sábado, 17 de maio de 2008

Ministério abre concursos voltados para o público GLBT

Agência Brasil - 17/5/2008 - 12h58min

Brasília - Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Homofobia, celebrado neste sábado, o Ministério da Cultura (MinC) lançou dois editais para concursos públicos voltados à cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBTT).

Um é para o Concurso de Apoio às Paradas de Orgulho GLBT nas cidades em que o movimento ainda não existe e deve contemplar um projeto em cada estado e no Distrito Federal.

O outro é para o Prêmio Cultural GLBT 2008 e deve financiar, com verba de até R$ 9 mil, 104 iniciativas valorização da cultura gay.

Em ambos os casos, só podem concorrer entidades jurídicas, sem fins lucrativos, e que tenham, no mínimo, seis meses de atuação nas comunidades GLBT.

Tanto o Prêmio Cultural quanto o Concurso de Apoio às Paradas GLBT serão financiados com recursos do Fundo Nacional de Cultura, na Ação Fomento de Projetos de Combate à Homofobia.

4 comentários:

Indra disse...

Ri, fico me perguntando que tipo de "iniciativas de valorização da cultura gay". Literatura gay? teatro gay? Música Gay? Cinema Gay? Será que já atingimos esse grau de cidadania?

Ricardo Reis disse...

Não sei. Tudo é muito complexo ainda. Seja como for, toda ação afirmativa que colabore para a felicidade geral da nação, e o repeito entre os viventes, eu apoio.

Anônimo disse...

Nao concordo com esse tipo de iniciativa pois somente torna a descriminacao ainda maior.
Seria a mesma coisa se o mesmo concurso fosse voltado a comunidade negra, ou a comunidade indigena e assim por diante...
Se somos todos iguais pra que isso?
Por que nao tomam iniciativa de educar a comunidade e tb punicao severa a descriminacao pra que as pessoas possam ser respeitadas como realmente sao?

Ricardo Reis disse...

É polêmico mesmo mas como as minorias tem sido perseguidas e estão sempre em desvantágem, essas ações denominadas "afirmativas", acho que tem a finalidade de compensar esse desequiíbrio. Pelo menos esse é o objetivo declarado e que conta com a simpatia dos que serão supostamente "compensados". Enfim é complicado isso e não há consenso mesmo.