segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Buddy Guy


Estava em casa na modorra de um domingo de ressaca quando fui convocado a comparecer no Open Jazz -da horrorosa Cia Telefônica- e lá fui eu sem almoçar e sob terríveis calafrios e vertigens mas escoltado pela Renata e Mônica que gentilmente me apanharam em casa. A primeira apresentação foi da diva do jazz Dianne Reeves que gastou seu vozeirão num repertório que misturava Jazz, soul e rhythm'n'blues que já conseguiu me trazer de volta à vida, apesar de o local não ter os tradicionais quiosques nem ambulantes e conseqüentemente nada para beber e nem comer (coisa de organizadores infelizes e que combina com o padrão telefônica de pensamento) debaixo de um sol de 29C...
Em seguida entrou a lenda Buddy Guy no palco justamente aquele que segundo Eric Clapton é “o melhor guitarrista de blues, vivo” e como era de se esperar, não decepcionou. O cara simplesmente fez uma apresentação incendiária como cabe a um guitar hero de primeira: Fez de tudo com com sua guitarra... Tocou com uma mão, com sua guitarra nas costas, usou os dentes para tirar sons das cordas e a certa altura pegou a baqueta de seu baterista para tocar e inovando tocou até com a camisa, fazendo sua fender, chorar, cantar, gritar, gargalhar... Muito feeling e num momento mais intimista, deixou o palco e seguido pelos seguranças e fotógrafos, atravessou a área vip e foi tocar mais próximo das pessoas na platéia e distribuindo palhetas, etc Depois ainda convocou Dianne Reeves para uma canja. Demais!
Esse senhor de 73 anos que mais parecia um quarentão, cantou temas de Muddy Waters, John Lee Hooker além do próprio repertório levando a galera ao delírio com "Damn Right e I've Got the Blues" e foi então que já no finalzinho mandou bala num medley de "Voodoo Chile"(Hendrix) e "Sunshine of Your Love”(Cream)... e o mundo veio abaixo. Mesmo desidratado àquela altura ainda encontrei forças (risos!) para agradecer por estar vivo e ali. Um momento mágico e inesquecível de presenciar do que é capaz o gênio humano. Buddy Guy, saiu do Palco ovacionado enquanto a banda derramava "I Go Crazy" de James Brawn. E eu quase não fui por conta de uma esbórnia na madrugada anterior.
Que bom estar vivo! Tenho dito.

5 comentários:

Indra disse...

alucinante! uma grande oportunidade de ver esse gênio! pena que não fui...

Unknown disse...

Ajuda - videos do show do Buddy Guy em SP dia 29/11 -- Parque da Independencia
No final do show do Buddy Guy domingo dia 29/11 no Parque da Independência, no Ipiranga, eu estava saindo e acabei presenciando cenas de violência da polícia contra um rapaz. Muitas pessoas filmaram mas acabei não pegando o nome de nenhuma.... você por acaso viu alguma coisa ou sabe de alguém que viu e gravou? entre em contato ok? meu e-mail é flaviamgp@hotmail.com

Ricardo Reis disse...

Oi Flavia,

Que chato saber disso!
Não vi!
Mais tarde vou tentar uma pesquisa e se localizar alguma coisa te retorno.
E se você conseguir os registros e eu puder ajudar de alguma maneira, entre em contato
Ab.

Anônimo disse...

Ricardo, muito bom. Só uma correção: "Sunshine of Your Love" é Cream
Abç,
"B"

Ricardo Reis disse...

Valeu o toque B, vou corrigir já!