segunda-feira, 23 de abril de 2012

Religiosidade


Intolerância religiosa


Sou ateu e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos.
A humanidade inteira segue uma religião ou crê em algum ser ou fenômeno transcendental que dê sentido à existência. Os que não sentem necessidade de teorias para explicar a que viemos e para onde iremos são tão poucos que parecem extraterrestres.
Dono de um cérebro com capacidade de processamento de dados incomparável na escala animal, ao que tudo indica só o homem faz conjecturas sobre o destino depois da morte. A possibilidade de que a última batida do coração decrete o fim do espetáculo é aterradora. Do medo e do inconformismo gerado por ela, nasce a tendência a acreditar que somos eternos, caso único entre os seres vivos.
Todos os povos que deixaram registros manifestaram a crença de que sobreviveriam à decomposição de seus corpos. Para atender esse desejo, o imaginário humano criou uma infinidade de deuses e paraísos celestiais.
Jamais faltaram, entretanto, mulheres e homens avessos à interferências mágicas em assuntos terrenos ... (continua)

Um comentário:

Indra disse...

Ri, às vezes acho que religião é um termo mal compreendido e mal praticado por pessoas...O que é religião para muitos é o fato de crêr em alguma entidade que poderá trazer a salvação divina. Eu não acredito que a religião junte as pessoas...Já estamos todos very bald de saber que não há religião sem preconceito, sem intolerância, sem falta de participação na vida. Tenho percebido muito preconceito contra os que acreditam mesmo que a salvação está na religião, ou os que acreditam que a salvação está na arte. It is a very crazy world indeed! But I am doing my part...are you...