sábado, 11 de abril de 2009

Adriano, o craque

Ao mandar tudo às favas, “o imperador” Adriano talvez sem saber, revelou aos mais atentos, a dimensão humana esquecida nesses tempos em que a hipercompetição provocou as neuroses do trabalho, a competição feroz e a simbologia do que é ter sucesso, atualmente reduzida a ter dinheiro apenas. O craque de renome internacional e um dos melhores atacantes do mundo, manda parar tudo e diz: Quero descer, voltar para a favela e conviver com meus amigos, família, fazer coisas triviais, ser feliz enfim.
Ao chutar o balde do sucesso, Adriano atrai a ira dos profissionais do sucesso, porque a questão de fundo é que Adriano expõe a todos, as neuras nossas de cada dia. Os suicídios diários engolindo sapos... Ao final, invejam ou invejamos todos viceralmente a coragem do atacante de ousar, buscar autentica e legítimamente seu bem estar e suas raizes o que está sendo interpretado pelo sistema, como uma ameaça.
A mídia em geral oscila entre diagnosticar doença psíquica, condenar, crucificar e caluniar o cara que mandou a inter de Milão, a seleção brasileira, dinheiro, seu futuro, o sistema enfim, às favas. Mas piração, é o modo de vida workaholic, que implica em contínua servidão, dia e noite sem tempo para reflexão, para curtir os amigos, a família, natureza etc. Estes passam a vida em desabalada carreira rumo ao tal "sucesso" e vivem como morto-vivos no ciclo de sugar, retro-alimentar e defender um modelo massacrante por preguiça de pensar e falta de coragem para mudar.
Adriano é são e por isso mesmo um (“mau?”) exemplo a ser combatido. Ora essa, onde já se viu? O sujeito troca a glória e o glamour de Milão pela favela onde nasceu? E que conversa é essa de procurar alegria?
Boa sorte e vida longa ao Adriano o anti-herói do sucesso.

3 comentários:

Indra disse...

Ri, como Adriano, muitos deveriam fazer isso...simplesmente chutar e balde e ser feliz, só que ele tem TODAS as vantagens agora. Vive feliz na favela, com uma boa grana! Quer melhor vida? Eu o invejo. Tomara que ele não caia no crack, coca, extasis, crime organizado.
E ai? Quando é que vou te ver???? Vc também fez como o imperador? Voltou para as raízes/

Ricardo Reis disse...

Ha,Ha,Ha,Ha!!! eu heim? ...quem me dera!?
Devo chegar aí dia 25
Bj.

Indra disse...

Espero vc! Beijo e Feliz Páscoa!!!! Me diz uma coisa, vc consegue entrar no meu blog? Ou ainda não?