Dias atrás acompanhei num bar acalorada discussão com aquele clima de Fla x Flu quando o assunto é a pólítica na Venezuela e as informações de um lado e de outro são tão antagônicas que torna-se impossível ou melhor, improdutiva qualquer conversa. Para piorar um pouco as coisas a grande imprensa também se divide entre os que odeiam o chavez e seus defensores, mas agora a pouco estava pesquisando sobre o caso Cesare Battisti (na França) e encontrei uma reportagem razoavelmente equilibrada na BBC que fornece números curiosos sobre a Venezuela que apesar de ter sido sempre um país rico em petróleo, apresenta numeros que se lidos desapaixonadamente, jogam luz sobre o que aconteceu nesses dez anos de governo Chavez:
"Há dez anos, cerca de 4,8 milhões de venezuelanos viviam em situação de pobreza e a saúde e a educação eram um privilégio de poucos. Em 1999, 20,1% dos venezuelanos viviam na extrema pobreza. Em 2007, o índice havia caído para 9,5%.
O número de pobres total no início do governo era de 50,5 % - mais de 11 milhões de venezuelanos. Esse número caiu para 31,5%. ...(continua)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário