terça-feira, 14 de julho de 2009

Ateus, saiam do armário!

Do Biscoito Fino

...Uma pesquisa recente, da Fundação Perseu Abramo, mostra que os ateus representamos o grupo social mais discriminado socialmente. Mais que negros. mulheres, travestis, gays, lésbicas. Mais, até mesmo, que transsexuais. Eu não estou dizendo que a discriminação cotidiana que sofre, por exemplo, um ateu branco, é comparável à que sofre um negro de qualquer crença. Não é. Não é, em primeiro lugar, porque ser negro e, até certo ponto, ser gay, são coisas impossíveis de se esconder. Ser ateu, não. Mas se você perguntar a um brasileiro em qual membro de grupo social ele não aceitaria votar de jeito nenhum, os ateus estamos, disparados, em primeiro lugar. Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões
A crítica que ouço por aí a Richard Dawkins – que ele está liderando um movimento ateu que tem caráter evangelizante, doutrinador, e que portanto ele acaba se parecendo a um crente – é de uma burrice digna de um cristão. Nós passamos séculos em que os ateus não tínhamos sequer o direito de falar na esfera pública enquanto tais. Nós vivemos num mundo onde professores são despedidos por serem ateus; adolescentes recebem suspensão na escola por serem ateus; políticos que se declaram ateus têm pouquíssimas chances de serem eleitos. Essa mais razoável e óbvia das conclusões filosóficas – a de que o mundo não foi criado por nenhum ser onipotente – ainda é motivo de perseguição severa para qualquer um que a abrace ...(leia mais)

Um comentário:

Unknown disse...

Comcordo plenamente!!!
Descriminacao na alta, felizmente tive o previlegio de sair do armario aqui (USA), onde uma porcentagem mais alta da populacao dividem o mesmo ponto de vista.
Mais acho que no Brasil ainda temos muito a desinvolver, e as pessoas mais a aprender , mais pelo andar da carroagem(ignorancia) quem sabe daqui uns seculos?! Right!
A imprencao e que se juntarmos todos os ateus no Brasil e colocarmos em uma kombi ainda sobraria espaco, enquanto O número de ateus dobrou nos Estados Unidos em 18 anos, chegando a 2,35 milhoes. E o mesmo houve com os agnosticos. Um total que hoje representam 4,7 milhões ou cerca de 1,5% da populaçao. Entao... aqui so me sinto descriminada qndo asssisto o canal fox ou vou fazer uma visita na casa dos meus conterranios, do contrario e so alegria!!!
Rs!!!
Beijo grande Ri!!!
R.