sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brasil permanece um dos paises mais desiguais do mundo,

A matriz de todas as mazelas brasileiras -a desigualdade- segue inabalável. O que mais chama atenção é o desconhecimento desse verdadeiro câncer social pela maioria dos brasileiros. Há até a idéia subjacente entre as pessoas supostamente mais esclarecidas de que "é assim mesmo" ou então aquela máxima; "São lascados porque não se esforçam o suficiente Afff!" Fato inquestionável é que a cruel desigualdade é a característica principal do subdesenvolvimento.

Da BBC
Apesar dos progressos sociais registrados no início da década passada, o Brasil continua entre os países mais desiguais do mundo, segundo atesta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que será divulgado nesta sexta-feira.
Na seleção de países mencionada no relatório do Pnud, os piores indicadores pela medição de Gini são Bolívia, Camarões e Madagascar (0,6) e Haiti, África do Sul e Tailândia (0,59). O Equador aparece empatado com o Brasil com um indicador de 0,56. ...(continua)

Um comentário:

Indra disse...

Tristeza né, Ri. Se o Brasil não fizer nada para diminuir essa ignorância na população (e não só me refiro ao analfabetismo), acho que vamos demorar muito para sair desse buraco social onde nos encontramos. Só de pensar no número de livros que as pessoas leêm por mês, me dá um desespero...