quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Manipulação e cinismo.


Como fica a verdade?

Por Luis Nassif

A revista Época fez uma entrevista com o juiz De Sanctis. Boa entrevista mas que saiu escondidinha na revista e no site. Os leitores descobriram. Em um dia, centenas e centenas de comentários, 99% contra Gilmar Mendes e a manipulação do grampo pela revista Veja.
Ontem meu colega Ricardo Noblat cobrou esclarecimentos não apenas sobre o tal grampo fantasma da Veja-Gilmar mas também sobre outras armações da revista em relação a grampos. Mais de cem comentários na sua quase totalidade reforçando a cobrança.
Esse episódio Veja-Gilmar representou a maior dissociação entre o trabalho da mídia e da opinião pública desde que me conheço por jornalista. Não se trata de desgaste apenas da Veja, mas de toda a mídia. Não se trata apenas de desgaste da mídia, mas de todas as instituições, se permanecerem caladas a essa chantagem.
Veja jogou com o álibi do anti-lulismo para montar o lobby pró-Daniel Dantas. Nesse episódio do grampo não há mais o álibi: investiu contra a Justiça, contra as investigações, atropelou a lei.
Será humilhante para o país, para suas instituições – incluindo a própria mídia – permitir essa manipulação ampla, meramente por receio da usina de calúnias e chantagens da revista.
A opinião pública tem o direito de saber quem montou esse grampo e quais os objetivos por trás disso.

Um comentário:

Ari disse...

de fato, o maior escândalo do brasil é a venalidade da midia.