domingo, 28 de janeiro de 2024

Joga sopa na Monalisa

 Melhor do que apenas jogar sopa em obras de arte talvez fosse focar também ou principalmente em ideias como planejamento familiar etc.…, porque segundo os especialistas, alimentar 8 bilhões de pessoas com agricultura primitiva, natural, saudável, sustentável, orgânica, livre de venenos contra pragas, etc, etc, tornou-se impossível há décadas. É uma conta que não fecha, enfim.

Explicam que um pé de tomate primitivo, orgânico, por exemplo, leva quase 6 meses para produzir 3 frutinhas menores que um ovo, consome mão de obra e cuidados infindos, enquanto que seus primos “malvadões” que comemos todos os dias, que são variedades melhoradas geneticamente, exponencialmente mais produtivas, resistentes a intempéries, insetos... e que tomam banhos químicos contra pragas, etc, etc..., em três meses produzem 50 tomates grandes que ainda sim custam R$12,00 o kilo.

Jogar sopa na Monalisa ganha manchetes e likes, mas o que vai resolver mesmo a questão, será enfrentar todos os outros componentes da equação (8 bilhões de bocas x comida "natural") e que pelo jeito não suscita paixões, além do que na hora da "onça beber água", ficaria complicado todos correndo atrás de conseguir 2 cenourinhas do tamanho de um polegar por 20,00 nas feirinhas alternativas para poucos... Então a questão é complexa e envolve muitos fatores.

Enquanto a questão não é enfrentada levando em conta vários aspectos, quem paga o pato é a coitada da Monalisa que nunca refletiu sobre as contradições humanas, Thomas Malthus, protecionismo, permacultura...

A velha estória; A pessoa vai de carro para o boteco falar contra os automóveis e a poluição, mas recusa-se a usar o metrô, quando na verdade os problemas reais quase sempre envolvem muito mais coisas do que o bla,bla,bla, ou atirar sopa num quadro que também tem sua importância, mas não adianta ficar só nisso, porque o buraco parece ser bem mais embaixo.

Nenhum comentário: