terça-feira, 18 de agosto de 2009

Deu no New York Times...


Tendo em vista a mais importante descoberta de petróleo do mundo em anos, o governo brasileiro pretende retroceder mais de uma década de estreita cooperação com as companhias petrolíferas estrangeiras e, mais diretamente, controlar a própria extração. A mudança faz parte de um esforço nacionalista para aumentar os benefícios do país com seus recursos naturais e cimentar sua posição como uma potência mundial. Mas isso poderia atrasar significativamente o desenvolvimento dos campos de petróleo, numa altura em que o mundo está à procura de novas fontes de energia.
O governo brasileiro disse que queria que a companhia nacional de petróleo, a Petrobras, controlasse todo o futuro desenvolvimento dos campos em águas profundas descobertos em 2007, que geólogos internacionais estimam poder conter dezenas de bilhões de barris de petróleo recuperáveis.
A mudança tornaria a Petrobras a operadora de 62% da nova área que ainda não foi licitada, restringindo as empresas estrangeiras ao papel de investidores financeiros. Isso limitaria a capacidade delas de ajudar a determinar o ritmo do desenvolvimento dos campos de petróleo, dando à Petrobras um maior poder para gerar empregos e ...(continua no site do NYT)

Nenhum comentário: