sexta-feira, 9 de maio de 2008

“Cabelo ruim” é aquele que cai da cabeça!

Reproduzo texto irretocável do Paulo Rodrigues no Palavra Sinistra

“Acho que fez bem em ir à televisão, embora devesse ter raspado a cabeça. Aquele cabelo bombril parecendo tingido me fez entender o que ele disse uma vez causando polêmica – que tinha 'cabelo ruim'.”
O segundo parágrafo do artigo publicado em O Globo de ontem (quarta-feira 07/05/2008) sob o título “A falha de Ronaldo” mostra bem o que o jornalista Zuenir Ventura pensa a respeito dos cabelos dos negros. Incomodou o fato de Ronaldo estar com seu blackpower à mostra. Imagine: o ídolo que é pego em um deslize, aparece na televisão para dar entrevista pedindo desculpas. Mas mesmo assim não se humilha por completo, não raspa a cabeça, se livrando daquilo que, ao inverso de Sansão no embate contra os filisteus, só lhe trouxe fraqueza, feiúra, o tal “cabelo ruim”. Para Zuenir, faltou a contrição absoluta: Ronaldo coberto de cinzas, tal e qual os hebreus antes de Cristo.
Mas afinal, quem tem cabelo ruim? O jogador de futebol ou o jornalista? “Cabelo ruim” é aquele que cai da cabeça! O mais estranho é que um sujeito como Zuenir Ventura, que viveu os anos 60 tão intensamente, ainda faça a “patrulha capilar”. Só os brancos podem ter o cabelo que quiserem, do jeito que quiserem, os negros tem que usar o cabelo bem curtinho, rente ao couro cabeludo ou então raspado, para mostrarem que são limpos, asseados, que não possuem aquele "negócio na cabeça que parece sujo", enfim, que estão arrependidos de seus atos.
Então, o negro, o neguinho, o negão, o pardo, o mulato, o moreninho, o jambo, o café-com-leite, o sarará, o nego-aço, o saroba, o baio, o buiú, o pelezinho, o obina, o crioulo, o preto, o “ah, mas você não é negro, é moreninho...”, esses se não tiverem o famoso cabelo liso, ou devem fazer alisamento japonês, a escova progressiva, a chapinha, o relaxante ou então devem passar a “maquina zero”, pra não incomodar a visão da “classe-média-branco-intelectualizada-que-lutou-contra-a-ditadura”?
Depois da Cidade Partida vem aí o "Cabelo Repartido". Do mesmo autor...

8 comentários:

Indra disse...

Shame on you Zuenir Ventura! Eu acho que o mais lindo em mim é o meu cabelo! hahahahahhaa. Outra de hoje. Estava na parte de fora do Pão de Açúcar esperando o Paulo pagar e segurando o Brahma (que é um cocker spaniel louro) e uma senhora chega e fala "com o Brahma": tá esperando a mamãe é?
Eu fico olhando para ela não entendendo que ela não sacou que EU é que era a mãe do cocker louro! Caguei de rir!!!!!!

Fuck Off disse...

Please forgive me for writing in English. Haha. This is a well-worn subject in the United States too. Light skin vs. dark skin, "good" hair vs. "bad hair." I don't know if you've ever seen the Spike Lee movie "School Daze," but I think this scene from it best sums up the issue:

Good and Bad Hair, Straight and Nappy

It's a strange commentary on society when you have blacks trying to be lighter and straightening their hair and whites tanning at the beach or in salons and curling their hair.

Even for me, who is white but who has naturally curly/wavy/"bad hair," every hair salon I've EVER gone to straightens my hair with a blow dryer or a straightening iron. EVERY salon. So, it's a very odd global phenomenon.

Ricardo Reis disse...

Indra,
Eu não conseguiria rir dessa madame mas acho ótimo que você possa.

Jen,
I'don't mind at all. Nice to hear from you.

Anônimo disse...

Eu nao posso ficar de fora, tenho que falar!!!kkkk

Estou ate me cocando de rir!!!!!!!!

Venho de uma familia a qual EU, somente EU, tenho CABELO RUIM!!!

Ouvi isso desde o dia em que comecei a entender o que as pessoas falavam!

Nos lindos e longos cabelos das minhas primas, tias e primos e tios tambem, nao tem grampo ou qualquer outro acessorio que nao escorregue dentro de 2 minutos...

Um dia minha tia me levou ao cabelereiro dela, que com certeza ia DAR UM JEITO NO MEU CABELO!!

Ele cortou o meu cabelo bem baixinho e disse pra ela que era a UNICA forma que ele poderia ser CONTROLADO, a nao ser os alisantes, os quais minha mae ja tinha testado todas as marcas que existiam, mais eu era muito nova pra CUIDAR do meu CABELO RUIM e que entao a solucao era podar como grama pra que ele nao ficasse igual ao do referido Ronaldinho e para que todos se sentissem bem em nao ver o meu imenso CARRAPIXO!!!!! (Ele nao disse carrapixo, claro)

Eu chorei, mais me disseram que cabelo tem raiz e cresce, e que um cabelo igual ao meu nao era motivo pra lamento.

Toda a minha infancia tive trauma do meu cabelo, pois dormia de bobis e achava muita injustica as outras pessoas nao terem que dormir com os grampos entrando no couro cabeludo. SO EU!!!!!!

Ate conhecer o meu X-marido que um dia me viu de cabelo molhado (acidente que eu lamentei profundamente, mais foi inevitavel) e disse pra que nunca mais eu o ESTICASSE pois era lindo. Eu achei que ele estava tirando um sarro de mim como o resto do universo. Mais era verdade!

Depois disso eu comecei a esbanjar o meu AFRO everywhere e me sentir muito bem com a minha JUBA!

Nao que a minha cabelereira tenha desistido de me convencer e ate tentar me ensinar a fazer escovinha toda semana e mante-lo UNDER CONTROL!!!!!!!!!KKKK

A minha filha, que herdou esse traco, nunca teve que passar pelo o que eu passei. Talvez por ter nascido em uma epoca em que esse tipo de cabelo era chamado ETNICO!!! Ou porque nunca tentei alisar, podar como grama. Sempre a achei linda e que os cabelos dela combinavam com ela e repetia isso todos os dias pra ela e pra SOCIEDADE que me reclamava uma intervencao imediata no cabelo daquela crianca!!!!!

Ela ama ser chamada de leaozinho e e tao confidente que quando os colegas de classe dizem que o cabelo dela esta chamando muita atencao e que eles nao conseguem concentrar na aula ela responde: "I KNOW I CAN'T TAKE MY EYES OF MYSELF EITHER".

So um comentario!!!!!kkkk
Falar e escrever e so comecar...
Bjx

Anônimo disse...

Esse anonimo sou eu!!!! Eu me identifiquei!!! Oh well...

Indra disse...

Patricia, caguei de rir mais uma vez!

Anônimo disse...

Ainda bem que conseguimos rir ne Indra?!!!kkkk
O Ricardo nao!!!kkkk

Ricardo Reis disse...

rs,rs,rs... !