboração de todos os amigos, conhecidos e fãs, um álbum cronológico de fotos aqui desde 1985 até agora.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Nomadismo

 ...foi então que lá pelo terceiro macieira, PQP, tive um estalo e comecei a lembrar dos diferentes lugares que morei: Jataí-Go (onde nasci), Rio Verde-GO, Goiânia-GO, Arujá-SP, Ferraz-SP, São Paulo; São Miguel, Penha,  Tatuapé, Vila Diva, CECAP (Guarulhos-SP),  Vila Mariana, Santana, Centro (copan), Vila Formosa, Bela Vista, Vila mariana, Centro (baixo augusta), Paraíso, Centro (Copan novamente), Higienópolis, Belo Horizonte-MG, São Paulo novamente; Pinheiros, Vila Madalena, Imirim, Aclimação, Santa Efigênia, Aclimação novamente, Richmond-CA (USA), Novato-CA (USA), San Rafael CA (USA), San Francisco CA (USA), Jataí-Go novamente, São Paulo de novo em Santa Efigênia (Luz), Saúde, Centro (prox Pça Roosevelt), Santa Cecília, Barra Funda, Mirandópolis, República, Caraguatatuba-SP, São Sebastião-SP, São Paulo novamente (república) e Vila Buarque.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Forças Armadas do Brasil

Que patético essa intromissão das forças armadas no processo eleitoral. Muito ridículo se portarem de maneira a desestabilizar o TSE só para ajudar o boçal..., tocando um *F. (dane-se) para o país, contanto que mantenham seus altos salários e privilégios.
O Brasil virou mesmo uma republiqueta de quinta...
Que país minimamente civilizado tem militares apenas correndo atrás de vantagens, sinecuras e se metendo na política e ameaçando a democracia ao invés de fazer seu trabalho?
Forças armadas tem funções definidas na constituição e não compete a elas se meter em eleições.
Melhor seria se preocupassem em cumprir sua missão constitucional de patrulhar fronteiras por exemplo, evitando que fossem covil de toda sorte de bandidos como os que assassinaram Bruno Pereira e Dom Phillips.

domingo, 27 de março de 2022

As corujas do massaguaçu.

 
Aqui quase em frente onde moro, tem uma praia linda que é massaguaçu onde
costumo fazer caminhadas. No pequenino e estrito trecho de natureza que sobrou entre a via e a praia, as “Corujas Buraqueiras” resistem em suas tocas a beira mar. O poder público que na época do regime militar nunca pensou em natureza durante a construção da rodovia, nos últimos anos resolveu fazer um isolamentozinho pífio com uma cerquinha de 4 m2 em volta de suas tocas e com uma placa “Toca das Corujas - Respeite!” para evitar aproximação e que claro, é melhor do que nada e nunca vi em muitos anos ninguém se aproximando demais do lugar delas e muito menos violando o cercado das simpática corujas diurnas.


Bem eu estava caminhando agora e quando escutei o grito delas quando se sentem ameaçadas, olhei e vi num desses refúgios delas, três mulheres aparentando 45 anos, no cercadinho/santuário das corujas e ainda por cima com os braços esticados querendo fotografar as bichinhas há uns 70cm de distância e as corujinhas estressadas, piando e gritando aquela advertência típica e desesperada delas, e as três fotografando, rindo e comentando; Aí que lindas, que fofas...!!!  Como se fossem seu animal doméstico.

Tive um impulso de intervir, mas desisti ao lembrar que essas pessoas sem noção, são as mesmas que batem continência para a caixa de cloroquina, acreditam na mamadeira de piroca e outras sandices e que ficam agressivas quando confrontadas em sua imensa ignorância...

E pensar que essas pessoas tem título de leitor...


 



sábado, 12 de março de 2022

GASOLINA R$8,00 X INDIGNAÇÃO ZERO.


A Gasolina custava R$2,25 quando o “gigante” Brasil foi inflamado contra Dilma com o apoio da grande Mídia que incensava moleques embusteiros do MBL como o tal Mamãe Caguei, Kim liberem o Partido Nazi kataguri, Daniel Silveira e outros trastes como os justiceiros Moro, Dalagnol e Cia, Só Que Não, como se viu nas revelações do site The Intecept. 

Daí veio o Temer e levou o preço do litro até R$4,30 e ninguém mais indignava com nada porque já tinham golpeado o PT, a frágil democracia brasileira e o gigante acomodou os grandes interesses/mercado. Hoje com Boçalnero e Guedes, a gasolina que causava indignação quando custava R$2,25 bateu em R$ 8,00 e o mercado está feliz, a pobreza disparou, o país que era a 7ª economia mundial despencou para 13ª e o gigante agora dorme em paz, afinal, a Petrobrás acabou de pagar quase R$ 38 bilhões de dividendos complementares aos acionistas, mais os R$ 62 bilhões pagos no final do ano passado, mas pelo menos tiraram os “comunistas” que investiam dinheiro para mitigar a miséria. 

O Ricos do Brasil e seus lacaios como a mídia gorda, os classe mérdia, etc, agora tem uma legião de miseráveis para explorar novamente que voltaram ao “seu lugar” bem longe dos aeroportos. O capital improdutivo, especuladores, acionistas e latifundiários escravagistas estão felizes com seus dividendos e privilégios assegurados pelo pior congresso da história recente, que aliás acabou de aprovar urgência para votação do projeto de mineração em terras indígenas.

Para essa casta de mentalidade escravocrata, políticos vendidos, entreguistas, dilapidadores do Brasil, o país não precisa mudar. Está ótimo.

 

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Especialistas em Ucrânia

Desde a semana passada parece que muita gente se converteu em especialista em geopolítica mundial palpitando horrores sobre a guerra da Ucrânia, inclusive parte da esquerda que acha que varrendo os USA da face da terra o mundo vira um paraíso.

Houve uma época que todos os brasileiros eram apenas técnicos de futebol. Depois a coisa evoluiu e foi deixando de ser engraçada, passando a trágica quando proliferaram em grande quantidade..., infectologistas, cientistas políticos, jurisconsultos, cientistas sociais, epidemiologistas e principalmente, virologistas.

Não gosto de pitacar sobre assunto que eu não tenha noção e assim não vou dar pitacos sobre a invasão da Ucrânia, mas também não posso deixar de destacar que está muito ridículo essa enxurrada de comentários e análises maniqueístas sobre Otan/USA/Europa bandida x Russia/Putin/mocinho, mesmo porque ainda que esses atores fossem de fato as principais razões para a invasão, isso não justifica atacar um país soberano sem ter sido agredido, e ver pessoas se congratulando e se alegrando com essa guerra, só porque odeiam os estadunidenses e aliados malvados, é ridículo. Tem sido assombroso ver os tais especialistas -que até ontem eram “virologistas”-, pitacar que os países “imperialistas” que já invadiram outros não podem se contrapor ao Putin agora etc e tal. Pelamordedeus que argumentozinho mais chinfrim. Francamente é broxante!

Muitos estudiosos e especialistas de fato, embora considerem que a pressão da Otan nos Balcãs nos últimos anos, tenha incomodado sim os russos, eles nem listam a Otan entre os principais fatores desencadeadores da invasão em suas análises, pelo contrário, remontam o quebra cabeças desde o século 9º para explicar toda a evolução dos conflitos cíclicos na região, ou seja, não há explicações fáceis e muito menos o maniqueísmo burro e simplista tipo; EUA-Europa-liberais-direita X Rússia-Putin-comunista- desnazificador, vai explicar o que de fato se passa. Não é Curintia x Parmera não. O buraco é bem mais embaixo e basicamente envolve um rearranjo na realpolitik mundial com múltiplas ramificações e consequências incluindo uma mexida na transição da matriz energética global. É briga de cachorro grande. Há que diga que a invasão da Ucrânia pode ser um blefe, o tal “bode da sala” e/ou até mesmo um “sacode geral” na atual ordem mundial num momento de debilidade do ocidente... Seja como for, não é Fla x Flu, nem Biden X Putin simplesmente. Tem muuita coisa encoberta e pode ter também a China, mutipolaridades, moeda padrão extra dolar, ensaio sobre Taiwan, Cyberwar... "Otan" mesmo talvez seja só uma boa justificativa.

Esse maniqueísmo primário e estúpido de achar que tudo na vida se resume a mocinho e bandido e de apoiar e ficar ao lado de tudo aquilo que desafia o ocidente opressor é infantil demais até porque o mundo ocidental não é unificadamente e maciçamente direitista empedernido, imperialista e nem tampouco o Putin é comunista e muito menos bonzinho minha gente. Então menos, né!? Rússia, Europa e USA são todos cachorros grandes e de vez em quando alguns deles mijam fora do penico e aí vira esse pandemônio.

O Ataque da Russia à Ucrânia não é uma guerra anti-imperialista, anti-Otan apenas. A Russia ainda hoje tem uma capacidade bélica mais do que suficiente para protegê-la de qualquer bloco ou país do mundo. Então a Rússia não está somente se defendendo da Otan, mas aproveitando a justificativa para ampliar a sua área de influência e seu quintal e outras coisas que ainda não estão claras.

Apoiar ou tentar justificar qualquer invasão de pais soberano, seja pela Rússia, USA, China, Israel ou quem for, por interesses ocultos, não engrandece ninguém e nem a esquerda, que na minha modesta opinião devia evitar essa armadilha.

Os russos tem o direito sim de se defender, mas os interesses defensivos da Rússia não legitimam arruinar o país vizinho de fronteira.

Não tem ninguém santo nessa briga por ampliação de “quintais” ... e de mais a mais, é sempre bom lembrar que “o inimigo do meu inimigo não é necessariamente meu amigo”.